A arte de incluir : as artes visuais na inclusão de crianças com Síndrome de Down pela ótica docente.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Martins, Geisa Aparecida
Orientador(a): Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5637
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
id UNITAU_0c6f4e2c18853d25786c8f5766435d94
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5637
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Martins, Geisa AparecidaCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-Cunha, Delcimar de OliveiraUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoRibeiro, Suzana Lopes Salgado2022-05-05T21:01:30Z2022-05-05T21:01:30Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5637Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado RibeiroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.Resumo: Por acreditar que a inclusão de crianças com Síndrome de Down é relevante temática no cotidiano escolar e que a Arte é um instrumento que pode possibilitar, também na Pré-escola, a inclusão de modo mais significativo, elaborou-se o presente trabalho que consiste num estudo sobre as possíveis contribuições das Artes Visuais para a inclusão pré-escolar de crianças com Síndrome de Down. Participaram desse estudo 04 professoras e 04 crianças com Síndrome de Down. Objetivou-se com essa pesquisa identificar práticas e intervenções docentes nas aulas de Artes Visuais e verificar as contribuições dessas ações na inclusão, pré-escolar, de crianças com Síndrome de Down de um município do Vale do Paraíba Paulista. A revisão de literatura apontou o panorama recente das pesquisas desenvolvidas na área, a busca por propostas didáticas que favoreçam a inclusão escolar e a necessidades de maiores investigações a esse respeito. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumentos para a coleta de dados observação das aulas de Artes Visuais nas turmas que estudavam crianças com Síndrome de Down e entrevistas com as professoras dessas 04 turmas. Os dados obtidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e, mediante essa análise, sugere-se que a inclusão de crianças com Síndrome de Down é uma possibilidade de aprendizado para todos os envolvidos no processo educativo e que intermédio docente entre o conhecimento, as Artes e as necessidades dessas crianças é uma possibilidade de assegurar que o direito fundamental de acesso a uma educação inclusiva de qualidade seja legitimado. Com essa pesquisa, almeja-se inspirar novas reflexões, novos estudos e incentivar a partilha de saberes a respeito dessa temática.Abstract: Because it is believed that the inclusion of children with Down's Syndrome is relevant thematic in the daily school life and that Art is an instrument that can make it possible, also in the Preschool, to include in a more significant way the present work, study about the possible contributions of the Visual Arts to the pre-school inclusion of children with Down's Syndrome. Four teachers and four children with Down Syndrome participated in this study. The objective of this research was to identify teaching practices and interventions in Visual Arts classes and to verify the contributions of these actions in the pre-school inclusion of children with Down's Syndrome in a municipality of Vale do Paraíba Paulista. The literature review pointed to the recent panorama of the researches developed in the area, the search for didactic proposals that favor the school inclusion and the needs of further investigations in this regard. The qualitative research used as instruments for the data collection observation of Visual Arts classes in the classes that studied children with Down Syndrome and interviews with the teachers of these 04 groups. The data obtained were analyzed through Content Analysis and, through this analysis, it is suggested that the inclusion of children with Down Syndrome is a learning possibility for all involved in the educational process and that intermediate teacher between the knowledge, the Arts and the needs of these children is a possibility to ensure that the fundamental right of access to quality inclusive education is legitimized. With this research, it is hoped to inspire new reflections, new studies and encourage the sharing of knowledge about this theme.Made available in DSpace on 2022-05-05T21:01:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Geisa Aparecida Martins Bizarria.pdf: 1654491 bytes, checksum: 452ce5eb82ccdaa3e8af9e92a5db5eb4 (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online ( 147 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.ArtesSíndrome de DownInclusão escolarPré-escolaresA arte de incluir : as artes visuais na inclusão de crianças com Síndrome de Down pela ótica docente.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALGeisa Aparecida Martins Bizarria.pdfapplication/pdf1654491http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5637/1/Geisa%20Aparecida%20Martins%20Bizarria.pdf452ce5eb82ccdaa3e8af9e92a5db5eb4MD5120.500.11874/56372022-05-19 15:26:19.036oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5637Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A arte de incluir : as artes visuais na inclusão de crianças com Síndrome de Down pela ótica docente.
title A arte de incluir : as artes visuais na inclusão de crianças com Síndrome de Down pela ótica docente.
spellingShingle A arte de incluir : as artes visuais na inclusão de crianças com Síndrome de Down pela ótica docente.
Martins, Geisa Aparecida
Artes
Síndrome de Down
Inclusão escolar
Pré-escolares
title_short A arte de incluir : as artes visuais na inclusão de crianças com Síndrome de Down pela ótica docente.
title_full A arte de incluir : as artes visuais na inclusão de crianças com Síndrome de Down pela ótica docente.
title_fullStr A arte de incluir : as artes visuais na inclusão de crianças com Síndrome de Down pela ótica docente.
title_full_unstemmed A arte de incluir : as artes visuais na inclusão de crianças com Síndrome de Down pela ótica docente.
title_sort A arte de incluir : as artes visuais na inclusão de crianças com Síndrome de Down pela ótica docente.
author Martins, Geisa Aparecida
author_facet Martins, Geisa Aparecida
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
Cunha, Delcimar de Oliveira
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Geisa Aparecida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
contributor_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Síndrome de Down
Inclusão escolar
Pré-escolares
topic Artes
Síndrome de Down
Inclusão escolar
Pré-escolares
description Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T21:01:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-05T21:01:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5637
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online ( 147 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5637/1/Geisa%20Aparecida%20Martins%20Bizarria.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 452ce5eb82ccdaa3e8af9e92a5db5eb4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158037589327872