Dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil : critérios de identificação e atuação docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Barbosa, Josiane Campos Gomes, 1970-
Orientador(a): Santos, Roseli Albino dos, 1968-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6869
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos
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No que se refere à metodologia tratou-se de uma pesquisa de enfoque qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso em uma escola de Educação Infantil da rede municipal de um município do Vale do Paraíba Paulista, que identificou mais crianças com dificuldade na aprendizagem. Foram sujeitos de pesquisa 7 (sete) professoras de Educação Infantil da escola eleita. Como instrumentos para coleta de dados dessa pesquisa, foram utilizados quatro instrumentos. Em um primeiro momento, foi realizada a pesquisa documental do Projeto Político Pedagógico da referida escola, assim como a análise documental dos prontuários e fichas de avaliação com o intuito de verificar as dificuldades de aprendizagem atribuídas às crianças. Posteriormente, foram utilizadas a entrevista semiestruturada e as observações da sala de aula. Para a análise de dados coletados foi utilizada a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011), para tanto os dados coletados foram organizados em categorias de análises. A pesquisa teve com base o referencial teórico da teoria histórico-cultural cujo principal representante é Lev Semenovich Vigotski. Os resultados demonstram que a reflexão sobre o aprendizado como um processo sócio-histórico contribui para a compreensão de que os aspectos cognitivo e afetivo são intrínsecos ao processo de aprendizagem, possibilitando, dessa forma, efetuar práticas educativas que vão ao encontro de necessidades das crianças, desmistificando a dificuldade de aprendizagem na Educação Infantil.Abstract: The present research aimed to analyze the identification and classification criteria of children who had learning difficulties in Early Childhood Education and the pedagogical strategies adopted by common classroom teachers who worked with these students in the municipal network of a municipality in Vale do Paraíba. Paulista. Regarding the methodology, it is a qualitative research, in which a case study was carried out in an Early Childhood School of the Municipal Network of a municipality in the Vale do Paraíba Paulista that identified more children with learning difficulties. The research subjects were 7 (seven) teachers of Early Childhood Education from the chosen school. As instruments for data collection in this research, four instruments were used. At first, the documental research of the Political Pedagogical Project of the referred school was carried out, the documental analysis of the medical records and evaluation sheets in order to verify the learning difficulties attributed to the children, later, the semi-structured interview and the observations were used. from the classroom. For the analysis of collected data, the Content Analysis proposed by Bardin (2011) was used. For that, the collected data were organized into categories of analysis. The research was based on the theoretical framework of cultural-historical theory whose main representative is Lev Semenovich Vygotsky. The results demonstrate that the reflection on learning as a socio-historical process contributes to the understanding that the cognitive and affective aspects are intrinsic in the learning process, thus making it possible to carry out educational practices that meet the needs of children, demystifying the difficulty of learning in early childhood education.Made available in DSpace on 2024-02-26T19:19:50Z (GMT). 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