Motivação para aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira em turmas de Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Silva, Ana Margarida Dutra de Oliveira
Orientador(a): Echeverria, Susana Echeverria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3406
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Susana Echeverría Echeverría
id UNITAU_2bb0808418fc5029f9dccf2adbfe5693
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3406
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Ana Margarida Dutra de OliveiraUyeno, Elzira YokoSá, Olga deUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaEcheverria, Susana Echeverria2019-09-30T19:05:40Z2019-09-30T19:05:40Z2009http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3406Orientação: Profa. Dra. Susana Echeverría EcheverríaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2009.Resumo: Pesquisa desenvolvida a partir da constatação da falta de interesse do aluno de Ensino Médio (EM) para as salas de Espanhol / Língua Estrangeira (E/LE). A hipótese levantada foi a de que os conteúdos lingüísticos, se apresentados de forma significativa, através de atividades atraentes e, além disso, contextualizados por meio da cultura, motivaram os alunos à aquisição do ELE, atraindo-os para a importância do castelhano como instrumento comunicativo em todo mundo. Pretende-se que o aluno fosse capaz de reconhecer a importância de E/LE em sua formação e de ter claras as razões pela quais a disciplina foi incluída em sua grade curricular; que as aulas de E/LE abordassem o conteúdo apoiadas no contexto da cultura das sociedades hispânicas, a fim de despertar e manter o interesse do estudante pela disciplina. O instrumento utilizado para o planejamento pedagógico foi o Quadro Europeu Comum de Referências e Portfólio para Línguas (QECR); as aulas buscaram desenvolver a autonomia do aluno, motivando-o colocando-o no centro do processo educativo. Serviu como fio condutor em três - Cultura com letra maiúscula, kultura com K e 'cultura a secas, segundo os aspectos que envolvam. A investigação desenvolveu-se junto a turmas das três séries de EM de escola privada da região do Vale do Paraíba, e aplicaram-se os dois primeiros níveis de aprendizagem previsto no QECR (A1 E A2); aos conteúdos pedagógicos agregaram-se os culturais em diferentes abordagens; e a literatura de obras clássicas da literatura hispânica foi incentivada. Os resultados finais apontaram para a conquista dos objetivos propostos.Abstract: Esta es una investigación desarrollada a partir de la carencia de interés de los alumnos de Enseñanza Media por las clases de Español Lengua Extranjera (E/LE). La hipótesis levantada era que los contenidos deberían ser presentados a los estudiantes de forma significativa, a través de actividades atractivas, además, contextualizados por medio de la cultura, de forma a motivar a los alumnos a la adquisición de E/LE, atrayéndoles para la importancia del castellano como instrumento comunicativo en todo el mundo. Se deseaba que el alumno fuera capaz de reconocer la importancia de E/LE en su formación, teniendo claras las razones por las cuales incluyeron esa asignatura en su plan de estudios. También se quiso que las lecciones de E/LE acercaran a esos alumnos al contenido en elcontexto de la cultura hispana, para despertar y guardar el interés del estudiante por la asignatura. El instrumento usado para el planeamiento pedagógico fue el Marco Común Europeo de Referencia (MCER). Durante las clases se ha buscado desarrollar la autonomía de los estudiantes, motivándolos y colocándolos en el centro del proceso educativo. Ha servido como hilo conductor de la investigación el concepto de cultura que ofrecen Miquel y Sans (2007). La investigación se desarrolló con los tres cursos de Enseñanza Media en una institución privada de la región del Vale do Paraíba, en el estado de São Paulo. A los alumnos se les preparó para superar los dos primeros niveles de aprendizaje previstos en el MCER (A1 y A2); siendo que a los contenidos pedagógicos se le añadieron los culturales, en diversos abordajes. Además, se estimuló la lectura de clásicos de la literatura hispana. Los resultados finales señalan al alcance de los objetivos inicialmente propuestos.Made available in DSpace on 2019-09-30T19:05:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Margarida Dutra de Oliveira Silva.pdf: 2008253 bytes, checksum: 39d554c9327763bd8ce28a3769324701 (MD5) Previous issue date: 20091 recurso online (149 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialSILVA, Ana Margarida Dutra de Oliveira.Motivação para aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira em turmas de Ensino Médio. 149f. Dissertação –Programa de Pós-Graduaçãoem Lingüística Aplicada, Universidade de Taubaté –, Taubaté, 2009Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULíngua espanholaAprendizagemEnsino médioLinguagemMotivação para aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira em turmas de Ensino MédioMotivación para el aprendizaje de Español/Lengua Extranjera para estudiantes de Enseñanza Media.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALAna Margarida Dutra de Oliveira Silva.pdfapplication/pdf2008253http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3406/1/Ana%20Margarida%20Dutra%20de%20Oliveira%20Silva.pdf39d554c9327763bd8ce28a3769324701MD5120.500.11874/34062019-11-21 22:36:13.203oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3406Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-11-22T00:36:13Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivação para aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira em turmas de Ensino Médio
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Motivación para el aprendizaje de Español/Lengua Extranjera para estudiantes de Enseñanza Media.
title Motivação para aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira em turmas de Ensino Médio
spellingShingle Motivação para aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira em turmas de Ensino Médio
Silva, Ana Margarida Dutra de Oliveira
Língua espanhola
Aprendizagem
Ensino médio
Linguagem
title_short Motivação para aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira em turmas de Ensino Médio
title_full Motivação para aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira em turmas de Ensino Médio
title_fullStr Motivação para aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira em turmas de Ensino Médio
title_full_unstemmed Motivação para aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira em turmas de Ensino Médio
title_sort Motivação para aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira em turmas de Ensino Médio
author Silva, Ana Margarida Dutra de Oliveira
author_facet Silva, Ana Margarida Dutra de Oliveira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Uyeno, Elzira Yoko
Sá, Olga de
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Margarida Dutra de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Echeverria, Susana Echeverria
contributor_str_mv Echeverria, Susana Echeverria
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Aprendizagem
Ensino médio
Linguagem
topic Língua espanhola
Aprendizagem
Ensino médio
Linguagem
description Orientação: Profa. Dra. Susana Echeverría Echeverría
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-30T19:05:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-30T19:05:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3406
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.isreferencedby.pt_BR.fl_str_mv SILVA, Ana Margarida Dutra de Oliveira.Motivação para aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira em turmas de Ensino Médio. 149f. Dissertação –Programa de Pós-Graduaçãoem Lingüística Aplicada, Universidade de Taubaté –, Taubaté, 2009
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (149 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3406/1/Ana%20Margarida%20Dutra%20de%20Oliveira%20Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 39d554c9327763bd8ce28a3769324701
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158035541458944