Histórias vividas, identidades construídas : experiências docentes com a educação integral

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia Romana de
Orientador(a): Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5671
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro.
id UNITAU_47326551b8fedfa7468391184d05f499
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5671
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Oliveira, Patrícia Romana deSouza, Mariana Aranha de, 1980-Osman, Samira AdelUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoRibeiro, Suzana Lopes Salgado2022-05-06T21:01:27Z2022-05-06T21:01:27Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5671Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.Resumo: O presente estudo fez-se com o propósito de analisar como as experiências docentes em escolas municipais de ensino fundamental de tempo integral contribuem no processo de construção identitária de profissionais que atuam na educação básica brasileira. Destaca-se que tal modalidade de ensino cada vez mais configura-se em cenário para o exercício de docência. Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se, como terreno geográfico, por um município do Vale do Paraíba, mantenedor de um projeto de escola integral por quase uma década em algumas das unidades escolares da sua rede. A definição da História Oral de Vida para este estudo fundamentou-se por se tratar da metodologia que mais correspondia aos anseios da pesquisa e pela oportunidade de gerar novos documentos com registros das histórias cotidianas, conferindo ao professor a ocupação protagonista nas tramas narradas. Por meio de entrevistas abertas e, concedendo voz aos docentes, lançou-se na busca da identificação dos saberes julgados como bases da sua identidade, da percepção da integralidade em suas concepções, bem como, dos elos de identificação entre estes sujeitos. As narrativas foram interpretadas com base em análise documental. A partir das vivências, compôs-se um diálogo entre as próprias narrativas e delas com os referenciais teóricos, para satisfação dos objetivos da pesquisa. Entre seus resultados, o estudo apresenta a participação das experiências no processo de escolha e exercício profissional, a colaboração do cenário de vivências na construção das identidades e a constituição de elos, saberes, dores e delícias. A valorização da profissão docente e a validação das experiências cotidianas na construção identitária foram algumas das contribuições desejadas por meio deste estudo.Abstract: The present study was carried out with the purpose of analyzing how the teaching experiences in municipal full-time elementary schools contribute in the identity construction process of professionals who work in Brazilian basic education. It is noteworthy that this teaching modality increasingly is configured in scenario for the teaching exercise. For the research development, it was chosen, as a geographical area, a Vale do Paraíba's municipality, maintainer of a full time school project in some school units of its network for almost a decade. The definition of Life's Oral History as the methodology for this study was aligned to the yearnings of this research and to the opportunity to generate new documents with records of the daily histories, giving to the teacher the occupation protagonist in the narrated plots. Through open interviews, and giving voice to the teachers, it was started the search for identification of the knowledge judged as the teachers identity basis, the perception of integrality in their conceptions, as well as the identification links between them. The narratives were interpreted based on documentary analysis. From the experiences, a dialogue was established between the narratives themselves and the theoretical references, for the satisfaction of the research objectives. Among the results obtained, the study presents the participation of the experiences in the process of choice and professional practices, the experiences scenario contribution to the identity construction and the constitution of links, knologes, saddens and delights. The teaching profession valorization and the daily experiences validation in the identity construction were some of the desired contributions of this work.Made available in DSpace on 2022-05-06T21:01:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patricia Romana de Oliveira.pdf: 5242558 bytes, checksum: 9e85c41fadc2739187effd8c3f328fcc (MD5) Previous issue date: 20191 recurso online (294 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.IdentidadeProfessoresEducação integralHistória oralHistórias vividas, identidades construídas : experiências docentes com a educação integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALPatricia Romana de Oliveira.pdfapplication/pdf5242558http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5671/1/Patricia%20Romana%20de%20Oliveira.pdf9e85c41fadc2739187effd8c3f328fccMD5120.500.11874/56712022-05-19 15:26:19.346oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5671Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Histórias vividas, identidades construídas : experiências docentes com a educação integral
title Histórias vividas, identidades construídas : experiências docentes com a educação integral
spellingShingle Histórias vividas, identidades construídas : experiências docentes com a educação integral
Oliveira, Patrícia Romana de
Identidade
Professores
Educação integral
História oral
title_short Histórias vividas, identidades construídas : experiências docentes com a educação integral
title_full Histórias vividas, identidades construídas : experiências docentes com a educação integral
title_fullStr Histórias vividas, identidades construídas : experiências docentes com a educação integral
title_full_unstemmed Histórias vividas, identidades construídas : experiências docentes com a educação integral
title_sort Histórias vividas, identidades construídas : experiências docentes com a educação integral
author Oliveira, Patrícia Romana de
author_facet Oliveira, Patrícia Romana de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
Osman, Samira Adel
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Romana de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
contributor_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Professores
Educação integral
História oral
topic Identidade
Professores
Educação integral
História oral
description Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T21:01:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T21:01:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5671
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (294 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5671/1/Patricia%20Romana%20de%20Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e85c41fadc2739187effd8c3f328fcc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158038065381376