O diário de aprendizagem como instrumento revelador do processo de construção identitária de futuros sargentos enquanto leitores e produtores de textos em sua formação inicial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Andrea, Emília Maria da Silva Pereira de
Orientador(a): Tápias-Oliveira, Eveline Mattos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/759
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias Oliveira
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spelling Andrea, Emília Maria da Silva Pereira deCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-Ramos, Rosinda de Castro Guerra, 1950-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaTápias-Oliveira, Eveline Mattos2023-09-18T11:36:21Z2023-09-18T11:36:21Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/759Orientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias OliveiraDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.Resumo: Esta dissertação, realizada com trinta alunos da primeira série de 2012 do Curso de Formação de Sargentos de uma escola militar, objetiva analisar seus diários de aprendizagem, produzidos ao longo das práticas letradas do Curso de Redação, a fim de investigar em que medida os relatos dos diários são reveladores do processo de construção identitária desses futuros sargentos em formação inicial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação, cujo instrumento foi o diário de aprendizagem, que forneceu os objetivos de análise, que propiciaram observar quais marcas linguístico-enunciativo-discursivas presentes nos relatos permitiram identificar a tomada de consciência dos alunos em relação ao uso da língua padrão. Com os resultados, queríamos saber também a que conclusão era possível se chegar sobre o uso do diário para favorecer a aprendizagem dos alunos nesse contexto de formação técnico-militar. A análise foi realizada seguindo-se o exposto na teoria sobre identidade, aprendizagem, metacognição e meta-afetividade, posicionamento, interação e mediação. Os resultados mostraram que a inserção no mundo figurado militar aconteceu de forma diferenciada para os sujeitos. Uma das dificuldades apontadas por eles diz respeito à produção de textos na língua padrão, atividade para a qual muitos dizem não ter competência, por crerem que só sabe escrever quem domina regras gramaticais, talvez baseados em crenças (vozes) vindas de vivências anteriores. A mediação e a interação foram apresentadas como elementos importantes para minimizar as dificuldades. Quanto ao posicionamento dos sujeitos frente à professora-interlocutora, evidenciou-se que, de um forma geral, a proximidade veio com o tempo de convivência, influenciando a escolha das palavras e dos gêneros discursivos usados nos relatos. A prática diarista mostrou-se útil para os sujeitos, propiciando-lhes o espaço-tempo necessário para as reflexões sobre si e sua formação, e para a professora-pesquisadora, possibilitando-lhe conhecer o que expressam seus alunos, o que gerou nela reflexões sobre seu pensar e agir enquanto professora de uma escola técnico-militar.Abstract: This dissertation, performed with thirty students from the first grade in 2012, at Curso de Formação de Sargentos (Sergeants' Education Course) in a military school, intends to analyze theirComposition Course, in order to investigate how the reports in the diaries tell us about the identity construction process of these future sergeants in their initial stage. Therefore, it was conducted an action research, whose was the learning diary, which provided the objects of analysis so as to observe which evidences found in the linguistic-discursive reports allow us to identify the awareness of the research subject regarding the use of the standard language. With the results, we would like to know what conclusion could be reached on the use of the diary so as to improve the students' learning in this context of technical-military education. The analysis was performed according to the theory of identity, learning, meta-cognition, meta-affectivity, positioning, interaction and mediation. The results showed that the insertion in the military figured world occurred differently for each research subject. One of the difficulties mentioned by the subjects concerns about the production of texts in the standard language. They claim that they are not competent enough to develop that kind of activity because they believe that you can only write well if you master the grammatical rules, perhaps based on beliefs (voices) originated from previous experiences. The mediation and the interaction were presented as important elements to minimize the difficulties. With regard to the students' positioning in relation to the teacher-interlocutress, it became evident, on the whole, that the close proximity came with the coexistence time, having influence in the choice of the words and of the discursive genre used in the reports. The diary practice was useful for the students, providing them the necessary space-time for reflection about themselves and their education, and for the teacher-researcher, enabling her to know her students' thoughts, producing reflection about her thinking and her acting as a teacher at a military-technical school.Made available in DSpace on 2023-09-18T11:36:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Emilia Maria da Silva Pereira de Andrade.pdf: 1812068 bytes, checksum: 31f1e43f36e77a67b8cdd4d39dca7a8d (MD5) Previous issue date: 2013101f. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Língua portuguesaIdentidadeDiário de aprendizagemEstudantesMarcas lingüísticasO diário de aprendizagem como instrumento revelador do processo de construção identitária de futuros sargentos enquanto leitores e produtores de textos em sua formação inicialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEmilia Maria da Silva Pereira de Andrade.pdfapplication/pdf1812068http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/759/1/Emilia%20Maria%20da%20Silva%20Pereira%20de%20Andrade.pdf31f1e43f36e77a67b8cdd4d39dca7a8dMD5120.500.11874/7592023-09-18 08:36:21.251oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/759Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-09-18T11:36:21Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
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