Identidade de gênero na escola : estigma e diversidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Vieira, Pedro Henrique, 1977-
Orientador(a): Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5672
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro.
id UNITAU_4fafd15812b2532360ef5c46473fc896
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5672
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Vieira, Pedro Henrique, 1977-Abdala, Rachel Duarte, 1976-Kamensky, Andrea Paula dos Santos OliveiraUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoRibeiro, Suzana Lopes Salgado2022-05-06T21:03:43Z2022-05-06T21:03:43Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5672Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: Neste trabalho, a pesquisa foi desenvolvida em torno das questões de identidade e diversidade de gênero, porém, estes temas são levados para o contexto escolar, onde são analisadas as narrativas dos professores - bem como suas práticas - sobre essas questões. Através da transcrição de cinco entrevistas realizadas junto aos docentes de uma escola pública municipal de ciclo II do Ensino Fundamental de uma instância turístico-religiosa do Vale do Paraíba/SP, tendo como metodologia a história oral temática, as questões de gênero e identidade são contextualizadas à luz da legislação sobre o assunto e de diferentes temáticas que embasam esse trabalho: estudos culturais sobre diversidade, sexualidade, identidade, estigma, preconceito, família, disciplina, performatividade, entre outros, bem como de trabalhos acadêmicos produzidos nos últimos cinco anos abordando essas questões. Dessa forma, espera-se contribuir para uma atitude mais acolhedora e tolerante no ambiente escolar, sobretudo com aqueles que têm uma orientação sexual que foge ao padrão da heteronormatividade vigente. A análise dos resultados dessa pesquisa demonstra que falta formação aos docentes quanto às questões de gênero e das múltiplas identidades dele decorrentes e que, por isso, tais questões ainda são silenciadas no cotidiano escolar: a questão existe, faz parte da realidade escolar e se torna cada vez mais frequente; porém, sua abordagem ainda é realizada de modo superficial, ou seja, que não é condizente com toda a gama de informações e, consequentes encaminhamentos que a temática demanda.Abstract: In this work, the research was developed around issues of gender identity and diversity, however, these themes are taken to the school context, where teachers' narratives - as well as their practices - are analyzed on these issues. Through the transcription of five interviews carried out with the teachers of a municipal public school of cycle II of Elementary School of a tourist-religious instance of Vale do Paraíba / SP, using thematic oral history methodology, the issues of gender and identity are contextualized Cultural studies on diversity, sexuality, identity, stigma, prejudice, family, discipline, performativity, among others, as well as the academic works produced in the last five years addressing these issues. questions. Thus, it is hoped to contribute to a more welcoming and tolerant attitude in the school environment, especially with those who have a sexual orientation that goes beyond the prevailing heteronormativity standard. The analysis of the results of this research shows that there is a lack of training of teachers on the issues of gender and of the multiple identities that arise from them, and that, therefore, these questions are still silenced in the school routine: the issue exists, is part of the school reality and becomes Increasingly frequent; However, its approach is still carried out in a superficial way, that is, that is not consistent with the full range of information and consequent referrals that the thematic demands.Made available in DSpace on 2022-05-06T21:03:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pedro Henrique Vieira.pdf: 2540708 bytes, checksum: bafc4c74c254766bf1a34ef6b762a2ec (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (182 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Identidade de gênero na educaçãoEscolaEstudantesIdentidade de gênero na escola : estigma e diversidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALPedro Henrique Vieira.pdfapplication/pdf2540708http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5672/1/Pedro%20Henrique%20Vieira.pdfbafc4c74c254766bf1a34ef6b762a2ecMD5120.500.11874/56722022-05-19 15:26:19.383oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5672Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identidade de gênero na escola : estigma e diversidade
title Identidade de gênero na escola : estigma e diversidade
spellingShingle Identidade de gênero na escola : estigma e diversidade
Vieira, Pedro Henrique, 1977-
Identidade de gênero na educação
Escola
Estudantes
title_short Identidade de gênero na escola : estigma e diversidade
title_full Identidade de gênero na escola : estigma e diversidade
title_fullStr Identidade de gênero na escola : estigma e diversidade
title_full_unstemmed Identidade de gênero na escola : estigma e diversidade
title_sort Identidade de gênero na escola : estigma e diversidade
author Vieira, Pedro Henrique, 1977-
author_facet Vieira, Pedro Henrique, 1977-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Abdala, Rachel Duarte, 1976-
Kamensky, Andrea Paula dos Santos Oliveira
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Pedro Henrique, 1977-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
contributor_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade de gênero na educação
Escola
Estudantes
topic Identidade de gênero na educação
Escola
Estudantes
description Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T21:03:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T21:03:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5672
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (182 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5672/1/Pedro%20Henrique%20Vieira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bafc4c74c254766bf1a34ef6b762a2ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158038068527104