A construção do conhecimento discente numa perspectiva sociointeracional de linguagem : reflexões sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola pública

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Martins, Rosana Mary
Orientador(a): Castro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/752
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Solange Teresinha Ricardo de Castro
id UNITAU_63bd9b1b849d1c2baf5987afff4dea41
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/752
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Martins, Rosana MaryDamião, Silvia Matravolgyi, 1960-Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaCastro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-2024-03-15T14:32:49Z2024-03-15T14:32:49Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/752Orientação: Profa. Dra. Solange Teresinha Ricardo de CastroDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.Resumo: O propósito deste estudo foi investigar as reações dos alunos de duas salas de inglês do Ensino Médio, ambas de escola pública, frente a uma situação de ensino e aprendizagem da língua por meio de um desenho de curso baseado em um gênero textual, e compreender essas reações à luz de uma abordagem sociointeracional de aprenizagem de LE, dentro da perspectiva teórica de Bakhtin, Vygotsky e seus seguidores. Além disso, examinamos em inglês desses alunos. Para entendermos esse processo, exploramos a afetividade e valorização como elementos indissociáveis do processo, exploramos a afetividade e valoração como elementos indissociáveis do processo cognitivo. As orentações dos PCN (introdução e LE) foram associadas a este estudo por aceitar suas metas de implementação para a educação brasileira. A sequência didática elaborada nesta pesquisa baseou-se na proposta de Ramos sobre ensino de inglês por meio de gêneros textuais e no papel facilitador da LM no processo inicial de construção do conhecimento descente da LE defendido por processo inicial de construção do conhecimento discente e completamos a pesquisa-ação como instrumento investigativo deste trabalho. Os dados foram coletados por meio de questionáros respondidos pelos alunos e por registros da professora, e a análise foi feita a partir da categorização desses dados. O trabalho contribui com algumas reflexões para otimizar o ensino de inglês na rede pública, por meio da conscientização de como ocorre o processo de construção do conhecimento discente na língua inglesa e das formas de intervençao do docente para que o nosso aluno alcance o seu direito de aprender.Abstract: This study aimed to investigate the reactions of the students of two High School English classes, both of Public School, regarding to a situation of teaching and learning on this language by means of a course design based on a textual genre, and to understand these reactions under a sociointeracional learning approach of a foreign language, inside a theoretical perspective of Bakhtin, Vygotsky and his followers. Besides, we have examined the development of the process of linguistic knowledge construction in English of these students. In order to make this process clearer, we have explored the affectivity and valuation aspects as unsepareted elements of the cognitive process. The PCN's orientation (Introduction and Foreign Language) has been associated with this study considering its goals of implementation for the Brazilian education. The didactic sequence elaborated for this research was based on Ramos's proposal with regard to English learning through textual genres and on the facilitator function of the mother language during the initial process of student's knowledge construction regarding to a foreign language as defended by Castro. We have adopted the interpretativist base research and we have contemplated the action-research as an investigative instrument for this study. The data were collected by means of questionnaires answered by the students as well as registers collected by the researcher teacher, and the analyses were made from the data categorization. This study contributes with some reflexive analyses to optimize the English teaching and learning at Public School, by means of the awareness on how the process of English knowledge construction of the student happens and the ways that the teacher's intervention may occur so that our student can reach his or her right to learn.Made available in DSpace on 2024-03-15T14:32:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosana Mary Martins.pdf: 3235160 bytes, checksum: 2d89e11822f7c5442466be286d3f9983 (MD5) Previous issue date: 2008134f : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.EnsinoLíngua inglesaAprendizagemGêneros textuaisEscola públicaA construção do conhecimento discente numa perspectiva sociointeracional de linguagem : reflexões sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRosana Mary Martins.pdfapplication/pdf3235160http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/752/1/Rosana%20Mary%20Martins.pdf2d89e11822f7c5442466be286d3f9983MD5120.500.11874/7522024-03-15 11:32:49.421oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/752Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-03-15T14:32:49Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do conhecimento discente numa perspectiva sociointeracional de linguagem : reflexões sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola pública
title A construção do conhecimento discente numa perspectiva sociointeracional de linguagem : reflexões sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola pública
spellingShingle A construção do conhecimento discente numa perspectiva sociointeracional de linguagem : reflexões sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola pública
Martins, Rosana Mary
Ensino
Língua inglesa
Aprendizagem
Gêneros textuais
Escola pública
title_short A construção do conhecimento discente numa perspectiva sociointeracional de linguagem : reflexões sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola pública
title_full A construção do conhecimento discente numa perspectiva sociointeracional de linguagem : reflexões sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola pública
title_fullStr A construção do conhecimento discente numa perspectiva sociointeracional de linguagem : reflexões sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola pública
title_full_unstemmed A construção do conhecimento discente numa perspectiva sociointeracional de linguagem : reflexões sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola pública
title_sort A construção do conhecimento discente numa perspectiva sociointeracional de linguagem : reflexões sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola pública
author Martins, Rosana Mary
author_facet Martins, Rosana Mary
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Damião, Silvia Matravolgyi, 1960-
Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rosana Mary
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-
contributor_str_mv Castro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Língua inglesa
Aprendizagem
Gêneros textuais
Escola pública
topic Ensino
Língua inglesa
Aprendizagem
Gêneros textuais
Escola pública
description Orientação: Profa. Dra. Solange Teresinha Ricardo de Castro
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-15T14:32:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-15T14:32:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/752
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 134f : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/752/1/Rosana%20Mary%20Martins.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d89e11822f7c5442466be286d3f9983
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844455918010368