Interação em sala de aula de Literatura : vozes leitoras e produtoras de sentido

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Pinheiro, Maria Elisa Brito Pereira
Orientador(a): Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/822
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
id UNITAU_7812ebfc637fb00691497524f55b10d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/822
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Pinheiro, Maria Elisa Brito PereiraCosta, Vera Maria Almeida Rodrigues daKozma, Eliana Vianna BritoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira2019-07-30T14:57:22Z2019-07-30T14:57:22Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/822Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira RendaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.Resumo: Entendendo a Leitura como espaço privilegiado de trabalho com a linguagem, a presente pesquisa enquadra-se no âmbito da Lingüística Aplicada (LA) à medida que se preocupa e propõe uma prática de letramento voltada para o ensino do texto literário, especificamente o poético, em salas de aula do Ensino Médio. Nesse sentido, trata-se também de uma pesquisa-ação, linha de pesquisa associada a diversas formas de ação coletiva que é orientada em função da resolução de problemas ou de objetivos de transformação, conforme Thiollent (2005). Este trabalho tem por objetivo a proposição de que a atividade com a linguagem literária numa perspectiva interacionista e dialógica pode contribuir para o letramento literário do educando. A partir da percepção de que o texto poético, por seu caráter artístico e polifônico, pode permitir que o educando se coloque não só seu caráter artístico e polifônico, pode permitir que o educando se coloque não só como ouvinte passivo, mas também como falante ativo e reflexivo, a hipótese inicial é a de que, numa relação dialógica, o aluno pode contribuir para construção dos sentidos dos texto, e, a partir daí, tomar gosto pela linguagem literária, diferentemente do que vem acontecendo na escola. Nesse sentido, o trabalho organiza-se em quatro capítulos. No primeiro, são feitas algumas reflexões acerca do ensino de Literatura no Ensino Médio. Autores como Coelho (1968, 2000) Lajolo e Zilberman (1996, 2002) Chiappini (2001), Cury (2007), Cereja (2005), Morin (2005) e Candido (1995) fundamentam essa parte da pesquisa. No segundo capítulo, são estudados conceitos teóricos de Bakhtin (1981, 1997, 2003) e Vygotsky (1991, 1999, 2001) autores que atribuíram fulcral à linguagem, considerando-a o elemento mediador das interações sociais. Acredita-se que a leitura da obra desses dois mestres pode consideravelmente contribuir para uma concepção de ensino de Leitura pautada na exploração e na riqueza dos significados que cada indivíduo traz de suas experiências sócio-culturais. No terceiro capítulo são estudadas as representações que alunos do Ensino-Médio, terceira série, demonstraram acerca do leitor de poesia a partir do estudo dos conceitos ethos, imagem e representação, segundo as proposições de autores como Pêcheux (1997), Maingueneau (2005). Finalmente, no último capítulo, serão narradas e analisadas três experiências com letramento literário em uma sala de 3° ano do Ensino Médio. Os resultados apontam para a necessidade de potencializar a capacidade leitora dos educandos que, inseridos no contexto escolar e enunciando do lugar de alunos, ainda não se vêem como leitores do texto poético. Dessa forma, tal processo de letramento subsidia-se nas negociações das relações de poder-saber dentro da sala de aula, (contribuindo assim para a construção de relações mais simétricas que dão ao aluno (VEZ) e nas possibilidades de exploração e fruição do texto literário, (permitindo que o aluno contribua significativamente para a construção dos sentidos do texto, dando a ele, pois, (VOZ).Abstract: Understanding Literature as a privileged space to work with the language, this research falls within the scope of Applied Linguistics (LA) as it concerns and proposes a practice of literacy dedicated to the teaching of literary text, specifically the poetic, the classrooms of the high school. In that sense, this is also an action research, online research associated with various forms of collective action that is guided according to the resolution of problems and goals of transformation, as Thiollent (2005). This work aims to the proposition that the language literary activity with a view interacionist and dialogic can contribute to the literacy of literary educating. From the perception that the poetic text, for its artistic character and polyphonic, may allow the place is educating not only as passive listener, but also as active and reflective speaker, the initial assumption is that, in a dialogic relationship, the student can contribute to construction of the meanings of the text, and from there, take taste for literature language, which is different from happening at school. In that sense, the work organizes itself into four chapters. In the first, will be some thoughts about the teaching of literature in high school. Authors such as Coelho (1968, 2000), Lajolo and Zilberman (1996, 2002), Chiappini (2001), Cury (2007), Cherry (2005), Morin (2005) and Candido (1995) based this part of the search. In the second chapter, will be studied theoretical concepts of Bakhtin (1981, 1997, 2003) and Vygotsky (1991, 1999, 2001) authors who give, in their studies, the language pivotal role, considering it to the mediator element of social interactions. It is believed that the reading of the work of these two masters can significantly contribute to a concept of teaching of literature ruled on the farm and in the richness of the meanings that each individual brings to their socio-cultural experiences. In the third chapter will be considered the representations that students from high school, third series, shown on the reader of poetry from the study of the concepts ethos, image and representation, according to the proposals of authors such as Pêcheux (1997), Maingueneau (2005) and Amossy (2005). Finally, the last chapter will be told and analysed three experiences with literary literacy in a classroom of high school. The results point to the need to enhance the ability of students reader that, inserted in the school context and describes the place of students, do not see themselves as readers of the poetic text. Thus, this process of literacy subsidizes up in the negotiations of the power relations-learn within the classroom, thus contributing to the construction of more symmetrical relationship to give the student TURN and the possibilities for exploration and enjoyment of the literary text, allowing the student who contributes significantly to the construction of the meanings of the text, making it therefore VOICE.Made available in DSpace on 2019-07-30T14:57:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Elisa Brito Pereira Pinheiro.pdf: 761971 bytes, checksum: 6e03ed85164de6f6757c38bcb17e49b1 (MD5) Previous issue date: 2008Mestrado148f : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALiteraturaEnsinoPesquisa-açãoDialogismoInteracionismoInteração em sala de aula de Literatura : vozes leitoras e produtoras de sentidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMaria Elisa Brito Pereira Pinheiro.pdfapplication/pdf761971http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/822/1/Maria%20Elisa%20Brito%20Pereira%20Pinheiro.pdf6e03ed85164de6f6757c38bcb17e49b1MD5120.500.11874/8222019-09-10 17:31:04.804oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/822Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:04Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interação em sala de aula de Literatura : vozes leitoras e produtoras de sentido
title Interação em sala de aula de Literatura : vozes leitoras e produtoras de sentido
spellingShingle Interação em sala de aula de Literatura : vozes leitoras e produtoras de sentido
Pinheiro, Maria Elisa Brito Pereira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Literatura
Ensino
Pesquisa-ação
Dialogismo
Interacionismo
title_short Interação em sala de aula de Literatura : vozes leitoras e produtoras de sentido
title_full Interação em sala de aula de Literatura : vozes leitoras e produtoras de sentido
title_fullStr Interação em sala de aula de Literatura : vozes leitoras e produtoras de sentido
title_full_unstemmed Interação em sala de aula de Literatura : vozes leitoras e produtoras de sentido
title_sort Interação em sala de aula de Literatura : vozes leitoras e produtoras de sentido
author Pinheiro, Maria Elisa Brito Pereira
author_facet Pinheiro, Maria Elisa Brito Pereira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues da
Kozma, Eliana Vianna Brito
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Maria Elisa Brito Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
contributor_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Literatura
Ensino
Pesquisa-ação
Dialogismo
Interacionismo
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Ensino
Pesquisa-ação
Dialogismo
Interacionismo
description Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-30T14:57:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-30T14:57:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/822
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148f : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/822/1/Maria%20Elisa%20Brito%20Pereira%20Pinheiro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e03ed85164de6f6757c38bcb17e49b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844446874042368