As concepções sobre deficiência nos discursos dos professores e suas possíveis implicações para a inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Silva, Gisele Karina Leal da, 1976-
Orientador(a): Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5539
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
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spelling Silva, Gisele Karina Leal da, 1976-Santos, Roseli Albino dos, 1968-Dainez, DeboraUniversidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoRibeiro, Suzana Lopes Salgado2022-03-30T21:13:47Z2022-03-30T21:13:47Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5539Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado RibeiroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2017.Resumo: Neste trabalho, objetivou-se investigar em discursos dos professores suas concepções sobre deficiência no processo de inclusão escolar. Pretendeu-se analisar a construção dos significados, assim como a concepção dessa produção pode repercutir no modo de ensinar e de compreender os processos de desenvolvimento humano. Uma das metas da pesquisa foi identificar o que aparece em comum nos diálogos transcritos de entrevistas, para que se pudesse analisar os discursos, conhecer as concepções e possíveis implicações para os processos da inclusão nas escolas. A fundamentação teórica constituiu-se basicamente dos trabalhos de Vigotski com a Psicologia histórico-cultural em uma perspectiva dialética. Trata-se de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, que contou com a metodologia de pesquisa de entrevista em história oral, e possibilitou o registro de narrativas que foram gravadas, e depois transcritas. Em um segundo momento, os textos foram analisados para compreensão das concepções, sentidos e significados relacionados à inclusão escolar e deficiência. As concepções dos professores, detectadas por meio da análise de suas narrativas, mostraram que eles ainda têm uma preocupação com os limites que a deficiência do aluno parece impor, mas reconhecem que novas estratégias precisam ser construídas, principalmente pela formação do professor. Considera-se que os resultados são passíveis de contribuir para compreensão histórica e social da deficiência e para a promoção de reflexões sobre as práticas educacionais que precisam caminhar para uma educação inclusiva.Abstract: This study aimed to investigate the conceptions about deficiency in the school inclusion process in teachers' discourses. It intended to analyze the construction of meanings, and how the conception of this production can have effects on the way of teaching and understanding the processes of human development. One of the research goals was to identify what appears in common in the transcribed dialogues of interviews, in order to analyze the discourses and to know the conceptions and possible implications for the processes of inclusion in the schools. The theoretical basis was constituted basically of the works of Vigotski with the historical-cultural Psychology in a dialectical perspective. This is an exploratory research with a qualitative approach, applying the methodology of interview research in oral history, which enabled the recording of narratives that were recorded, and afterwards transcribed. In a second moment, the texts were analyzed with the purpose of understanding the conceptions, senses and meanings related to school inclusion and disability. The teachers' conceptions detected by the analysis of their narratives showed that teachers are still concerned about the limits student's deficiency seems to impose, but they recognize that new strategies need to be built, mainly through teacher training. The results are considered likely to contribute to a better historical and social understanding of the disability and to promote thinking about the educational practices that need to move towards an inclusive education.Made available in DSpace on 2022-03-30T21:13:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MDH Gisele Karina Leal da Silva.pdf: 648363 bytes, checksum: 76d7778c3ea4b8812f1f067ce66dcf05 (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (110 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Crianças com deficiênciaEducação inclusivaDesenvolvimento humanoHistória oralAs concepções sobre deficiência nos discursos dos professores e suas possíveis implicações para a inclusão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MDH Gisele Karina Leal da Silva.pdfapplication/pdf648363http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5539/1/Dissertacao%20MDH%20Gisele%20Karina%20Leal%20da%20Silva.pdf76d7778c3ea4b8812f1f067ce66dcf05MD5120.500.11874/55392022-05-19 15:26:15.737oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5539Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:15Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
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