O genero discursivo conto fantástico como instrumento didático no desenvolvimento de habilidades de leitura de alunos do 3 ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Santos, Érika Evangelista dos
Orientador(a): Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/954
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia de Siqueira Renda
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spelling Santos, Érika Evangelista dosLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)Gurpilhares, Marlene Silva SardinhaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira2019-08-06T18:59:08Z2019-08-06T18:59:08Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/954Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia de Siqueira RendaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017.RESUMO: O ensino de leitura é uma preocupação constante de professores de Língua Portuguesa. Diante disso, esta pesquisa aborda a relação existente entre leitura de contos fantásticos, escola e cidadania, evidenciando a importância da prática social da leitura na formação do cidadão. O objetivo geral é desenvolver, com alunos do Ensino Médio, um projeto de leitura de contos fantásticos que expanda seus horizontes pessoais e culturais. Especificamente, os objetivos são: 1º) despertar o prazer pela leitura de textos com elementos fantásticos, 2º) ampliar o acesso a esse gênero discursivo na escola e 3º) possibilitar que a leitura seja uma prática social, isto é, que faça parte do dia a dia dos sujeitos de pesquisa. Como fundamentação teórica, descrevem-se as contribuições de diferentes concepções de leitura, a saber, a leitura como decodificação, a concepção cognitiva e a sociocognitiva. Destaca-se, porém, a última, por ela conceber o leitor como um sujeito ativo que aciona seus conhecimentos prévios para inferir, compreender, rechaçar e criticar as informações presentes em um texto. Para tal, utilizou-se de sequências didáticas em virtude de sua importância e necessidade para o desenvolvimento do trabalho com leitura. Isso porque elas pressupõem a elaboração e a sistematização de um conjunto de atividades pedagógicas ligadas entre si e planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa. Essa organização possibilita o domínio sobre o gênero discursivo em análise, propiciando, assim, que o aluno-cidadão faça uso da língua nas mais variadas situações sociais e tenha disponíveis instrumentos eficazes para melhorar sua capacidade de leitura (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). Ademais, conceitua-se e define-se o gênero discursivo conto fantástico, assim como se descrevem os desafios pedagógicos enfrentados para a aquisição de uma leitura proficiente na escola, apontando a importância do professor como mediador no processo de construção de leitura. A metodologia ancora-se na pesquisa-ação e delimita-se a quatro momentos: 1.ª) leitura de três contos fantásticos para reconhecimento do gênero; 2.ª) execução de três dinâmicas para despertar no aluno o prazer pela leitura; 3.ª) exibição de um filme com a finalidade de oportunizar um novo tipo de leitura; e 4.ª) aplicação de três questionários para averiguação de dados. O projeto foi posto em ação durante os meses de agosto e setembro de 2016. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 3.º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de uma cidade do Vale do Paraíba. Os resultados do estudo mostram que o ato de ler, o gosto pela leitura e o desenvolvimento da criticidade são sensíveis à intervenção do professor. Disso, depreende-se que, por meio de uma metodologia adequada, oportunizam situações para que a leitura se torne um hábito.ABSTRACT:The teaching of reading is a constant concern of teachers of Portuguese Language, because it is observed that there are still gaps in the learning of this. Therefore, this research deals with the relationship between reading fantastic stories, school and citizenship, highlighting the importance of the social practice of reading in the formation of the citizen, given that it is through this that one has the first contact with the information and knowledge produced In the society in which the student-reader is inserted. The overall goal is to develop, with high school students, a project of reading fantastic stories that expand their personal and cultural horizons. Specifically, the objectives are: 1) to awaken pleasure by reading texts with fantastic elements, 2) to expand access to this discursive genre in school and 3) to enable reading to be a social practice, that is, part of the day To the day of the research subjects. As a theoretical basis, the contributions of different conceptions of reading, namely reading as decoding, cognitive conception and sociocognitive, are described. The last one, however, stands out because she conceives the reader as an active subject who triggers her prior knowledge to infer, understand, reject and criticize the information present in a text. In addition, the discursive genre is defined and defined as fantastic, as well as describe the pedagogical challenges faced to acquire a proficient reading in school, pointing out the importance of the teacher as mediator in the process of reading construction. The methodology is anchored in action research and is limited to four moments: 1) reading for recognition of the genre; 2.) interpretation of three fantastic tales; 3º) exhibition of a film with characteristics of the fantastic genre; And 4th) reading of the fantastic tales produced. The project was put into action during the months of August and September of 2016. The subjects of the survey were students of the 3rd year of high school in a state school in a city in the Paraíba Valley. The results of the study show that the act of reading, the taste for reading and the development of criticality are sensitive to the intervention of the teacher. From this, it can be seen that, by means of an appropriate methodology, they provide opportunities for reading to become a habit.Made available in DSpace on 2019-08-06T18:59:08Z (GMT). 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