Melhoria na prestação de serviços públicos utilizando o método QFD para assistência a população

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Nascimento, Tiago Fonseca
Orientador(a): Cardoso, Álvaro Azevedo, 1947-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4461
Resumo: Orientação: Prof. Dr. Álvaro Azevedo Cardoso
id UNITAU_92b71f6b394d5d94dd614a1e21db1467
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/4461
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Nascimento, Tiago FonsecaGrandinetti, Francisco José, 1964-Moura, Roque A. (Antônio), 1965-Cardoso, Álvaro Azevedo, 1947-2021-11-04T18:39:18Z2021-11-04T18:39:18Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4461Orientação: Prof. Dr. Álvaro Azevedo CardosoDissertação (mestrado) – Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Taubaté, 2019.Mestrado em Engenharia MecânicaResumo: Este trabalho apresenta a aplicação do QFD (Desdobramento da Função Qualidade) no setor público em uma instituição legislativa municipal em um gabinete de um representante do município. O objetivo é utilizar a metodologia QFD - Desdobramento da Função Qualidade para identificar a qualidade exigida no serviço de atendimento à população. Os resultados foram obtidos através do VOC (Voice of Customer), que consiste no levantamento de dados por meio de entrevista, suas respostas foram traduzidas apurando as qualidades exigidas da população e em conjunto com a qualidade planejada foi construída a Matriz da Qualidade, que auxiliou na definição e tomada de decisão de quais itens necessitavam de melhorias. Aplicadas as ações de melhorias no atendimento e prestação de serviços, encontramos resultados positivos - melhoria do tempo de resposta das solicitações; padronização dos processos administrativos e atendimento; redução do tempo de espera da população; fortalecimento do trabalho; publicidade das informações e apresentação dos resultados positivos; aumento da satisfação da população, mostrou também que os processos administrativos exigiam uma melhor gestão, de tal forma que incentivou o desenvolvimento de um software de gestão para sua aplicação dentro do gabinete. O QFD mostrou-se uma excelente ferramenta da qualidade para melhorar o atendimento e a prestação de serviços, tem grande potencial de apurar e identificar quais são as principais exigências e necessidades permitindo trabalhar com informações mais assertivas, também mostra quais são as ações necessárias, porque e o quanto devem ser realizadas.Abstract: This paper presents the application of the QFD (Quality Function Deployment) in the public sector in a municipal legislative institution in a cabinet of a representative of the municipality. The objective is to use the methodology QFD - Depopulation of the Quality Function to identify the quality required in the service of attendance to the population. The results were obtained through the VOC (Voice of Customer), which consists of data collection through interviews, their responses were translated into the required qualities of the population and, together with the planned quality, the Quality Matrix was built, which helped in the definition and decision making of which items needed improvement. Applied the actions of improvements in the service and rendering of services, we find positive results - improvement of the response time of the requests; standardization of administrative processes and service; reduction of population waiting time; strengthening of work; disclosure of information and presentation of positive results; increased population satisfaction, also showed that the administrative processes required better management, in such a way that encouraged the development of management software for its application within the cabinet. QFD has proved to be an excellent quality tool to improve service and service delivery, has great potential to ascertain and identify the main requirements and needs, allowing us to work with more assertive information, also shows the necessary actions, because and how much should be done.Made available in DSpace on 2021-11-04T18:39:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tiago Fonseca Nascimento.pdf: 7407800 bytes, checksum: 0427e64d6a01e06a696e84992edb7e05 (MD5) Previous issue date: 20191 recurso online (97 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Ferramentas da qualidadeSistema de informaçãoDesdobramento da função qualidadeServiçosMelhoria na prestação de serviços públicos utilizando o método QFD para assistência a populaçãoImprovement in the provision of public services using the QFD method to assist the populationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALTiago Fonseca Nascimento.pdfapplication/pdf7407800http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/4461/1/Tiago%20Fonseca%20Nascimento.pdf0427e64d6a01e06a696e84992edb7e05MD5120.500.11874/44612022-05-19 15:26:15.033oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/4461Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:15Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Melhoria na prestação de serviços públicos utilizando o método QFD para assistência a população
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Improvement in the provision of public services using the QFD method to assist the population
title Melhoria na prestação de serviços públicos utilizando o método QFD para assistência a população
spellingShingle Melhoria na prestação de serviços públicos utilizando o método QFD para assistência a população
Nascimento, Tiago Fonseca
Ferramentas da qualidade
Sistema de informação
Desdobramento da função qualidade
Serviços
title_short Melhoria na prestação de serviços públicos utilizando o método QFD para assistência a população
title_full Melhoria na prestação de serviços públicos utilizando o método QFD para assistência a população
title_fullStr Melhoria na prestação de serviços públicos utilizando o método QFD para assistência a população
title_full_unstemmed Melhoria na prestação de serviços públicos utilizando o método QFD para assistência a população
title_sort Melhoria na prestação de serviços públicos utilizando o método QFD para assistência a população
author Nascimento, Tiago Fonseca
author_facet Nascimento, Tiago Fonseca
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Grandinetti, Francisco José, 1964-
Moura, Roque A. (Antônio), 1965-
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Tiago Fonseca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Álvaro Azevedo, 1947-
contributor_str_mv Cardoso, Álvaro Azevedo, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramentas da qualidade
Sistema de informação
Desdobramento da função qualidade
Serviços
topic Ferramentas da qualidade
Sistema de informação
Desdobramento da função qualidade
Serviços
description Orientação: Prof. Dr. Álvaro Azevedo Cardoso
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-04T18:39:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-04T18:39:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4461
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (97 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/4461/1/Tiago%20Fonseca%20Nascimento.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0427e64d6a01e06a696e84992edb7e05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844451477291008