Concepções sobre o "aprender" na Educação Infantil na voz de professores e pais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Lima, Iris Ferreira de, 1973-
Orientador(a): Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7037
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de Castro
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spelling Lima, Iris Ferreira de, 1973-Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-Coutinho, Gisele Cássia de AlmeidaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-2024-04-09T16:05:03Z2024-04-09T16:05:03Z2020http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7037Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de CastroDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2020.Resumo: Objetivou-se identificar as representações sociais sobre o conceito de aprender na Educação Infantil, para pais e docentes, com a relevância de verificar a obviedade desse conceito e destacar a importância da formação do discente nessa fase de escolarização. Buscou-se discutir o conceito de aprender na voz de docentes e pais de duas escolas, ambas localizadas no vale do Paraíba paulista. Como fundamentação teórica, a Teoria das Representações Sociais, o referencial da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) sobre o conceito de aprender e as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, que ajudam a compreender o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório. Os sujeitos participantes foram 12 docentes atuantes em salas regulares e 8 pais de alunos matriculados nas unidades escolares selecionadas para o estudo. Para a coleta de dados, os instrumentos utilizados consistiram na aplicação de questionários, grupos focais e observação não participativa. Para tratamento dos dados, foram realizadas análise de conteúdo e compilação por meio de categorias, tomando como referência os estudos teóricos de Bardin (2009) e utilizando o software IRaMuTeQ para apresentação dos dados. Diante dos resultados, verificou-se que as representações sociais sobre o conceito de "aprender" entre pais e docentes apresenta diferenças significativas, quanto às expectativas referentes aos conteúdos trabalhados na Educação Infantil. Isso porque, pois o conceito de aprender, para os docentes, está apropriado e familiarizado como prática docente para formar cidadãos de maneira global, e para os pais está diretamente associado à ação de alfabetizar. Constata-se que os sujeitos, a partir de seus valores e crenças e de suas práticas cotidianas, formam um conceito (uma representação) sobre o que é aprender na Educação Infantil. Para ambos os grupos, a importância da Educação Infantil, no contexto atual, deve pautar-se num outro olhar, considerando que o trabalho pedagógico para atendimento à criança pequena deve ser menos assistencial e mais educacional.Abstract: The objective was to identify the social representations about the concept of learning in Early Childhood Education, for parents and teachers, with the relevance of verifying the obviousness of this concept and highlighting the importance of training the student in this phase of schooling. The concept of learning was discussed by teachers and parents of two schools, both located in the Paraíba Valley, São Paulo state. As a theoretical foundation, the Theory of Social Representations, the reference of BNCC (Common National Curricular Base) on the concept of learning and the theories of Piaget, Vygotsky and Wallon, which help to understand the development and learning of the child. This is a qualitative and quantitative research, with an exploratory nature. The participating subjects were 12 teachers working in regular classrooms and 8 parents of students enrolled in the school units selected for the study. For data collection, the instruments used consisted of questionnaires, focus groups, and non-participant observation. For data treatment, content analysis and compilation through categories were performed, taking as reference the theoretical studies of Bardin (2009) and using the software IRaMuTeQ for data presentation. In view of the results, it was found that the social representations about the concept of "learning" among parents and teachers present significant differences regarding the expectations for the contents worked in Early Childhood Education. This is because the concept of learning, for teachers, is appropriate and familiar as a teaching practice to form citizens in a global way, and for parents it is directly associated with the action of literacy. It can be seen that the subjects, based on their values and beliefs and their daily practices, form a concept (a representation) about what it is to learn in Early Childhood Education. For both groups, the importance of Early Childhood Education, in the current context, should be based on a different view, considering that the pedagogical work for the care of young children should be less assistance and more educational.Made available in DSpace on 2024-04-09T16:05:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Iris Ferreira de Lima.pdf: 1014381 bytes, checksum: fdb29225ba209b32074abafbaf30ea28 (MD5) Previous issue date: 20201 recurso online (163 f.) : il. : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Representações sociaisEducação infantilAprendizagemConcepções sobre o "aprender" na Educação Infantil na voz de professores e paisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALIris Ferreira de Lima.pdfapplication/pdf1014381http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7037/1/Iris%20Ferreira%20de%20Lima.pdffdb29225ba209b32074abafbaf30ea28MD5120.500.11874/70372024-04-09 13:05:03.941oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7037Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-04-09T16:05:03Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
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