Competências profissionais : um estudo sobre o curso de tecnologia em processos gerenciais do instituto federal de São Paulo - campus Caraguatatuba

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Moraes, Juliana Bárbara, 1978-
Orientador(a): Costa, Silvio Luiz da, 1967-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5443
Resumo: Orientação: Prof. Dr. Silvio Luiz da Costa e Dra. Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci
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As exigências do mercado em constante mutação demonstram a crescente necessidade por indivíduos multivalentes para atuação profissional e, nesse sentido,as instituições de educação devem promover qualificação profissional em observação aos arranjos produtivos locais, atuando como um agente do desenvolvimento regional. Com o intuito de investigar acerca da formação de competências profissionais para o mercado de trabalho, a presente investigação teve por objetivo geral analisar a relação entre as competências profissionais desenvolvidas pelos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (CSTPG) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Câmpus Caraguatatuba (CAR) e as demandas do mercado de trabalho de pequenas empresas locais. A corrente teórica adotada na presente investigação está alinhada ao modelo conceitual de Godoy et al. (2009), para avaliação de competências profissionais, segundo os constructos de competências básicas, sociais, técnico-profissionais e de solução de problemas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa básica que utilizou a metodologia de pesquisa exploratória e descritiva quanto aos objetivos, empregando também a bibliográfica, documental e de campo quanto aos seus procedimentos técnicos. Os dados foram coletados no município de Caraguatatuba, por meio de entrevistas semiestruturadas junto aos egressos do referido curso e empregadores que atuavam em atividades econômicas de comércio e serviços privados. Os resultados mostraram que nem todas as habilidades profissionais previstas no modelo utilizado foram verificadas no rol de competências constantes do Projeto Pedagógico do Curso, apesar da manifestação dos egressos de que elas haviam sido desenvolvidas durante a formação acadêmica, havendo indícios da necessidade da revisão daquele documento. As principais divergências de opiniões entre os entrevistados estavam relacionadas ao desenvolvimento das habilidades do constructo de competências técnico-profissionais e de solução de problemas, onde não havia valorização destas habilidades pelos dos empregadores e nem aplicabilidade nas empresas pelos egressos. Inferiu-se acerca da necessidade de uma reflexão por parte da instituição de ensino para o desenvolvimento de ações que fomentem a aproximação do IFSP-CAR ao empresariado local. Constatou-se que as competências profissionais formadas pelo IFSP-CAR atendem às demandas mercadológicas, porém com limitações impostas por força de uma cultura familiar predominante na maioria das empresas.Abstract: Professional skills promote changes in the development of an organization and, consequently, in the development of a region or locality. The constantly changing market demands demonstrate the growing need for multivalent individuals for professional performance and, in this sense, educational institutions must promote professional qualification in observance of local productive arrangements, acting as an agent of regional development. In order to investigate the formation of professional skills for the job market, the present investigation had the general objective of analyzing the relationship between the professional skills developed by the graduates of the Higher Course in Technology in Management Processes (CSTPG) of the Federal Institute of São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba (CAR) and the demands of the job market of small local companies. The theoretical current adopted in the present investigation is in line with the conceptual model of Godoy et al. (2009), for the assessment of professional skills, according to the constructs of basic, social, technical-professional skills and problem solving. It is a basic qualitative research that used the exploratory and descriptive research methodology as to the objectives, also using the bibliographic, documentary and field regarding its technical procedures. Data were collected in the municipality of Caraguatatuba, through semi-structured interviews with graduates of that course and employers who worked in economic activities of commerce and private services. The results showed that not all the professional skills provided for in the model used were verified in the list of skills included in the Pedagogical Project of the Course, despite the manifestation of the graduates that they had been developed during academic training, with indications of the need to revise that document. The main differences of opinion among the interviewees were related to the development of the skills of the construct of professional technical skills and problem solving, where there was no appreciation of these skills by employers and neither applicability in companies by graduates. It was inferred about the need for a reflection on the part of the educational institution for the development of actions that foster the approximation of the IFSP-CAR to the local business community. It was found that the professional skills formed by the IFSP-CAR meet the market demands, however with limitations imposed by virtue of a predominant family culture in most companies.Made available in DSpace on 2022-03-17T13:01:25Z (GMT). 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