Atendimento educacional a alunos com deficiência : gestão e pratica de ensino na sala de aiula regular

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana Cristina de Lima, 1978-
Orientador(a): Santos, Roseli Albino dos, 1968-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5601
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos
id UNITAU_da6e21ccbf5c58e8de5b1ad072dbe48e
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5601
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Oliveira, Adriana Cristina de Lima, 1978-Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-Costa-Renders, Elizabete CristinaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoSantos, Roseli Albino dos, 1968-2022-04-20T17:44:39Z2022-04-20T17:44:39Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5601Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos SantosDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar e analisar as práticas e técnicas pedagógicas realizadas por professores do ensino fundamental do 1º ao 5º ano, que tinham matriculado em suas salas de aula alunos com deficiência. Os sujeitos estudados nesta pesquisa foram doze professores, sendo dez da classe regular, uma professora de inglês e uma de arte e seus quinze alunos dos quais apresentam: Síndrome de Down, Deficiência Visual, Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla, TDAH, Autismo e Esquizofrenia, tendo enfoque na relação aluno-professor e nos fazeres pedagógico. Trata-se de uma pesquisa de enfoque qualitativo, utilizando-se de entrevistas semiestruturada com professores, observação das salas de aula com registro em diário de campo; revisão bibliográfica; coleta de informações no Plano Gestor, na Ficha de matricula do aluno, na ficha de relatório na sala de Recursos; imagens de materiais didáticos. A análise de dados foi realizada com base na 'Análise de conteúdo' proposta por Bardin (2016). O referencial teórico pautou-se nos estudos de Vigotsky (1983, 2010), Mazzotta (1993, 1996, 1997, 2002), Rodrigues (2006, 2008), Jannuzzi (2012), Bueno (2000, 2003, 2012), entre outros. A análise e a discussão dos resultados revelaram que os docentes demonstraram expectativas e angústias ao receberem os alunos com deficiência e não contaram com o apoio técnico de uma equipe especializada. Contudo, as percepções e atitudes dos professores frente aos alunos com deficiência revelaram um sentimento de comprometimento com a qualidade da educação a eles oferecido. Observou-se a necessidade da composição de uma equipe multidisciplinar para construção propostas educacionais inclusivas e o desenvolvimento de práticas pedagógicas colaborativas. O estudo torna-se importante por apontar a necessidade de ensino e práticas pedagógicas direcionadas aos alunos com deficiência, além da reflexão indispensável sobre a formação docente voltada para a consolidação de uma educação escolar de qualidade para todos os alunos.Abstract: The purpose of this study was to investigate and analyze the pedagogical practices and techniques carried out by elementary school teachers from the 1st to 5th grade who had enrolled students with disabilities in their classrooms. The subjects studied in this research were twelve teachers, ten of the regular class, one teacher of English and one of art and its fifteen students of which they present: Down Syndrome, Visual Impairment, Intellectual Disabilities, Multiple Disabilities, ADHD, Autism and Schizophrenia, focusing on the student-teacher relationship and the pedagogical tasks. This is a qualitative approach, using semi-structured interviews with teachers, observation of classrooms with a journal in the field; literature review; collection of information in the Management Plan, in the enrollment form of the student, in the report card in the Resources room; images of didactic material. Data analysis was performed based on the 'Content analysis' proposed by Bardin (2016). The theoretical framework was based on studies by Vigotsky (1983, 2010), Mazzotta (1993, 1996, 1997, 2002), Rodrigues (2006, 2008), Jannuzzi (2012), Bueno (2000, 2003, 2012), among others. The analysis and discussion of the results revealed that the teachers showed expectations and anxieties when receiving students with disabilities and did not have the technical support of a specialized team. However, teachers' perceptions and attitudes towards students with disabilities revealed a sense of commitment to the quality of education offered to them. It was observed the need of the composition of a multidisciplinary team to construct inclusive educational proposals and the development of collaborative pedagogical practices. The study becomes important for pointing out the need for teaching and pedagogical practices aimed at students with disabilities, as well as the indispensable reflection on teacher education aimed at consolidating a quality school education for all students.Made available in DSpace on 2022-04-20T17:44:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana Cristina de Lima Oliveira.pdf: 1954333 bytes, checksum: e82b88e2b4384a1bb3aea0852ea107e8 (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (159 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Educação inclusivaPrática de ensinoEstudantes com deficiênciaSala de aulaAtendimento educacional a alunos com deficiência : gestão e pratica de ensino na sala de aiula regularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALAdriana Cristina de Lima Oliveira.pdfapplication/pdf1954333http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5601/1/Adriana%20Cristina%20de%20Lima%20Oliveira.pdfe82b88e2b4384a1bb3aea0852ea107e8MD5120.500.11874/56012022-05-19 15:26:16.635oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5601Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atendimento educacional a alunos com deficiência : gestão e pratica de ensino na sala de aiula regular
title Atendimento educacional a alunos com deficiência : gestão e pratica de ensino na sala de aiula regular
spellingShingle Atendimento educacional a alunos com deficiência : gestão e pratica de ensino na sala de aiula regular
Oliveira, Adriana Cristina de Lima, 1978-
Educação inclusiva
Prática de ensino
Estudantes com deficiência
Sala de aula
title_short Atendimento educacional a alunos com deficiência : gestão e pratica de ensino na sala de aiula regular
title_full Atendimento educacional a alunos com deficiência : gestão e pratica de ensino na sala de aiula regular
title_fullStr Atendimento educacional a alunos com deficiência : gestão e pratica de ensino na sala de aiula regular
title_full_unstemmed Atendimento educacional a alunos com deficiência : gestão e pratica de ensino na sala de aiula regular
title_sort Atendimento educacional a alunos com deficiência : gestão e pratica de ensino na sala de aiula regular
author Oliveira, Adriana Cristina de Lima, 1978-
author_facet Oliveira, Adriana Cristina de Lima, 1978-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
Costa-Renders, Elizabete Cristina
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriana Cristina de Lima, 1978-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Roseli Albino dos, 1968-
contributor_str_mv Santos, Roseli Albino dos, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Prática de ensino
Estudantes com deficiência
Sala de aula
topic Educação inclusiva
Prática de ensino
Estudantes com deficiência
Sala de aula
description Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-20T17:44:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-20T17:44:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5601
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (159 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5601/1/Adriana%20Cristina%20de%20Lima%20Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e82b88e2b4384a1bb3aea0852ea107e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158037541093376