A instituição pública de ensino superior tecnológico e a formação para o empreendedorismo : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Bernardo, Natalia Rana Rosa
Orientador(a): Araújo, Elvira Aparecida Simões de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Administração
Departamento: Departamento de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/603
Resumo: Orientador Profa. Dra. Elvira Aparecida Simões de Araújo
id UNITAU_f820452c3e0707cd23b8b1ec7f85a840
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/603
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Bernardo, Natalia Rana RosaTadeucci, Marilsa de Sá RodriguesNeves, José Manoel Souza dasUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoAraújo, Elvira Aparecida Simões de2019-08-26T17:47:52Z2019-08-26T17:47:52Z2015http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/603Orientador Profa. Dra. Elvira Aparecida Simões de AraújoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2015.Resumo: A atividade empreendedora, a partir de meados do século passado, passou a ser considerada essencial para a geração de riquezas de um país. O Brasil é considerado um dos países mais empreendedores do mundo. No entanto, um dos grandes problemas é o elevado índice de mortalidade das empresas. A educação empreendedora, nesse sentido, pode assumir a relevante função de motivar, contribuir e apoiar as iniciativas que fornecem o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, colaborando para a iniciação e manutenção de negócios provavelmente mais propensos ao sucesso. Partindo destas considerações, esta dissertação tem por objetivo, descrever e analisar a formação para o empreendedorismo em uma Instituição Pública de Ensino Superior Tecnológico, por meio do projeto pedagógico e da percepção de seus alunos e coordenadores. A pesquisa classifica-se como exploratória; do ponto de vista dos procedimentos técnicos, foi realizado um estudo de campo, desenvolvido por meio de análise documental e estudo de caso. A pesquisa foi realizada com 74 alunos matriculados nos 5º e 6º semestres dos cursos oferecidos pela instituição, pois estes já se encontravam na fase final do programa de graduação. São participantes também, três coordenadores de curso da instituição. Como resultado, pode-se observar a convergência das percepções dos coordenadores de curso e do corpo discente no que tange ao conceito e à importância do empreendedorismo, destacando-se a realização de um sonho, a possibilidade de criação de empresas e a atividade empreendedora como um potencial do ser humano. Além disso, foi possível detectar que 74% dos alunos pesquisados desejam empreender, reforçando a noção de que a população brasileira possui "vocação" para o empreendedorismo. Com relação à instituição, foi possível notar ações que permitem a prática do empreendedorismo e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras em seus alunos, o que mostra a preocupação da instituição com a formação de profissionais capacitados para atuar frente aos desafios do século XXI.Abstract: The entrepreneurial activity, from the last century, has been considered essential for the generation of wealth of a country. Brazil is considered one of the most entrepreneurial countries in the world. However, a major problem is the high mortality rate of companies. The entrepreneurial education in this sense may take the relevant function to motivate, help and support initiatives that foster the development of entrepreneurial skills, contributing to the initiation and maintenance business probably more likely to succeed. Based on these considerations, this dissertation that aimed to identify, describe and analyze the entrepreneurship training in a Public Institution of Higher Education Technology through the education program and the perception of students and coordinators. The research is classified as exploratory; the point of view of technical procedures, we conducted a field study, developed through document analysis and case study. The survey was conducted with 74 students enrolled in the 5th and 6th semesters of courses offered by the institution, because they were already in the final phase of the degree program. Participants are also three of the Institution course coordinators. As a result, one can observe the convergence of perceptions of the Course Coordinators and Student Body regarding the concept and importance of entrepreneurship, especially the realization of a dream, the possibility of start-ups and entrepreneurial activity as a potential human being. Furthermore, it was possible to detect that 74% of respondents wish to undertake, reinforcing the notion that the Brazilian population has 'vocation' for entrepreneurship. Regarding the institution, it was noticeable actions that allow the practice of entrepreneurship and the development of entrepreneurial skills in their students, which shows the concern of the institution to the development of trained professionals to work face the challenges of the XXI century.Made available in DSpace on 2019-08-26T17:47:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nathalia Rana Rosa Bernardo_seg.pdf: 1426032 bytes, checksum: bf68097aeca0395f64af5f630967cab1 (MD5) Previous issue date: 2015146 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUBrasilDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALEmpreendedorismo regionalFormação de empreendedoresEnsino superior tecnológicoA instituição pública de ensino superior tecnológico e a formação para o empreendedorismo : um estudo de casoA public institution of higher education and technology entrepreneurship education: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALNathalia Rana Rosa Bernardo_seg.pdfapplication/pdf1426032http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/603/1/Nathalia%20Rana%20Rosa%20Bernardo_seg.pdfbf68097aeca0395f64af5f630967cab1MD5120.500.11874/6032021-08-23 13:01:42.382oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/603Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T16:01:42Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A instituição pública de ensino superior tecnológico e a formação para o empreendedorismo : um estudo de caso
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A public institution of higher education and technology entrepreneurship education: a case study
title A instituição pública de ensino superior tecnológico e a formação para o empreendedorismo : um estudo de caso
spellingShingle A instituição pública de ensino superior tecnológico e a formação para o empreendedorismo : um estudo de caso
Bernardo, Natalia Rana Rosa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Empreendedorismo regional
Formação de empreendedores
Ensino superior tecnológico
title_short A instituição pública de ensino superior tecnológico e a formação para o empreendedorismo : um estudo de caso
title_full A instituição pública de ensino superior tecnológico e a formação para o empreendedorismo : um estudo de caso
title_fullStr A instituição pública de ensino superior tecnológico e a formação para o empreendedorismo : um estudo de caso
title_full_unstemmed A instituição pública de ensino superior tecnológico e a formação para o empreendedorismo : um estudo de caso
title_sort A instituição pública de ensino superior tecnológico e a formação para o empreendedorismo : um estudo de caso
author Bernardo, Natalia Rana Rosa
author_facet Bernardo, Natalia Rana Rosa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues
Neves, José Manoel Souza das
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Natalia Rana Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Elvira Aparecida Simões de
contributor_str_mv Araújo, Elvira Aparecida Simões de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Empreendedorismo regional
Formação de empreendedores
Ensino superior tecnológico
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo regional
Formação de empreendedores
Ensino superior tecnológico
description Orientador Profa. Dra. Elvira Aparecida Simões de Araújo
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-26T17:47:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-26T17:47:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/603
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 146 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/603/1/Nathalia%20Rana%20Rosa%20Bernardo_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf68097aeca0395f64af5f630967cab1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158034145804288