Avaliação das ações do profissional de educação física no NASF para qualidade de vida em saúde da mulher nas fases de climatério, menopausa e pós-menopausa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Geraldo, Domingos Sávio Teixeira
Orientador(a): Kamimura, Quésia Postigo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Administração
Departamento: Departamento de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1092
Resumo: Orientador: Profa. Dra. Quesia Postigo Kamimura
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Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) é um importante subterfúgio para apoiar e intensificar as ações das Equipes de Saúde da Família (ESF) na rede de serviços visando aumentar a resolução das situações-problema e a qualidade da Atenção Básica (AB). A promoção das atividades físicas faz parte dessas estratégias, dessa forma o NASF poderá desenvolver vários tipos de atividades tendo o Educador Físico como profissional capacitado para planejar e executar tais ações. Neste estudo avaliaram-se as ações do Educador Físico na modelagem dos serviços de saúde no NASF para Qualidade de Vida em Saúde da mulher nas fases do climatério, menopausa e pós-menopausa no município de Mineiros - GO. O método aplicado foi de natureza descritiva e exploratória e teve duas abordagens: A qualitativa por intermédio de uma entrevista semiestruturada com os cinco profissionais integrantes do NASF e a quantitativa com um grupo de 108 mulheres, divididas em dois subgrupos: um grupo com 54 mulheres que praticam atividade física e outro com 54 mulheres que não praticam atividade física, ambos com idade acima de 45 anos e cadastradas na UBS D. Florinda, na cidade de Mineiros – GO. O resultado apontou que a modelagem dos serviços de saúde, por meio do NASF, neste estudo específico e na ação específica, contribuiu por meio das ações do profissional de Educação Física no NASF para a Qualidade de Vida em Saúde das mulheres na fase do envelhecimento ovariano. Considera-se que no futuro, melhores condições de trabalho e organização destes serviços de saúde podem melhorar o acesso de mais mulheres ao programa de atividade física e uma melhor capacitação dos profissionais de Educação Física voltadas para a Atenção Básica, a fim de melhorar a Qualidade de Vida em Saúde deste grupo de mulheres em questão.Abstract: During aging and the menopausal transition, cardiac and metabolic risk factors increase due to increasing body fat accumulation and loss of lean mass along with the state of hypoestrogenism, which may negatively impact women's Health in Quality of Life.health. The Family Health Support Nucleus (NASF) is an important subterfuge to support and intensify the actions of the Family Health Teams (ESF) in the service network to increase the resolution of situations / problems and the quality of basic. The promotion of physical activities is part of these strategies, in this way the NASF can develop various types of activities having the Physical Educator as a trained professional to plan and execute these actions. In this study evaluated the actions of the Physical Educator in the modeling of health services in the NASF for Quality of Life in Health of women in the phases of climacteric, menopause and postmenopause in the county of Mineiros - GO. The method applied was descriptive and exploratory in nature and had two approaches: qualitative through a semi-structured interview with the five NASF professionals and quantitative with a group of 108 women, divided into two subgroups A group with 54 women practicing physical activity and the other with 54 women who do not practice physical activity, both over the age of 45 and registered at the UBS D. Florinda in the city of Mineiros - GO. The result showed that the health services model, through the NASF, in this specific study and in the specific action, contributed through the actions of the Physical Education professional in the NASF for the Health Quality of Life of women in the stage of ovarian aging. It is considered that in the future, better working conditions and organization of these health services can improve the access of more women to the physical activity program and a better qualification of Physical Education professionals focused on Primary Care in order to improve Quality of this group of women in questionMade available in DSpace on 2020-05-19T12:59:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Domingos Savio Teixeira Geraldo.pdf: 2025617 bytes, checksum: 1df5223970e95bf881b45895bce63033 (MD5) Previous issue date: 2017143 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUBrasilDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALPolíticas Públicas de SaúdeSaúde PúblicaSaúde da famíliaEducador físicoDesenvolvimento regionalAvaliação das ações do profissional de educação física no NASF para qualidade de vida em saúde da mulher nas fases de climatério, menopausa e pós-menopausaEvaluation of professional actions of physical education in NASF for quality of life in women's health in phases climacteric, menopause and post menopauseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDomingos Savio Teixeira Geraldo.pdfapplication/pdf2025617http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1092/1/Domingos%20Savio%20Teixeira%20Geraldo.pdf1df5223970e95bf881b45895bce63033MD5120.500.11874/10922021-08-23 14:41:18.246oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1092Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T17:41:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
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