Organização da jornada escolar (parcial e integral) nas capitais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Souza, Daiane Gonçalves de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/214562
Resumo: A presente dissertação vinculada à linha de pesquisa 4: “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, campus Presidente Prudente teve como objeto de estudo a jornada escolar no Brasil. Atualmente, a educação brasileira convive com dois tipos de jornada escolar: parcial e integral. Diante do esforço nacional para cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), que visa ampliar o atendimento em tempo integral, o estudo apresentou o seguinte questionamento: como estão organizadas as jornadas escolares (parcial e integral) dos anos iniciais do ensino fundamental nas Capitais brasileiras? Sendo assim, a dissertação teve como objetivo: analisar e sistematizar os diferentes tipos e características das jornadas escolares (parcial e integral) das Capitais brasileiras nos anos iniciais do ensino fundamental. Em termos de procedimentos metodológicos, o trabalho teve como referência principal a legislação (pesquisa documental), constituindo-se num estudo comparado intranacional. Em vista das opções metodológicas, apresentamos uma abordagem quanti-qualitativa sendo realizada em cinco etapas: 1) levantamento e análise bibliográfica sobre tempos escolares e jornada escolar; 2) pesquisa e análise bibliográfica sobre jornada escolar e educação em tempo integral nas Capitais brasileiras; 3) análise estatística das jornadas escolares nas Capitais brasileiras; 4) levantamento e análise da legislação das Capitais brasileiras e 5) estudo comparado. Nessa dissertação analisamos aspectos e especificidades de ambos os tipos de jornada escolar (parcial e integral), enfatizando três elementos centrais: carga horária diária, carga horária semanal e horário de entrada e saída. O estudo comparado mostrou que as redes municipais de ensino das Capitais estão cumprindo o mínimo de 4 horas diárias, conforme previsto na legislação nacional. Em termos de jornada parcial: as Capitais brasileiras têm entre 4 horas e 5 horas de carga horária diária, o que significa uma carga horária semanal entre 20 horas e 25 horas; no turno matutino, os alunos ingressam entre 7 e 8 horas e saem entre 11 horas e 12 horas; no turno vespertino, os alunos entram entre 13 e 13 horas e 30 minutos e saem entre 17 horas e 18 horas e 30 minutos. No que se refere à jornada integral, identificamos que: a carga horária diária pode ter uma variação entre 7 horas e 10 horas, o que significa uma carga horária semanal entre 35 horas e 50 horas; os alunos que estudam em jornada integral podem iniciar seus estudos entre 7 horas e 8 horas da manhã, e o horário de saída pode variar das 14 horas às 18 horas e 30 minutos. Salientamos que, além da autonomia dos sistemas de ensino, cada escola tem liberdade para organizar sua jornada escolar de acordo com o que prevê a legislação e conforme sua realidade local, o que pode gerar diferenças entre as unidades escolares de um mesmo sistema de ensino.
id UNSP_003d1237031d6b12a9b8613937d39b6a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214562
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Organização da jornada escolar (parcial e integral) nas capitais brasileirasOrganization of school day (partial and full) in brazilian capitalsJornada escolarJornada parcialEducação em tempo integralAnos iniciais do ensino fundamentalSchool dayPart-timeFull-time educationEarly years of elementary schoolA presente dissertação vinculada à linha de pesquisa 4: “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, campus Presidente Prudente teve como objeto de estudo a jornada escolar no Brasil. Atualmente, a educação brasileira convive com dois tipos de jornada escolar: parcial e integral. Diante do esforço nacional para cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), que visa ampliar o atendimento em tempo integral, o estudo apresentou o seguinte questionamento: como estão organizadas as jornadas escolares (parcial e integral) dos anos iniciais do ensino fundamental nas Capitais brasileiras? Sendo assim, a dissertação teve como objetivo: analisar e sistematizar os diferentes tipos e características das jornadas escolares (parcial e integral) das Capitais brasileiras nos anos iniciais do ensino fundamental. Em termos de procedimentos metodológicos, o trabalho teve como referência principal a legislação (pesquisa documental), constituindo-se num estudo comparado intranacional. Em vista das opções metodológicas, apresentamos uma abordagem quanti-qualitativa sendo realizada em cinco etapas: 1) levantamento e análise bibliográfica sobre tempos escolares e jornada escolar; 2) pesquisa e análise bibliográfica sobre jornada escolar e educação em tempo integral nas Capitais brasileiras; 3) análise estatística das jornadas escolares nas Capitais brasileiras; 4) levantamento e análise da legislação das Capitais brasileiras e 5) estudo comparado. Nessa dissertação analisamos aspectos e especificidades de ambos os tipos de jornada escolar (parcial e integral), enfatizando três elementos centrais: carga horária diária, carga horária semanal e horário de entrada e saída. O estudo comparado mostrou que as redes municipais de ensino das Capitais estão cumprindo o mínimo de 4 horas diárias, conforme previsto na legislação nacional. Em termos de jornada parcial: as Capitais brasileiras têm entre 4 horas e 5 horas de carga horária diária, o que significa uma carga horária semanal entre 20 horas e 25 horas; no turno matutino, os alunos ingressam entre 7 e 8 horas e saem entre 11 horas e 12 horas; no turno vespertino, os alunos entram entre 13 e 13 horas e 30 minutos e saem entre 17 horas e 18 horas e 30 minutos. No que se refere à jornada integral, identificamos que: a carga horária diária pode ter uma variação entre 7 horas e 10 horas, o que significa uma carga horária semanal entre 35 horas e 50 horas; os alunos que estudam em jornada integral podem iniciar seus estudos entre 7 horas e 8 horas da manhã, e o horário de saída pode variar das 14 horas às 18 horas e 30 minutos. Salientamos que, além da autonomia dos sistemas de ensino, cada escola tem liberdade para organizar sua jornada escolar de acordo com o que prevê a legislação e conforme sua realidade local, o que pode gerar diferenças entre as unidades escolares de um mesmo sistema de ensino.The objective of this dissertation, associated to line of research number four, entitled “Training Educators, Educational Policies and Public Schools,” of the post-graduation program in Education of Faculdade de Ciências e Tecnologia of Unesp (state university), campus Presidente Prudente was to study school days in Brazil. At present, Brazilian education includes two types of school days: full-time and part-time. In view of a national effort to meet target number six of the National Education Plan (2014-2024), whose objective is to expand full-time schooling, the study focused the following question: How are school days (full-time and part-time) organized in the initial years of elementary school in Brazilian capital cities? Therefore, the aim of the dissertation was to analyze and systematize distinct types and characteristics of school days (full-time and part-time) in the early years of elementary capital city schools. The main reference for methodological procedures was legislation (documental research), which yielded an intranational comparative study. Regarding methodological options, a quantitative-qualitative approach was implemented in five stages: 1) survey and bibliographical analyses of school periods and days; 2) research and bibliographical analyses of school days and full-time education in Brazilian capital cities; 3) statistical analyses of school days in Brazilian capital cities; 4) survey and analysis of the legislation of capital cities, and 5) comparative study. This dissertation seeks to analyze the aspects and specificities of both types of school hour load (full-time and part-time), emphasizing three central elements: daily hour load, weekly hour load, and starting and finishing times. The comparative study showed that municipal schools are offering the minimum 4-hour-day provided for by federal legislation. Regarding part-time work: Brazilian capital cities offer a daily hour load of 4 to 5 hours, which means a weekly workload of between 20 and 25 hours; in the morning shift, students start at around 7 or 8 a.m. and finish at around 11 or 12 a.m., in the afternoon shift, students start at around 1:00 or 1:30 p.m. and finish at around 5:00 or 6:30 p.m. Regarding full-time hour loads, we have found that the daily hour load can vary between 7 and 10 hours, which means a weekly workload of 35 hours to 50 hours; students who study full-time can start classes at 7:00 or 8 a.m., while finishing times may range from 2:00 to 6:30 p.m. It is worth pointing out that, in addition to the autonomy of local education systems, each school may organize school days according to what is provided for in the legislation, and according to local conditions, which can result in differences among schools within the same educational system.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Parente, Cláudia da Mota Darós [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Daiane Gonçalves de2021-09-27T16:08:54Z2021-09-27T16:08:54Z2021-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21456233004129044P638965222429906160000-0003-0250-8935enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:16:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214562Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-26T06:16:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização da jornada escolar (parcial e integral) nas capitais brasileiras
Organization of school day (partial and full) in brazilian capitals
title Organização da jornada escolar (parcial e integral) nas capitais brasileiras
spellingShingle Organização da jornada escolar (parcial e integral) nas capitais brasileiras
Souza, Daiane Gonçalves de
Jornada escolar
Jornada parcial
Educação em tempo integral
Anos iniciais do ensino fundamental
School day
Part-time
Full-time education
Early years of elementary school
title_short Organização da jornada escolar (parcial e integral) nas capitais brasileiras
title_full Organização da jornada escolar (parcial e integral) nas capitais brasileiras
title_fullStr Organização da jornada escolar (parcial e integral) nas capitais brasileiras
title_full_unstemmed Organização da jornada escolar (parcial e integral) nas capitais brasileiras
title_sort Organização da jornada escolar (parcial e integral) nas capitais brasileiras
author Souza, Daiane Gonçalves de
author_facet Souza, Daiane Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Cláudia da Mota Darós [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daiane Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Jornada escolar
Jornada parcial
Educação em tempo integral
Anos iniciais do ensino fundamental
School day
Part-time
Full-time education
Early years of elementary school
topic Jornada escolar
Jornada parcial
Educação em tempo integral
Anos iniciais do ensino fundamental
School day
Part-time
Full-time education
Early years of elementary school
description A presente dissertação vinculada à linha de pesquisa 4: “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, campus Presidente Prudente teve como objeto de estudo a jornada escolar no Brasil. Atualmente, a educação brasileira convive com dois tipos de jornada escolar: parcial e integral. Diante do esforço nacional para cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), que visa ampliar o atendimento em tempo integral, o estudo apresentou o seguinte questionamento: como estão organizadas as jornadas escolares (parcial e integral) dos anos iniciais do ensino fundamental nas Capitais brasileiras? Sendo assim, a dissertação teve como objetivo: analisar e sistematizar os diferentes tipos e características das jornadas escolares (parcial e integral) das Capitais brasileiras nos anos iniciais do ensino fundamental. Em termos de procedimentos metodológicos, o trabalho teve como referência principal a legislação (pesquisa documental), constituindo-se num estudo comparado intranacional. Em vista das opções metodológicas, apresentamos uma abordagem quanti-qualitativa sendo realizada em cinco etapas: 1) levantamento e análise bibliográfica sobre tempos escolares e jornada escolar; 2) pesquisa e análise bibliográfica sobre jornada escolar e educação em tempo integral nas Capitais brasileiras; 3) análise estatística das jornadas escolares nas Capitais brasileiras; 4) levantamento e análise da legislação das Capitais brasileiras e 5) estudo comparado. Nessa dissertação analisamos aspectos e especificidades de ambos os tipos de jornada escolar (parcial e integral), enfatizando três elementos centrais: carga horária diária, carga horária semanal e horário de entrada e saída. O estudo comparado mostrou que as redes municipais de ensino das Capitais estão cumprindo o mínimo de 4 horas diárias, conforme previsto na legislação nacional. Em termos de jornada parcial: as Capitais brasileiras têm entre 4 horas e 5 horas de carga horária diária, o que significa uma carga horária semanal entre 20 horas e 25 horas; no turno matutino, os alunos ingressam entre 7 e 8 horas e saem entre 11 horas e 12 horas; no turno vespertino, os alunos entram entre 13 e 13 horas e 30 minutos e saem entre 17 horas e 18 horas e 30 minutos. No que se refere à jornada integral, identificamos que: a carga horária diária pode ter uma variação entre 7 horas e 10 horas, o que significa uma carga horária semanal entre 35 horas e 50 horas; os alunos que estudam em jornada integral podem iniciar seus estudos entre 7 horas e 8 horas da manhã, e o horário de saída pode variar das 14 horas às 18 horas e 30 minutos. Salientamos que, além da autonomia dos sistemas de ensino, cada escola tem liberdade para organizar sua jornada escolar de acordo com o que prevê a legislação e conforme sua realidade local, o que pode gerar diferenças entre as unidades escolares de um mesmo sistema de ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27T16:08:54Z
2021-09-27T16:08:54Z
2021-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214562
33004129044P6
3896522242990616
0000-0003-0250-8935
url http://hdl.handle.net/11449/214562
identifier_str_mv 33004129044P6
3896522242990616
0000-0003-0250-8935
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965721169330176