Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/123919
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-06-2015/000831564.pdf
Resumo: This research is part of the research line Formative processes, Differences and Values of the Post-Graduate Programme in Education of the Faculty of Science and Technology/Universidade Estadual Paulista. Behavior problems considered by teachers as violence, indiscipline and lack of respect have been pointed, indistinctly, as one of the biggest obstacles to pedagogical practice. At the same time, cause a search for strategies that can improve the quality of interpersonal relationships in schools and the teaching-learning process. This research, which is a descriptive study with a qualitative approach, aims to investigate the relationships that the public school and its agents make on Education in Values and the confronting of violence and the school indiscipline and what training they have received to act in this area. To this end, was carried out a theoretical review of books and articles in the area to survey the relationships made there on Education in Values, violence and school indiscipline; below, were selected projects of Education in Values aimed at confronting of violence and indiscipline conducted in Brazilian public schools. The survey of projects was done from a database available from the research Successful projects of moral education: in search of Brazilian experiences, started in 2008, who applied a questionnaire to directors, pedagogical coordinators and teachers in public schools from various regions of Brazil. A total of 193 experiments were selected...
id UNSP_027cbca0a62e976bf40e3c66e7842e90
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/123919
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola?EducaçãoViolencia escolarDisciplina escolarProfessores - FormaçãoValoresEducationThis research is part of the research line Formative processes, Differences and Values of the Post-Graduate Programme in Education of the Faculty of Science and Technology/Universidade Estadual Paulista. Behavior problems considered by teachers as violence, indiscipline and lack of respect have been pointed, indistinctly, as one of the biggest obstacles to pedagogical practice. At the same time, cause a search for strategies that can improve the quality of interpersonal relationships in schools and the teaching-learning process. This research, which is a descriptive study with a qualitative approach, aims to investigate the relationships that the public school and its agents make on Education in Values and the confronting of violence and the school indiscipline and what training they have received to act in this area. To this end, was carried out a theoretical review of books and articles in the area to survey the relationships made there on Education in Values, violence and school indiscipline; below, were selected projects of Education in Values aimed at confronting of violence and indiscipline conducted in Brazilian public schools. The survey of projects was done from a database available from the research Successful projects of moral education: in search of Brazilian experiences, started in 2008, who applied a questionnaire to directors, pedagogical coordinators and teachers in public schools from various regions of Brazil. A total of 193 experiments were selected...Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Processos formativos, diferenças e valores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Estadual Paulista. Problemas de comportamento considerados pelos professores como violência, indisciplina e falta de respeito têm sido apontados, indistintamente, como um dos maiores obstáculos a prática pedagógica. Ao mesmo tempo, provocam uma busca por estratégias que possam melhorar a qualidade das relações interpessoais estabelecidas nas escolas e o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa, que se constitui num estudo descritivo com abordagem qualitativa, tem por objetivo investigar as relações que a escola pública e seus agentes fazem sobre Educação em Valores e o enfrentamento da violência e da indisciplina escolar e que formação têm recebido para atuar nessa área. Para tanto, realizou-se uma revisão teórica de livros e artigos na área para levantamento das relações ali tecidas sobre a Educação em Valores, violência e indisciplina escolar; a seguir, selecionaram-se projetos de Educação em Valores voltados ao enfrentamento da violência e da indisciplina realizados em escolas públicas brasileiras. O levantamento dos projetos foi feito a partir de um banco de dados já disponível da pesquisa Projetos bem sucedidos de educação moral: em busca de experiências brasileiras, iniciada em 2008, que aplicou questionário junto a diretores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas públicas das diversas regiões do Brasil. Dentre 706 projetos relatados foi identificado um total de 193 experiências...Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menin, Maria Suzana de Stéfano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]2015-06-17T19:34:18Z2015-06-17T19:34:18Z2014-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis277 f. : il.application/pdfZECHI, Juliana Aparecida Matias. Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola?. 2014. 277 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.http://hdl.handle.net/11449/123919000831564http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-06-2015/000831564.pdf33004129044P681572836337872798157283633787279Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-05T06:06:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/123919Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-05T06:06:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola?
title Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola?
spellingShingle Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola?
Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
Educação
Violencia escolar
Disciplina escolar
Professores - Formação
Valores
Education
title_short Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola?
title_full Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola?
title_fullStr Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola?
title_full_unstemmed Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola?
title_sort Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola?
author Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
author_facet Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menin, Maria Suzana de Stéfano [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Violencia escolar
Disciplina escolar
Professores - Formação
Valores
Education
topic Educação
Violencia escolar
Disciplina escolar
Professores - Formação
Valores
Education
description This research is part of the research line Formative processes, Differences and Values of the Post-Graduate Programme in Education of the Faculty of Science and Technology/Universidade Estadual Paulista. Behavior problems considered by teachers as violence, indiscipline and lack of respect have been pointed, indistinctly, as one of the biggest obstacles to pedagogical practice. At the same time, cause a search for strategies that can improve the quality of interpersonal relationships in schools and the teaching-learning process. This research, which is a descriptive study with a qualitative approach, aims to investigate the relationships that the public school and its agents make on Education in Values and the confronting of violence and the school indiscipline and what training they have received to act in this area. To this end, was carried out a theoretical review of books and articles in the area to survey the relationships made there on Education in Values, violence and school indiscipline; below, were selected projects of Education in Values aimed at confronting of violence and indiscipline conducted in Brazilian public schools. The survey of projects was done from a database available from the research Successful projects of moral education: in search of Brazilian experiences, started in 2008, who applied a questionnaire to directors, pedagogical coordinators and teachers in public schools from various regions of Brazil. A total of 193 experiments were selected...
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-03
2015-06-17T19:34:18Z
2015-06-17T19:34:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZECHI, Juliana Aparecida Matias. Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola?. 2014. 277 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/123919
000831564
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-06-2015/000831564.pdf
33004129044P6
8157283633787279
8157283633787279
identifier_str_mv ZECHI, Juliana Aparecida Matias. Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola?. 2014. 277 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
000831564
33004129044P6
8157283633787279
url http://hdl.handle.net/11449/123919
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-06-2015/000831564.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 277 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800400847813738496