Desenvolvimento de um processo formativo em licenciatura em ciências da natureza a partir da perspectiva freireana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Rocha, Pedro Neves da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/250099
Resumo: Esta pesquisa abrange a intersecção entre os temas Educação Libertadora freireana, ensino de ciências da natureza e formação acadêmico-profissional (formação inicial) de professores. Nesse sentido, nossa problemática gira em torno do embate entre correntes pedagógicas críticas e não críticas. Ao nos posicionarmos a favor das correntes crítico-transformadoras, partimos da seguinte questão de pesquisa: quais são os desafios e as potencialidades para a concretização de uma proposta de ensino pautada na dialogicidade e na problematização de acordo com a perspectiva freireana , em uma disciplina de núcleo específico em uma licenciatura em ciências da natureza. Nesse aspecto, o objetivo geral do trabalho consistiu em desvelar os obstáculos e as potencialidades para o desenvolvimento de um processo de formação acadêmico-profissional de professores de ciências da natureza pautado na perspectiva freireana. Em decorrência disso, visamos aprofundar conhecimentos referentes às contribuições da perspectiva freireana para o processo de formação acadêmico-profissional dos licenciandos, voltando-se à apropriação de bases teórico-metodológicas de ensino e aprendizagem alinhadas à perspectiva freireana. Dessa maneira, a tese defendida neste projeto é a de que a concretização de uma proposta pedagógica pautada nos princípios freireanos, em uma disciplina de núcleo específico de um curso de licenciatura em ciências da natureza, pode contribuir com a apropriação de fundamentos teórico-metodológicos pelos licenciandos e docentes formadores envolvidos, no sentido de promover uma formação pautada na dialogicidade, na problematização e no compromisso com a transformação social. Para tanto, foi planejada e implementada uma proposta pedagógica orientada pela Educação Libertadora, em uma disciplina de núcleo específico (biologia vegetal) do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, da USP São Carlos. A pesquisa de natureza qualitativa contou com uma atividade didático-pedagógica, inspirada em elementos da Pesquisa Participante, aliada a múltiplos instrumentos de registro e coleta de informações tais como aplicação de questionário, diário de campo e gravação de áudio de um grupo focal, bem como à análise de arquivo voltada ao Projeto Pedagógico do Curso. O referencial teórico-metodológico adotado para esta pesquisa foi a Análise de Discurso de tradição franco-brasileira. Por meio da análise pudemos tecer as seguintes considerações. Estamos inseridos na formação ideológica da educação bancária. Dessa forma, somos acostumados com a prática antidialógica, com o cientificismo, com a avaliação punitivista e reprodutora nossa memória discursiva. Mais que isso, a própria estrutura dos cursos (ementa, carga horária, número de alunos) é organizada alinhada ao modelo bancário. Em contraposição a uma concepção bancária, os licenciandos puderam fomentar diálogos interdisciplinares, contextualização dos conhecimentos científicos, elencaram temas com potencial de problematização, possibilitada pela dialogicidade estabelecida entre os participantes. A historicidade e a inconclusão do processo formativo, bem como a incompletude e opacidade dos discursos, além dos silêncios em torno dele, consistem em pontos de transformação do contexto. As concepções de prática docente também puderam ser ressignificadas. Por fim, ressaltamos que tais transformações não sejam individuais ou em microescala, mas atinjam esferas organizacionais e estruturais. Esta é histórica, é um processo, movimento, portanto, não ocorre de repente. Se o modelo de educação reprodutora atua pela manutenção do sistema, as brechas e ações contra-hegemônicas são capazes de quebrar esse ciclo. Reafirmamos, mais uma vez, que uma práxis pedagógica orientada pela perspectiva crítico-transformadora da Educação Libertadora possui esse potencial.
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Nesse aspecto, o objetivo geral do trabalho consistiu em desvelar os obstáculos e as potencialidades para o desenvolvimento de um processo de formação acadêmico-profissional de professores de ciências da natureza pautado na perspectiva freireana. Em decorrência disso, visamos aprofundar conhecimentos referentes às contribuições da perspectiva freireana para o processo de formação acadêmico-profissional dos licenciandos, voltando-se à apropriação de bases teórico-metodológicas de ensino e aprendizagem alinhadas à perspectiva freireana. Dessa maneira, a tese defendida neste projeto é a de que a concretização de uma proposta pedagógica pautada nos princípios freireanos, em uma disciplina de núcleo específico de um curso de licenciatura em ciências da natureza, pode contribuir com a apropriação de fundamentos teórico-metodológicos pelos licenciandos e docentes formadores envolvidos, no sentido de promover uma formação pautada na dialogicidade, na problematização e no compromisso com a transformação social. Para tanto, foi planejada e implementada uma proposta pedagógica orientada pela Educação Libertadora, em uma disciplina de núcleo específico (biologia vegetal) do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, da USP São Carlos. A pesquisa de natureza qualitativa contou com uma atividade didático-pedagógica, inspirada em elementos da Pesquisa Participante, aliada a múltiplos instrumentos de registro e coleta de informações tais como aplicação de questionário, diário de campo e gravação de áudio de um grupo focal, bem como à análise de arquivo voltada ao Projeto Pedagógico do Curso. O referencial teórico-metodológico adotado para esta pesquisa foi a Análise de Discurso de tradição franco-brasileira. Por meio da análise pudemos tecer as seguintes considerações. Estamos inseridos na formação ideológica da educação bancária. Dessa forma, somos acostumados com a prática antidialógica, com o cientificismo, com a avaliação punitivista e reprodutora nossa memória discursiva. Mais que isso, a própria estrutura dos cursos (ementa, carga horária, número de alunos) é organizada alinhada ao modelo bancário. Em contraposição a uma concepção bancária, os licenciandos puderam fomentar diálogos interdisciplinares, contextualização dos conhecimentos científicos, elencaram temas com potencial de problematização, possibilitada pela dialogicidade estabelecida entre os participantes. A historicidade e a inconclusão do processo formativo, bem como a incompletude e opacidade dos discursos, além dos silêncios em torno dele, consistem em pontos de transformação do contexto. As concepções de prática docente também puderam ser ressignificadas. Por fim, ressaltamos que tais transformações não sejam individuais ou em microescala, mas atinjam esferas organizacionais e estruturais. Esta é histórica, é um processo, movimento, portanto, não ocorre de repente. Se o modelo de educação reprodutora atua pela manutenção do sistema, as brechas e ações contra-hegemônicas são capazes de quebrar esse ciclo. Reafirmamos, mais uma vez, que uma práxis pedagógica orientada pela perspectiva crítico-transformadora da Educação Libertadora possui esse potencial.This research approaches the intersection of the following subjects: Freire's Liberating Education, natural sciences education, and the initial teacher training, in this area of knowledge. In this sense, our problem revolves around the clash between critical and non-critical pedagogical trends. Thus, we start from the following research question: what are the challenges and potentialities for the realization of a teaching method based on dialogue and problem- posing in the Freirean perspective, in a specific core discipline of a degree in natural sciences? In this aspect, the general objective of the research was to deepen knowledge regarding the contributions of the Freirean perspective to the process of initial science teachers training and to the permanent teacher educators training. On the one hand, we focus on the obstacles and potentialities of the proposal encountered throughout this process, from the perspective of the teacher educators. From the perspective of undergraduate students, we aim to verify the contributions in the appropriation of theoretical-methodological bases of teaching and learning aligned with the Freirean perspective. In this way, the thesis defended in this project consists of the implementation of a pedagogical program based on Freirean principles, in a specific core subject of a degree course in natural sciences, may contribute to the appropriation of specific contents and theoretical-methodological issues from undergraduates and teacher trainers involved to promote a formation process based on dialogue, problem-posing and commitment to social transformation. Therefore, a pedagogical program was planned and implemented, oriented by Liberating Education, in a specific core subject (botany) of the Exact Sciences graduation, at USP São Carlos. The qualitative research, guided by the principles of Participant Research, had instruments for recording and collecting information such as a field diary, survey, and audio recording of a focus group, and archive analysis. The theoretical-methodological framework chosen for this research was Discourse Analysis. Through the analysis we were able to make the following considerations. We are part of the ideological formation of banking education. In this way, we are used to the anti-dialogical practice, to scientism, to the punitive evaluation that reproduces our discursive memory. More than that, the structure of the courses (menu, workload, number of students) is organized in line with the banking model. As opposed to a banking conception, the undergraduates were able to foster interdisciplinary dialogues, contextualization of scientific knowledge, listed themes with potential for problematization, made possible by the dialogue established between the participants. Conceptions of teaching practice could also be re-signified. The historicity and inconclusion of the formative process, as well as the incompleteness and opacity of the discourses, in addition to the silences around it, consist of transformation points in the context. Finally, we emphasize that such transformations are not individual or on a micro scale but reach organizational and structural spheres. This is historical, it is a process, movement, therefore, it does not happen suddenly. If the reproductive education model works to maintain the system, gaps and counter-hegemonic actions can break this cycle. We reaffirm, once again, that a pedagogical praxis guided by the Liberating Education’s perspective of critical-transformation has this potential.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]Bozelli, Fernanda CátiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Pedro Neves da2023-08-02T16:42:42Z2023-08-02T16:42:42Z2023-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25009933004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-02T06:02:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250099Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-02T06:02:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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