Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Mota, Ana Beatriz Gama da [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/92234
Resumo: Este trabalho, de natureza qualitativa, caracterizado como estudo de caso, vinculado à linha de pesquisa “Infância e Educação”, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente, São Paulo, apresenta os resultados obtidos da pesquisa Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental. A preocupação central deste estudo surge a partir do momento em que se observa uma lacuna na relação entre a concepção que o professor tem de alfabetização e de letramento e suas práticas educativas na sala de aula. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar se há correlação entre as concepções teóricas e as práticas educativas de ensino em alfabetização e letramento, de uma docente do segundo ano do Ensino Fundamental, de um colégio público federal de Juiz de Fora – MG e sua prática em sala de aula. Como objetivos específicos objetivamos caracterizar a concepção docente sobre alfabetização e letramento e verificar as concepções e as práticas de ensino em alfabetização e letramento. Neste sentido, investigou-se como os pressupostos teóricos do professor influenciam o ensino da leitura e da escrita. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista e a observação das aulas deste docente em uma sala de aula com vinte e oito alunos. Os resultados mostraram que a professora diferencia alfabetização de letramento, utiliza os gêneros textuais em sala de aula para alfaletrar e, muitas vezes, para trabalhar os aspectos gramaticais, ortográficos e estruturais de um texto
id UNSP_059b985a7c6f3888bd886b3912b50cd0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92234
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamentalEducaçãoAlfabetizaçãoLetramentoPráticas educativasAlfaletramentoEducational practicesLiteracyReadingWritingEste trabalho, de natureza qualitativa, caracterizado como estudo de caso, vinculado à linha de pesquisa “Infância e Educação”, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente, São Paulo, apresenta os resultados obtidos da pesquisa Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental. A preocupação central deste estudo surge a partir do momento em que se observa uma lacuna na relação entre a concepção que o professor tem de alfabetização e de letramento e suas práticas educativas na sala de aula. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar se há correlação entre as concepções teóricas e as práticas educativas de ensino em alfabetização e letramento, de uma docente do segundo ano do Ensino Fundamental, de um colégio público federal de Juiz de Fora – MG e sua prática em sala de aula. Como objetivos específicos objetivamos caracterizar a concepção docente sobre alfabetização e letramento e verificar as concepções e as práticas de ensino em alfabetização e letramento. Neste sentido, investigou-se como os pressupostos teóricos do professor influenciam o ensino da leitura e da escrita. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista e a observação das aulas deste docente em uma sala de aula com vinte e oito alunos. Os resultados mostraram que a professora diferencia alfabetização de letramento, utiliza os gêneros textuais em sala de aula para alfaletrar e, muitas vezes, para trabalhar os aspectos gramaticais, ortográficos e estruturais de um textoThis work, qualitative in nature, characterized as a case study, linked to the research line Children and Education, at the Graduate Program in Education, Faculty of Science and Technology - FCT / UNESP, Presidente Prudente, São Paulo state, Brazil, presents the results of the project entitled: “Reading, writing and literacy: the conceptions and educational practices of a teacher of second grade of elementary school”. The central concern of this study starts from the observation that there is a gap in the relation between the concept that the teacher has about reading, writing and literacy and the educational class works. The objective of this research was to analyze the correlation between theoretical and practical class work of literacy from a teacher in the second year of elementary school, in a federal public school in Juiz de Fora - MG. The specific objectives aim to characterize the general teaching concept of reading, writing and literacy and consider its theoretical and practical teaching guidelines. In this sense, we investigated how the theoretical background of the teacher can influence reading and writing. To this end, interviews and observation of teaching classes in a classroom with twenty-eight students were used as an instrument of data collection. The results showed that the teacher considers that reading and writing are different from literacy, uses specific text genres in classroom to achieve literacy and often to work aspects of grammar, spelling and text structureUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mota, Ana Beatriz Gama da [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2011-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis154 f. : il.application/pdfMOTA, Ana Beatriz Gama da. Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental. 2011. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92234000675825mota_abg_me_prud.pdf33004129044P69778200016779533Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92234Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:06:07.539258Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
title Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
spellingShingle Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
Mota, Ana Beatriz Gama da [UNESP]
Educação
Alfabetização
Letramento
Práticas educativas
Alfaletramento
Educational practices
Literacy
Reading
Writing
title_short Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
title_full Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
title_fullStr Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
title_sort Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
author Mota, Ana Beatriz Gama da [UNESP]
author_facet Mota, Ana Beatriz Gama da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Ana Beatriz Gama da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Alfabetização
Letramento
Práticas educativas
Alfaletramento
Educational practices
Literacy
Reading
Writing
topic Educação
Alfabetização
Letramento
Práticas educativas
Alfaletramento
Educational practices
Literacy
Reading
Writing
description Este trabalho, de natureza qualitativa, caracterizado como estudo de caso, vinculado à linha de pesquisa “Infância e Educação”, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente, São Paulo, apresenta os resultados obtidos da pesquisa Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental. A preocupação central deste estudo surge a partir do momento em que se observa uma lacuna na relação entre a concepção que o professor tem de alfabetização e de letramento e suas práticas educativas na sala de aula. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar se há correlação entre as concepções teóricas e as práticas educativas de ensino em alfabetização e letramento, de uma docente do segundo ano do Ensino Fundamental, de um colégio público federal de Juiz de Fora – MG e sua prática em sala de aula. Como objetivos específicos objetivamos caracterizar a concepção docente sobre alfabetização e letramento e verificar as concepções e as práticas de ensino em alfabetização e letramento. Neste sentido, investigou-se como os pressupostos teóricos do professor influenciam o ensino da leitura e da escrita. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista e a observação das aulas deste docente em uma sala de aula com vinte e oito alunos. Os resultados mostraram que a professora diferencia alfabetização de letramento, utiliza os gêneros textuais em sala de aula para alfaletrar e, muitas vezes, para trabalhar os aspectos gramaticais, ortográficos e estruturais de um texto
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-11
2014-06-11T19:25:38Z
2014-06-11T19:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTA, Ana Beatriz Gama da. Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental. 2011. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/92234
000675825
mota_abg_me_prud.pdf
33004129044P6
9778200016779533
identifier_str_mv MOTA, Ana Beatriz Gama da. Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental. 2011. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
000675825
mota_abg_me_prud.pdf
33004129044P6
9778200016779533
url http://hdl.handle.net/11449/92234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 154 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808130252924256256