Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santos, Karin Santana dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/213921
Resumo: A Sociologia por intermédio da lei 11.684, torna-se disciplina obrigatória no ano de 2008, e, a partir de sua obrigatoriedade, é inserida no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), que é distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a todas as escolas públicas e unidades filantrópicas do Brasil. O PNLD faz parte de uma teia de relações, atuando nas dimensões pedagógicas, políticas e sociais. Tomando como ponto de partida tais dimensões, a presente pesquisa, considerando a função social do livro didático, que consiste na disseminação dos saberes historicamente acumulados e sistematizados, enseja analisar o conceito de trabalho nos livros de Sociologia aprovados pelo programa no triênio (2015-2017). O conceito de trabalho foi eleito como objeto de pesquisa por ser uma atividade que atende à premissa de ser um elemento que voga uma ação criativa, transformadora e humanizadora, que dá vida a todas às demais atividades. No entanto, mesmo sendo uma categoria ontológica, no sistema capitalista o trabalho assume uma forma alienada, é frente a este cenário que o Ensino de Sociologia surge como uma condição sui generis, no processo de desnaturalização e estranhamento dos fenômenos sociais. Para verificar de que forma se desenvolve o conceito, tomar-se-á como metodologia a análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin por ser a que mais se aproxima das necessidades pleiteadas, contando ainda, com um levantamento de dados no portal FNDE e, subsequentemente, averiguação de editais e guias didáticos que compõem o material.
id UNSP_0a9c3608e8b1fe1886edff3e9efd8869
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213921
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015)Concept of work in sociology textbooks (PNLD/2015)Ensino de sociologiaConceito trabalhoLivro didático e PNLD/sociologiaTeaching sociologyConcept of workTextbook and PNLD/sociologyA Sociologia por intermédio da lei 11.684, torna-se disciplina obrigatória no ano de 2008, e, a partir de sua obrigatoriedade, é inserida no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), que é distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a todas as escolas públicas e unidades filantrópicas do Brasil. O PNLD faz parte de uma teia de relações, atuando nas dimensões pedagógicas, políticas e sociais. Tomando como ponto de partida tais dimensões, a presente pesquisa, considerando a função social do livro didático, que consiste na disseminação dos saberes historicamente acumulados e sistematizados, enseja analisar o conceito de trabalho nos livros de Sociologia aprovados pelo programa no triênio (2015-2017). O conceito de trabalho foi eleito como objeto de pesquisa por ser uma atividade que atende à premissa de ser um elemento que voga uma ação criativa, transformadora e humanizadora, que dá vida a todas às demais atividades. No entanto, mesmo sendo uma categoria ontológica, no sistema capitalista o trabalho assume uma forma alienada, é frente a este cenário que o Ensino de Sociologia surge como uma condição sui generis, no processo de desnaturalização e estranhamento dos fenômenos sociais. Para verificar de que forma se desenvolve o conceito, tomar-se-á como metodologia a análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin por ser a que mais se aproxima das necessidades pleiteadas, contando ainda, com um levantamento de dados no portal FNDE e, subsequentemente, averiguação de editais e guias didáticos que compõem o material.Sociology, through law 11,684, becomes a compulsory subject in 2008, and, as of its obligation, it is included in the National Textbook Plan (PNLD), which is distributed by the Ministry of Education and Culture (MEC) in partnership with the National Education Development Fund (FNDE) to all public schools and philanthropic units in Brazil. The PNLD is part of a web of relationships, acting in the pedagogical, political and social dimensions. Taking such dimensions as a starting point, this research, considering the social function of the textbook, which consists of the dissemination of historically accumulated and systematized knowledge, aims to analyze the concept of work in Sociology books approved by the program in the triennium (2015-2017 ). The concept of work was chosen as the object of research because it is an activity that meets the premise of being an element that pursues a creative, transforming and humanizing action, which gives life to all other activities. However, despite being an ontological category, in the capitalist system, work takes an alienated form, it is against this scenario that the Teaching of Sociology emerges as a sui generis condition, in the process of denaturalization and estrangement of social phenomena. To verify how the concept is developed, the content analysis developed by Laurence Bardin will be taken as a methodology, as it is the closest to the claimed needs, also counting on a survey of data on the FNDE portal and, subsequently , investigation of notices and didactic guides that make up the material.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ocada, Fábio Kazuo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Karin Santana dos2021-08-09T17:44:05Z2021-08-09T17:44:05Z2021-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21392125016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-25T06:11:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213921Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-25T06:11:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015)
Concept of work in sociology textbooks (PNLD/2015)
title Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015)
spellingShingle Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015)
Santos, Karin Santana dos
Ensino de sociologia
Conceito trabalho
Livro didático e PNLD/sociologia
Teaching sociology
Concept of work
Textbook and PNLD/sociology
title_short Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015)
title_full Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015)
title_fullStr Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015)
title_full_unstemmed Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015)
title_sort Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015)
author Santos, Karin Santana dos
author_facet Santos, Karin Santana dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ocada, Fábio Kazuo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Karin Santana dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Conceito trabalho
Livro didático e PNLD/sociologia
Teaching sociology
Concept of work
Textbook and PNLD/sociology
topic Ensino de sociologia
Conceito trabalho
Livro didático e PNLD/sociologia
Teaching sociology
Concept of work
Textbook and PNLD/sociology
description A Sociologia por intermédio da lei 11.684, torna-se disciplina obrigatória no ano de 2008, e, a partir de sua obrigatoriedade, é inserida no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), que é distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a todas as escolas públicas e unidades filantrópicas do Brasil. O PNLD faz parte de uma teia de relações, atuando nas dimensões pedagógicas, políticas e sociais. Tomando como ponto de partida tais dimensões, a presente pesquisa, considerando a função social do livro didático, que consiste na disseminação dos saberes historicamente acumulados e sistematizados, enseja analisar o conceito de trabalho nos livros de Sociologia aprovados pelo programa no triênio (2015-2017). O conceito de trabalho foi eleito como objeto de pesquisa por ser uma atividade que atende à premissa de ser um elemento que voga uma ação criativa, transformadora e humanizadora, que dá vida a todas às demais atividades. No entanto, mesmo sendo uma categoria ontológica, no sistema capitalista o trabalho assume uma forma alienada, é frente a este cenário que o Ensino de Sociologia surge como uma condição sui generis, no processo de desnaturalização e estranhamento dos fenômenos sociais. Para verificar de que forma se desenvolve o conceito, tomar-se-á como metodologia a análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin por ser a que mais se aproxima das necessidades pleiteadas, contando ainda, com um levantamento de dados no portal FNDE e, subsequentemente, averiguação de editais e guias didáticos que compõem o material.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-09T17:44:05Z
2021-08-09T17:44:05Z
2021-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/213921
25016016039P8
url http://hdl.handle.net/11449/213921
identifier_str_mv 25016016039P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790959267741696