Efeito da melatonina no sono e comportamento em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Ano de defesa: | 2023 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Link de acesso: | https://hdl.handle.net/11449/251433 |
Resumo: | Introdução: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que apresenta a tríade de sintomas: hiperatividade, déficit de atenção e impulsividade. Problemas de sono são muito frequentes em crianças com TDAH e podem agravar problemas cognitivos e comportamentais. Os distúrbios de sono (DS) podem ter causa multifatorial, incluindo alterações em genes e neurotransmissores do sistema de temporização circadiano e hormônios como a melatonina. Quando baixos níveis são detectados, a suplementação com melatonina pode ser indicada para melhora da qualidade do sono e consequente melhora do comportamento, atenção e memória. No TDAH os resultados ainda são incipientes com a necessidade de dados mais completos em que se investigue os níveis de melatonina endógeno, sua relação com DS e efeitos do tratamento com melatonina no sono e no comportamento. Objetivos: Avaliar o conteúdo de melatonina, e caracterizar os distúrbios de sono e o comportamento antes e após o tratamento com melatonina em crianças com TDAH. Métodos: O conteúdo de melatonina salivar foi avaliado em crianças de seis a 14 anos de idade com diagnóstico de TDAH e crianças com desenvolvimento típico (DT) por meio do método ELISA. A presença de distúrbios de sono foi avaliada em crianças com TDAH por meio da Escala de Distúrbios de Sono para Crianças (EDSC) e por actigrafia, e o comportamento foi investigado por meio do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), antes e após o tratamento com placebo seguido por melatonina (3mg). Resultados: O conteúdo noturno de melatonina do grupo TDAH (11,65[5,4-21,9]) foi menor que o do grupo DT (16,91[12,9-25,63]) (p< 0,05). Este conteúdo apresentou relação com o distúrbio de sonolência excessiva diurna. Houve diminuição dos escores da sonolência excessiva diurna (SED), distúrbio de início e manutenção do sono (DIMS), distúrbio de transição sono-vigília (DTSV) e no escore total da EDSC após tratamento com melatonina. Conclusões: Crianças com TDAH apresentaram menor conteúdo noturno de melatonina em comparação com as crianças com desenvolvimento típico. Houve melhora neste distúrbio, assim como em outros parâmetros da qualidade do sono após o tratamento com melatonina. O quadro comportamental apresentou melhora quanto a hiperatividade, problemas de relacionamento com os colegas e comportamento pró-social após o tratamento com melatonina. |
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Efeito da melatonina no sono e comportamento em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividadeEffect of melatonin on sleep and behavior in children with attention deficit disorder with hyperactivityTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeMelatoninaCiclo Sono-vigíliaNeurodesenvolvimentoComportamentoAttention deficit hyperactivity disorderMelatoninSleep-wake cycleNeurodevelopmentBehaviorIntrodução: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que apresenta a tríade de sintomas: hiperatividade, déficit de atenção e impulsividade. Problemas de sono são muito frequentes em crianças com TDAH e podem agravar problemas cognitivos e comportamentais. Os distúrbios de sono (DS) podem ter causa multifatorial, incluindo alterações em genes e neurotransmissores do sistema de temporização circadiano e hormônios como a melatonina. Quando baixos níveis são detectados, a suplementação com melatonina pode ser indicada para melhora da qualidade do sono e consequente melhora do comportamento, atenção e memória. No TDAH os resultados ainda são incipientes com a necessidade de dados mais completos em que se investigue os níveis de melatonina endógeno, sua relação com DS e efeitos do tratamento com melatonina no sono e no comportamento. Objetivos: Avaliar o conteúdo de melatonina, e caracterizar os distúrbios de sono e o comportamento antes e após o tratamento com melatonina em crianças com TDAH. Métodos: O conteúdo de melatonina salivar foi avaliado em crianças de seis a 14 anos de idade com diagnóstico de TDAH e crianças com desenvolvimento típico (DT) por meio do método ELISA. A presença de distúrbios de sono foi avaliada em crianças com TDAH por meio da Escala de Distúrbios de Sono para Crianças (EDSC) e por actigrafia, e o comportamento foi investigado por meio do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), antes e após o tratamento com placebo seguido por melatonina (3mg). Resultados: O conteúdo noturno de melatonina do grupo TDAH (11,65[5,4-21,9]) foi menor que o do grupo DT (16,91[12,9-25,63]) (p< 0,05). Este conteúdo apresentou relação com o distúrbio de sonolência excessiva diurna. Houve diminuição dos escores da sonolência excessiva diurna (SED), distúrbio de início e manutenção do sono (DIMS), distúrbio de transição sono-vigília (DTSV) e no escore total da EDSC após tratamento com melatonina. Conclusões: Crianças com TDAH apresentaram menor conteúdo noturno de melatonina em comparação com as crianças com desenvolvimento típico. Houve melhora neste distúrbio, assim como em outros parâmetros da qualidade do sono após o tratamento com melatonina. O quadro comportamental apresentou melhora quanto a hiperatividade, problemas de relacionamento com os colegas e comportamento pró-social após o tratamento com melatonina.Introduction: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental disorder characterized by a triad of symptoms: hyperactivity, attention deficit, and impulsivity. Sleep problems are highly prevalent in this population and can exacerbate cognitive and behavioral issues. Sleep disorders (SD) can have a multifactorial cause, including alterations in genes and neurotransmitters of the circadian timing system and hormones like melatonin. When low levels are detected, melatonin supplementation may be indicated to improve sleep quality and subsequently enhance behavior, attention, and memory. In ADHD, results are still preliminary, with a need for more comprehensive data to investigate endogenous melatonin levels, their relationship with SD, and the effects of melatonin treatment on sleep and behavior. Objectives: To evaluate melatonin content and characterize sleep disorders and behavior before and after melatonin treatment in children with ADHD. Methods: Salivary melatonin content was assessed in children aged seven to 14 years with a diagnosis of ADHD and typically developing (TD) children using the ELISA method. The presence of sleep disorders in children with ADHD was evaluated using the Sleep Disturbance Scale for Children (SDSC) and actigraphy, and behavior was assessed using the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) before and after treatment with placebo followed by melatonin (3mg). Results: The nighttime melatonin content in the ADHD group (11,65[5,4-21,9]) was lower than the nighttime content in the TD group (16,91[12,9-25,63]) (p< 0.05). This content was related to excessive daytime sleepiness disorder. There was a decrease in scores for SED, DIMS, DTSV, and the total score of the SDSC after melatonin treatment. Conclusions: Children with ADHD exhibited lower nighttime melatonin content compared to typically developing children. There was an improvement in this disorder, as well as in other parameters of sleep quality after melatonin treatment. Behavioral issues, including hyperactivity, peer relationship problems, and prosocial behavior, improved after melatonin treatment. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinato, Luciana [UNESP]Souza, Ana Luiza Decanini Miranda de2023-11-23T13:14:56Z2023-11-23T13:14:56Z2023-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Ana Luiza Decanini Miranda de. Efeito da melatonina no sono e comportamento em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. 2023. Tese (Doutorado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25143333004110045P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T18:14:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251433Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-08-13T18:14:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Introdução: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que apresenta a tríade de sintomas: hiperatividade, déficit de atenção e impulsividade. Problemas de sono são muito frequentes em crianças com TDAH e podem agravar problemas cognitivos e comportamentais. Os distúrbios de sono (DS) podem ter causa multifatorial, incluindo alterações em genes e neurotransmissores do sistema de temporização circadiano e hormônios como a melatonina. Quando baixos níveis são detectados, a suplementação com melatonina pode ser indicada para melhora da qualidade do sono e consequente melhora do comportamento, atenção e memória. No TDAH os resultados ainda são incipientes com a necessidade de dados mais completos em que se investigue os níveis de melatonina endógeno, sua relação com DS e efeitos do tratamento com melatonina no sono e no comportamento. Objetivos: Avaliar o conteúdo de melatonina, e caracterizar os distúrbios de sono e o comportamento antes e após o tratamento com melatonina em crianças com TDAH. Métodos: O conteúdo de melatonina salivar foi avaliado em crianças de seis a 14 anos de idade com diagnóstico de TDAH e crianças com desenvolvimento típico (DT) por meio do método ELISA. A presença de distúrbios de sono foi avaliada em crianças com TDAH por meio da Escala de Distúrbios de Sono para Crianças (EDSC) e por actigrafia, e o comportamento foi investigado por meio do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), antes e após o tratamento com placebo seguido por melatonina (3mg). Resultados: O conteúdo noturno de melatonina do grupo TDAH (11,65[5,4-21,9]) foi menor que o do grupo DT (16,91[12,9-25,63]) (p< 0,05). Este conteúdo apresentou relação com o distúrbio de sonolência excessiva diurna. Houve diminuição dos escores da sonolência excessiva diurna (SED), distúrbio de início e manutenção do sono (DIMS), distúrbio de transição sono-vigília (DTSV) e no escore total da EDSC após tratamento com melatonina. Conclusões: Crianças com TDAH apresentaram menor conteúdo noturno de melatonina em comparação com as crianças com desenvolvimento típico. Houve melhora neste distúrbio, assim como em outros parâmetros da qualidade do sono após o tratamento com melatonina. O quadro comportamental apresentou melhora quanto a hiperatividade, problemas de relacionamento com os colegas e comportamento pró-social após o tratamento com melatonina. |
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