O uso dos dispositivos móveis e da internet como parte da cultura escolar de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lopes, Eduarda Escila Ferreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/154311
Resumo: O trabalho aqui apresentado é composto por estudos teóricos e empíricos com o objetivo de investigar a interferência da cultura digital no processo educacional de estudantes de cursos superiores. Considera-se a premissa de que a cada dia é maior a presença de dispositivos móveis e da internet como recursos para a vida escolar. No nível superior, a tecnologia digital torna-se cada vez mais presente como recurso das atividades acadêmicas e como resultado de uma cultura digital da sociedade atual. É proposta deste trabalho estudar o conceito de cultura, cultura digital e cultura escolar e em uma segunda etapa, serão revisados aspectos do desenvolvimento dos meios de comunicação e seus impactos até a compreensão da contemporaneidade com a presença dos dispositivos móveis. Como procedimento teórico-metodológico, a pesquisa está ancorada em diferentes autores que tematizaram as questões das práticas e da cultura escolar, como Marilena Chauí, Pierre Bourdieu, Pierre Levy, Raymond Williams, Roger Chartier, Anne Marie Chartier, Bernard Lahire, Marsall McLuhan, Melvin Defleur, Peter Burke, Asa Briggs, entre outros. O trabalho apresenta também estudos sobre a evolução do ensino superior no Brasil frente à expansão provocada por políticas públicas. São analisados dados da expansão em universidades públicas e privadas, assim como dados relativos aos cursos de graduação pesquisados. No presente estudo, também são abordados os preâmbulos da pesquisa empírica, composta por duas fases de investigação, sendo uma de caráter quantitativo e, outra, qualitativo. São apresentados, por fim, os resultados e uma análise das entrevistas com universitários dos cursos de Pedagogia, Biologia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design Digital de uma instituição de ensino pública e uma particular da cidade de Araraquara, no interior do estado de São Paulo.
id UNSP_0f9bd369cf809ed8501130f6b6a0e262
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154311
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O uso dos dispositivos móveis e da internet como parte da cultura escolar de estudantes universitáriosThe use of mobile devices and the internet as part of the school culture of university studentsCultura escolarCultura digitalPráticas culturaisEducaçãoNível superiorSchool cultureDigital cultureCultureEducationUniversity graduateO trabalho aqui apresentado é composto por estudos teóricos e empíricos com o objetivo de investigar a interferência da cultura digital no processo educacional de estudantes de cursos superiores. Considera-se a premissa de que a cada dia é maior a presença de dispositivos móveis e da internet como recursos para a vida escolar. No nível superior, a tecnologia digital torna-se cada vez mais presente como recurso das atividades acadêmicas e como resultado de uma cultura digital da sociedade atual. É proposta deste trabalho estudar o conceito de cultura, cultura digital e cultura escolar e em uma segunda etapa, serão revisados aspectos do desenvolvimento dos meios de comunicação e seus impactos até a compreensão da contemporaneidade com a presença dos dispositivos móveis. Como procedimento teórico-metodológico, a pesquisa está ancorada em diferentes autores que tematizaram as questões das práticas e da cultura escolar, como Marilena Chauí, Pierre Bourdieu, Pierre Levy, Raymond Williams, Roger Chartier, Anne Marie Chartier, Bernard Lahire, Marsall McLuhan, Melvin Defleur, Peter Burke, Asa Briggs, entre outros. O trabalho apresenta também estudos sobre a evolução do ensino superior no Brasil frente à expansão provocada por políticas públicas. São analisados dados da expansão em universidades públicas e privadas, assim como dados relativos aos cursos de graduação pesquisados. No presente estudo, também são abordados os preâmbulos da pesquisa empírica, composta por duas fases de investigação, sendo uma de caráter quantitativo e, outra, qualitativo. São apresentados, por fim, os resultados e uma análise das entrevistas com universitários dos cursos de Pedagogia, Biologia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design Digital de uma instituição de ensino pública e uma particular da cidade de Araraquara, no interior do estado de São Paulo.The work presented here is based on the development of studies about culture, school culture and digital culture and will present the first notes on theoretical reflections. It considers the premise that the presence of mobile devices and the internet as a resource for school life is increasing every day. At the higher level, digital technology becomes more and more present as a resource for academic activities and as a result of a digital culture of today’s society. The purpose of this study is to review the theoretical issues involved in the process that will lead us to identify the changes in the daily life of the school culture, taking into account the use of mobile devices, the Internet and social networks by university students. In a second moment, aspects of communication means and its impact will be revisited on the comprehension about contemporaneity with presence of mobile devices. As a theoretical-methodological procedure, the research is anchored in different authors who have studied the issues of school practices and culture, such as Marilena Chauí, Pierre Bourdieu, Pierre Levy, Raymond Williams, Roger Chartier, Anne Marie Chartier, Bernard Lahire, Marsall McLuhan, Melvin Defleur, Peter Burke, Asa Briggs and others. This work presents also studies about the evolution of higher education in Brazil with regard to expansion on public and private universities, as well as data about the graduate courses researched. In the present study, will be approached the preambles of empirical research, formed by interviews with Pedagogy, Biology, Marketing and Advertising, Journalism and Digital Design students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Eduarda Escila Ferreira2018-06-20T12:26:27Z2018-06-20T12:26:27Z2018-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15431100090531533004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-27T06:23:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154311Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-27T06:23:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso dos dispositivos móveis e da internet como parte da cultura escolar de estudantes universitários
The use of mobile devices and the internet as part of the school culture of university students
title O uso dos dispositivos móveis e da internet como parte da cultura escolar de estudantes universitários
spellingShingle O uso dos dispositivos móveis e da internet como parte da cultura escolar de estudantes universitários
Lopes, Eduarda Escila Ferreira
Cultura escolar
Cultura digital
Práticas culturais
Educação
Nível superior
School culture
Digital culture
Culture
Education
University graduate
title_short O uso dos dispositivos móveis e da internet como parte da cultura escolar de estudantes universitários
title_full O uso dos dispositivos móveis e da internet como parte da cultura escolar de estudantes universitários
title_fullStr O uso dos dispositivos móveis e da internet como parte da cultura escolar de estudantes universitários
title_full_unstemmed O uso dos dispositivos móveis e da internet como parte da cultura escolar de estudantes universitários
title_sort O uso dos dispositivos móveis e da internet como parte da cultura escolar de estudantes universitários
author Lopes, Eduarda Escila Ferreira
author_facet Lopes, Eduarda Escila Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Eduarda Escila Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura escolar
Cultura digital
Práticas culturais
Educação
Nível superior
School culture
Digital culture
Culture
Education
University graduate
topic Cultura escolar
Cultura digital
Práticas culturais
Educação
Nível superior
School culture
Digital culture
Culture
Education
University graduate
description O trabalho aqui apresentado é composto por estudos teóricos e empíricos com o objetivo de investigar a interferência da cultura digital no processo educacional de estudantes de cursos superiores. Considera-se a premissa de que a cada dia é maior a presença de dispositivos móveis e da internet como recursos para a vida escolar. No nível superior, a tecnologia digital torna-se cada vez mais presente como recurso das atividades acadêmicas e como resultado de uma cultura digital da sociedade atual. É proposta deste trabalho estudar o conceito de cultura, cultura digital e cultura escolar e em uma segunda etapa, serão revisados aspectos do desenvolvimento dos meios de comunicação e seus impactos até a compreensão da contemporaneidade com a presença dos dispositivos móveis. Como procedimento teórico-metodológico, a pesquisa está ancorada em diferentes autores que tematizaram as questões das práticas e da cultura escolar, como Marilena Chauí, Pierre Bourdieu, Pierre Levy, Raymond Williams, Roger Chartier, Anne Marie Chartier, Bernard Lahire, Marsall McLuhan, Melvin Defleur, Peter Burke, Asa Briggs, entre outros. O trabalho apresenta também estudos sobre a evolução do ensino superior no Brasil frente à expansão provocada por políticas públicas. São analisados dados da expansão em universidades públicas e privadas, assim como dados relativos aos cursos de graduação pesquisados. No presente estudo, também são abordados os preâmbulos da pesquisa empírica, composta por duas fases de investigação, sendo uma de caráter quantitativo e, outra, qualitativo. São apresentados, por fim, os resultados e uma análise das entrevistas com universitários dos cursos de Pedagogia, Biologia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design Digital de uma instituição de ensino pública e uma particular da cidade de Araraquara, no interior do estado de São Paulo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-20T12:26:27Z
2018-06-20T12:26:27Z
2018-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154311
000905315
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/154311
identifier_str_mv 000905315
33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965726404870144