Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquest

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Gouvea, Simone Aparecida Silva [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/91096
Resumo: Nesta dissertação abordamos questões concernentes à formação inicial de professores de Matemática, a partir da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e de idéias relacionadas à necessidade de uma Educação Financeira para todos. Neste sentido, nosso objetivo foi investigar as contribuições que surgem à prática pedagógica dos licenciandos em Matemática quando constroem e aplicam WebQuests sob o contexto da Matemática Financeira. Para tanto, um curso de Extensão sobre construção de WebQuests foi oferecido aos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESP de Rio Claro - SP, os quais, posteriormente, utilizaram as WebQuests construídas como material didático durante o Estágio Supervisionado (prática docente) que realizaram junto a uma escola pública de Rio Claro, SP. O curso de Extensão, assim como toda a investigação aqui apresentada, foi desenvolvido tendo por base a teoria de aprendizagem construcionista. Além disso, nos embasamos em trabalhos que tratam da formação inicial docente, em especial, do professor de Matemática, e também, da importância da Educação Financeira na vida das pessoas. Baseados no estudo realizado, cremos que a partir do momento que os licenciandos vivenciarem uma formação inicial diferenciada, que privilegie também o uso das TIC na Educação, além dos conteúdos específicos, estaremos formando professores mais propensos a usarem as TIC em sua prática docente, de forma a propor a seus alunos situações nas quais eles terão que criar, discutir e refletir sobre suas ações.
id UNSP_1383545ec714ef4870458242d6163673
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91096
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquestProfessores - FormaçãoMatematica financeiraTecnologias de informação e comunicaçãoEducação financeiraFinancial mathematicsFinancial educationNesta dissertação abordamos questões concernentes à formação inicial de professores de Matemática, a partir da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e de idéias relacionadas à necessidade de uma Educação Financeira para todos. Neste sentido, nosso objetivo foi investigar as contribuições que surgem à prática pedagógica dos licenciandos em Matemática quando constroem e aplicam WebQuests sob o contexto da Matemática Financeira. Para tanto, um curso de Extensão sobre construção de WebQuests foi oferecido aos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESP de Rio Claro - SP, os quais, posteriormente, utilizaram as WebQuests construídas como material didático durante o Estágio Supervisionado (prática docente) que realizaram junto a uma escola pública de Rio Claro, SP. O curso de Extensão, assim como toda a investigação aqui apresentada, foi desenvolvido tendo por base a teoria de aprendizagem construcionista. Além disso, nos embasamos em trabalhos que tratam da formação inicial docente, em especial, do professor de Matemática, e também, da importância da Educação Financeira na vida das pessoas. Baseados no estudo realizado, cremos que a partir do momento que os licenciandos vivenciarem uma formação inicial diferenciada, que privilegie também o uso das TIC na Educação, além dos conteúdos específicos, estaremos formando professores mais propensos a usarem as TIC em sua prática docente, de forma a propor a seus alunos situações nas quais eles terão que criar, discutir e refletir sobre suas ações.In this dissertation we accosted concerning questions to the inicial formation of the Mathematics teachers, starting from the incorporation of theTechnologies of Information and Communication (TIC) and of ideas related to the need of a Financial Education for all. In this sense, our objective was to investigate the contributions that appear to the pedagogic practice of the graduates in Mathematics when they build and they apply WebQuests about the context of the Financial Mathematics. For so much, a course of Extension about construction of WebQuests was offered to the students of the Degree Course in Mathematics of UNESP, Rio Claro - SP, the ones which, later, they used WebQuests built as didactic material during the Supervised Apprenticeship (teaching practice) that accomplished a public school of Rio Claro, SP. The course of Extension, as well as all the investigation here presented, it was developed having for base the theory of learning construcionista. Besides, ourselves based in works that treat of the teaching initial formation, especially, of the Mathematics teachers, and also, of the importance of the Financial Education in the people's life. Based on the accomplished study, we believe that starting from the moment that the graduates live a differentiated initial formation, that it also privileges the use of TIC in the Education, besides the specific contents, we will be forming teachers more prone to use TIC in his educational practice, in way to propose to their students situations in which they will have to create, to discuss and to contemplate about their actions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gouvea, Simone Aparecida Silva [UNESP]2014-06-11T19:24:53Z2014-06-11T19:24:53Z2006-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvii, 167 f. : il., fots.application/pdfGOUVEA, Simone Aparecida Silva. Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquest. 2006. vii, 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.http://hdl.handle.net/11449/91096000475065gouvea_sas_me_rcla.pdf33004137031P759905907537718565990590753771856Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-13T06:32:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91096Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:50:00.467540Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquest
title Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquest
spellingShingle Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquest
Gouvea, Simone Aparecida Silva [UNESP]
Professores - Formação
Matematica financeira
Tecnologias de informação e comunicação
Educação financeira
Financial mathematics
Financial education
title_short Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquest
title_full Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquest
title_fullStr Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquest
title_full_unstemmed Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquest
title_sort Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquest
author Gouvea, Simone Aparecida Silva [UNESP]
author_facet Gouvea, Simone Aparecida Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouvea, Simone Aparecida Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Matematica financeira
Tecnologias de informação e comunicação
Educação financeira
Financial mathematics
Financial education
topic Professores - Formação
Matematica financeira
Tecnologias de informação e comunicação
Educação financeira
Financial mathematics
Financial education
description Nesta dissertação abordamos questões concernentes à formação inicial de professores de Matemática, a partir da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e de idéias relacionadas à necessidade de uma Educação Financeira para todos. Neste sentido, nosso objetivo foi investigar as contribuições que surgem à prática pedagógica dos licenciandos em Matemática quando constroem e aplicam WebQuests sob o contexto da Matemática Financeira. Para tanto, um curso de Extensão sobre construção de WebQuests foi oferecido aos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESP de Rio Claro - SP, os quais, posteriormente, utilizaram as WebQuests construídas como material didático durante o Estágio Supervisionado (prática docente) que realizaram junto a uma escola pública de Rio Claro, SP. O curso de Extensão, assim como toda a investigação aqui apresentada, foi desenvolvido tendo por base a teoria de aprendizagem construcionista. Além disso, nos embasamos em trabalhos que tratam da formação inicial docente, em especial, do professor de Matemática, e também, da importância da Educação Financeira na vida das pessoas. Baseados no estudo realizado, cremos que a partir do momento que os licenciandos vivenciarem uma formação inicial diferenciada, que privilegie também o uso das TIC na Educação, além dos conteúdos específicos, estaremos formando professores mais propensos a usarem as TIC em sua prática docente, de forma a propor a seus alunos situações nas quais eles terão que criar, discutir e refletir sobre suas ações.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-07-06
2014-06-11T19:24:53Z
2014-06-11T19:24:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOUVEA, Simone Aparecida Silva. Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquest. 2006. vii, 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/91096
000475065
gouvea_sas_me_rcla.pdf
33004137031P7
5990590753771856
5990590753771856
identifier_str_mv GOUVEA, Simone Aparecida Silva. Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática financeira: construção e aplicação de webquest. 2006. vii, 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
000475065
gouvea_sas_me_rcla.pdf
33004137031P7
5990590753771856
url http://hdl.handle.net/11449/91096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vii, 167 f. : il., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808130347965087744