Perceber-se professor de matemática com tecnologia no movimento de forma/ação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Batista, Carolina Cordeiro [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/215834
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o professor de matemática se percebe sendo professor com tecnologia. Para a produção dos dados, um grupo de formação foi constituído com três professores de matemática de uma escola de Tempo Integral da rede pública estadual, vinculada à Diretoria de Ensino do Município de Guaratinguetá, São Paulo. Para a condução das ações junto ao grupo, orientamo-nos por uma prática de formação nomeada de estudo de aula, articulando-a à concepção fenomenológica da forma/ação. Durante o período de um ano e meio (início do 2º semestre de 2018 ao final do 2º semestre de 2019), reunimo-nos com o grupo para estudar práticas de ensino em uma perspectiva de exploração e investigação matemática com uma tecnologia eleita pelo grupo, o software GeoGebra. Nesses encontros foram planejadas aulas com seis temas diferentes. Após o planejamento, as aulas foram ministradas por um membro do grupo e acompanhadas pelos demais professores e pela pesquisadora. As aulas foram filmadas para a elaboração de vídeos com recortes de situações que possibilitavam discutir as ações dos alunos. Esses vídeos foram assistidos pelos professores para que pudessem analisar a experiência vivida. As discussões dos encontros em que os professores definiram os temas, planejaram e analisaram as aulas foram filmadas e transcritas, constituindo-se na descrição da experiência vivida, um texto que se abriu à análise e à interpretação da pesquisadora. Assumindo a postura fenomenológica na condução da pesquisa, o fenômeno perceber-se sendo professor com tecnologia pôde ser compreendido segundo a atenção (dada) ao fazer do aluno e a mudança de postura do professor, as categorias de análise evidenciadas no movimento interpretativo. Na discussão das categorias mostra-se que, atento ao fazer do aluno, o professor se volta para o movimento do corpo com a tecnologia e se abre, pela empatia, à escuta do que “dizem” seus gestos, falas, escrita, modos diversos de expressão. Nessa escuta compreende como o aluno atribui significado ao que vê na tela do computador e identifica possibilidades para mobilizar ações de ensino. A mudança de postura do professor se mostra no movimento de aprender e de ensinar. Querendo aprender para ensinar, o professor se dá conta de que as práticas que vinha realizando com a tecnologia não favoreciam a constituição de conhecimento do aluno. Voltando-se para a experiência vivida ao ensinar, identifica atitudes que não contribuem para a constituição de conhecimento do aluno e, ao se dar conta de si, busca construir modos de ser professor com tecnologia.
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Durante o período de um ano e meio (início do 2º semestre de 2018 ao final do 2º semestre de 2019), reunimo-nos com o grupo para estudar práticas de ensino em uma perspectiva de exploração e investigação matemática com uma tecnologia eleita pelo grupo, o software GeoGebra. Nesses encontros foram planejadas aulas com seis temas diferentes. Após o planejamento, as aulas foram ministradas por um membro do grupo e acompanhadas pelos demais professores e pela pesquisadora. As aulas foram filmadas para a elaboração de vídeos com recortes de situações que possibilitavam discutir as ações dos alunos. Esses vídeos foram assistidos pelos professores para que pudessem analisar a experiência vivida. As discussões dos encontros em que os professores definiram os temas, planejaram e analisaram as aulas foram filmadas e transcritas, constituindo-se na descrição da experiência vivida, um texto que se abriu à análise e à interpretação da pesquisadora. Assumindo a postura fenomenológica na condução da pesquisa, o fenômeno perceber-se sendo professor com tecnologia pôde ser compreendido segundo a atenção (dada) ao fazer do aluno e a mudança de postura do professor, as categorias de análise evidenciadas no movimento interpretativo. Na discussão das categorias mostra-se que, atento ao fazer do aluno, o professor se volta para o movimento do corpo com a tecnologia e se abre, pela empatia, à escuta do que “dizem” seus gestos, falas, escrita, modos diversos de expressão. Nessa escuta compreende como o aluno atribui significado ao que vê na tela do computador e identifica possibilidades para mobilizar ações de ensino. A mudança de postura do professor se mostra no movimento de aprender e de ensinar. Querendo aprender para ensinar, o professor se dá conta de que as práticas que vinha realizando com a tecnologia não favoreciam a constituição de conhecimento do aluno. Voltando-se para a experiência vivida ao ensinar, identifica atitudes que não contribuem para a constituição de conhecimento do aluno e, ao se dar conta de si, busca construir modos de ser professor com tecnologia.This research aims to investigate how the mathematics teacher perceives himself as a teacher with technology. To produce the research data, a formation group was formed with three mathematics teachers from a full-time public school, linked to the Education Board from the city of Guaratinguetá, in São Paulo state. In order to carry out actions with the group, we were guided by a formation practice called lesson study, articulating it to the phenomenological conception of form/action. During the period of a year and a half (from the beginning of the 2nd semester of 2018 to the end of the 2nd semester of 2019), we met with the group to study teaching practices in a mathematical exploration and investigation perspective with a technology, the GeoGebra software. In these meetings, classes with six different themes were planned. After planning, the classes were taught by a member of the group and accompanied by the other professors and the researcher. The classes were filmed to prepare videos with clippings of situations that made it possible to discuss the students' actions. These videos were watched by the teachers so that they could analyze the lived experience. The discussions of the meetings in which the teachers defined the themes, planned and analyzed the classes were filmed and transcribed, constituting in the lived experience description, a text that was open to the researcher's analysis and interpretation. Assuming the phenomenological posture in conducting the research, the phenomenon perceiving oneself as a teacher with technology could be understood according to the attention (given) to the student's actions and in the teacher's change of posture, the categories of analysis evidenced in the interpretive movement. In the discussion of the categories, it is shown that, attentive to the student's actions, the teacher turns to the movement of the body with technology and is open, through empathy, to listening to what "say" their gestures, speech, writing, diverse modes of expression. In this listening, he understands how the student attributes meaning to what he sees on the computer screen and identifies possibilities to mobilize teaching actions. The change in the teacher's posture is shown in the movement of learning and teaching. Wanting to learn in order to teach, the teacher realizes that the practices he had been carrying out with technology did not support the constitution of student knowledge. Turning to the experience lived while teaching, he identifies attitudes that do not contribute to the constitution of student knowledge and, when realizing himself, he seeks to build ways of being a teacher with technology.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batista, Carolina Cordeiro [UNESP]2022-01-11T16:48:55Z2022-01-11T16:48:55Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21583433004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-15T06:14:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215834Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-15T06:14:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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