O tempo sagrado do Império: história e religião na obra do Cônego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro
Ano de defesa: | 2012 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/93233 |
Resumo: | Este trabalho pretende investigar alguns traços da concepção de história veiculada pelos compêndios destinados à formação da infância no Brasil imperial. Analisando as obras escritas pelo cônego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro (1825-1876) – impressos largamente utilizados nas escolas primárias, secundárias e normais entre os anos 1860 e 1880 –, pretende-se indicar de que modo as narrativas de história do cônego apresentavam aos jovens engenhos um tempo histórico para o Império, fundamentando as virtudes do governo do presente. Ao organizar fatos, datas e “grandes homens” em lições destinadas especificamente ao ensino da infância, as obras de Fernandes Pinheiro diluem a escrita da história em uma narrativa cujo enredo é orientado pela centralidade da religião na civilização do trópico (com a narrativa situada numa temporalidade, não raro, marcada pela interferência da Providência no curso dos eventos), construindo o tempo histórico na projeção de uma origem virtuosa que se desdobra como um continuum no presente imperial necessário para o governo moral e político de uma nação. Trata-se, também, de articular a escrita da história do cônego com os traços estruturais do processo de construção do saber escolar por meio da gradativa formação de uma cultura escolar à luz do papel fundamental desempenhado pela cultura letrada dos impressos nas salas de aula do Império |
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O tempo sagrado do Império: história e religião na obra do Cônego Joaquim Caetano Fernandes PinheiroReligião - HistóriaEnsino religiosoEducação - HistoriaBrasil Historia Imperio 1822-1889Brazil - Religion - HistoryEste trabalho pretende investigar alguns traços da concepção de história veiculada pelos compêndios destinados à formação da infância no Brasil imperial. Analisando as obras escritas pelo cônego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro (1825-1876) – impressos largamente utilizados nas escolas primárias, secundárias e normais entre os anos 1860 e 1880 –, pretende-se indicar de que modo as narrativas de história do cônego apresentavam aos jovens engenhos um tempo histórico para o Império, fundamentando as virtudes do governo do presente. Ao organizar fatos, datas e “grandes homens” em lições destinadas especificamente ao ensino da infância, as obras de Fernandes Pinheiro diluem a escrita da história em uma narrativa cujo enredo é orientado pela centralidade da religião na civilização do trópico (com a narrativa situada numa temporalidade, não raro, marcada pela interferência da Providência no curso dos eventos), construindo o tempo histórico na projeção de uma origem virtuosa que se desdobra como um continuum no presente imperial necessário para o governo moral e político de uma nação. Trata-se, também, de articular a escrita da história do cônego com os traços estruturais do processo de construção do saber escolar por meio da gradativa formação de uma cultura escolar à luz do papel fundamental desempenhado pela cultura letrada dos impressos nas salas de aula do ImpérioThe research intends to investigate some aspects concerning the conception of history in nineteenth-century Brazilian textbooks by analyzing the works of canon Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro (Rio de Janeiro, 1825 – Rio de Janeiro, 1876) – books widely distributed to schools between the early 1860s and the late 1880s. This work aims to point out how Fernandes Pinheiro’s narratives of history presented to the children and young students a historical time for Brazilian Empire by justifying the virtues of the government of the present. Canon Fernandes Pinheiro’s narratives, by organizing dates, facts and the “great men”, compose a writing of history based upon the major role played by religion for the civilization in the tropics (with a temporality sometimes guided by the presence of the Providence in the course of events) – conception that implies the formation of historical time in the projection of a virtuous origin which takes the Imperial present as a continuum, a necessary phase (justified by history) for the moral and political government of the nationCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manoel, Ivan Aparecido [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Narita, Felipe Ziotti [UNESP]2014-06-11T19:26:21Z2014-06-11T19:26:21Z2012-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169 f. : il. , tabs.application/pdfNARITA, Felipe Ziotti. O tempo sagrado do Império: história e religião na obra do Cônego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro. 2012. 169 f. : il. , tabs. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2012.http://hdl.handle.net/11449/93233000696420narita_fz_me_fran.pdf33004072013P00396594852479175Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-19T06:09:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93233Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-19T06:09:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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