Faces do feminino em As Horas, de Michael Cunningham

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Martins, Laís Rodrigues Alves [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/154863
Resumo: A arte pós-moderna caracteriza-se, segundo a teórica literária canadense Linda Hutcheon, por promover uma revisita e uma revisão crítica de textos e demais manifestações discursivas do passado, e por transpô-los a novos cenários e lhes conferir renovados vieses e nuances. A narrativa As Horas (The Hours, 1998), de autoria do norte-americano Michael Cunningham (1952 --), pode ser tomada como representante dessa estética, posto que se vale, tanto estrutural quanto tematicamente, de Mrs. Dalloway (1925), um dos romances canônicos do modernismo em língua inglesa, e produção de destaque em meio ao opus literário de Virginia Woolf (1882 – 1941), para sua composição. Intenta-se, no presente trabalho, promover uma análise do livro As Horas, objetivando investigar, sobretudo, como se articulam as representações do feminino na supracitada obra; para tanto, recorre-se a teorias e críticas feministas anglo-americanas e a pressupostos teóricos relativos à ficção pós-moderna. Procura-se salientar, ainda, a emergência do espólio crítico-literário woolfiano — enfatizando, principalmente, sua escrita ensaística e suas concepções feministas — na contemporaneidade.
id UNSP_18ea2dbafa0917c1b9919efb0920419e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154863
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Faces do feminino em As Horas, de Michael CunninghamFaces of the feminine in The Hours, by Michael CunninghamPós-ModernismoFeminismoVirginia WoolfVirginia WoolfRepresentações do femininoPostmodernismFeminismRepresentations of the feminineThe hoursA arte pós-moderna caracteriza-se, segundo a teórica literária canadense Linda Hutcheon, por promover uma revisita e uma revisão crítica de textos e demais manifestações discursivas do passado, e por transpô-los a novos cenários e lhes conferir renovados vieses e nuances. A narrativa As Horas (The Hours, 1998), de autoria do norte-americano Michael Cunningham (1952 --), pode ser tomada como representante dessa estética, posto que se vale, tanto estrutural quanto tematicamente, de Mrs. Dalloway (1925), um dos romances canônicos do modernismo em língua inglesa, e produção de destaque em meio ao opus literário de Virginia Woolf (1882 – 1941), para sua composição. Intenta-se, no presente trabalho, promover uma análise do livro As Horas, objetivando investigar, sobretudo, como se articulam as representações do feminino na supracitada obra; para tanto, recorre-se a teorias e críticas feministas anglo-americanas e a pressupostos teóricos relativos à ficção pós-moderna. Procura-se salientar, ainda, a emergência do espólio crítico-literário woolfiano — enfatizando, principalmente, sua escrita ensaística e suas concepções feministas — na contemporaneidade.The postmodern art is characterized, accordingly to the Canadian literary theorist Linda Hutcheon, by the revision and critical evaluation of texts and other discursive manifestations of the past, and by their transposition to new scenarios, in which they gain renewed signification. The narrative The Hours (1998), from the North-American writer Michael Cunningham (1952 --), can be seen as a representative of this aesthetic, since it recalls both structurally and thematically the novel Mrs. Dalloway (1925), one of the seminal works of modernism written in English, and prominent production amid the literary opus of Virginia Woolf (1882 - 1941), for its composition. In the present work, we intend to analyze the book The Hours, aiming to investigate, above all, how the representations of the feminine are articulated in the aforementioned work, and, to this end, we depart from Anglo-American feminist theories, as well as critiques and theoretical discussions about postmodern fiction. It is also intended to highlight the emergence of the Woolfian critical-literary collection — emphasizing, mainly, her essayist production and her feminist conceptions — in contemporaneity.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)133881/2016-4Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Aparecido Donizete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Laís Rodrigues Alves [UNESP]2018-08-15T16:47:13Z2018-08-15T16:47:13Z2018-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15486300090695033004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-07T06:20:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154863Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-07T06:20:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Faces do feminino em As Horas, de Michael Cunningham
Faces of the feminine in The Hours, by Michael Cunningham
title Faces do feminino em As Horas, de Michael Cunningham
spellingShingle Faces do feminino em As Horas, de Michael Cunningham
Martins, Laís Rodrigues Alves [UNESP]
Pós-Modernismo
Feminismo
Virginia Woolf
Virginia Woolf
Representações do feminino
Postmodernism
Feminism
Representations of the feminine
The hours
title_short Faces do feminino em As Horas, de Michael Cunningham
title_full Faces do feminino em As Horas, de Michael Cunningham
title_fullStr Faces do feminino em As Horas, de Michael Cunningham
title_full_unstemmed Faces do feminino em As Horas, de Michael Cunningham
title_sort Faces do feminino em As Horas, de Michael Cunningham
author Martins, Laís Rodrigues Alves [UNESP]
author_facet Martins, Laís Rodrigues Alves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossi, Aparecido Donizete [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Laís Rodrigues Alves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-Modernismo
Feminismo
Virginia Woolf
Virginia Woolf
Representações do feminino
Postmodernism
Feminism
Representations of the feminine
The hours
topic Pós-Modernismo
Feminismo
Virginia Woolf
Virginia Woolf
Representações do feminino
Postmodernism
Feminism
Representations of the feminine
The hours
description A arte pós-moderna caracteriza-se, segundo a teórica literária canadense Linda Hutcheon, por promover uma revisita e uma revisão crítica de textos e demais manifestações discursivas do passado, e por transpô-los a novos cenários e lhes conferir renovados vieses e nuances. A narrativa As Horas (The Hours, 1998), de autoria do norte-americano Michael Cunningham (1952 --), pode ser tomada como representante dessa estética, posto que se vale, tanto estrutural quanto tematicamente, de Mrs. Dalloway (1925), um dos romances canônicos do modernismo em língua inglesa, e produção de destaque em meio ao opus literário de Virginia Woolf (1882 – 1941), para sua composição. Intenta-se, no presente trabalho, promover uma análise do livro As Horas, objetivando investigar, sobretudo, como se articulam as representações do feminino na supracitada obra; para tanto, recorre-se a teorias e críticas feministas anglo-americanas e a pressupostos teóricos relativos à ficção pós-moderna. Procura-se salientar, ainda, a emergência do espólio crítico-literário woolfiano — enfatizando, principalmente, sua escrita ensaística e suas concepções feministas — na contemporaneidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-15T16:47:13Z
2018-08-15T16:47:13Z
2018-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154863
000906950
33004030016P0
url http://hdl.handle.net/11449/154863
identifier_str_mv 000906950
33004030016P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401263573073920