Entre escutas, descobertas e perplexidades: contribuições de abordagens narrativas no tratamento de temas sociais contemporâneos em um curso de licenciatura em matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Gutzlaf, Taís Fernanda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/238587
Resumo: Esta pesquisa é parte integrante dos interesses da linha de pesquisa História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção do Grupo História Oral e Educação Matemática – GHOEM, cujo objetivo principal é elaborar, intervir e analisar estratégias alternativas para a formação de professores que ensinam matemática considerando, dentre tais estratégias, a História Oral (HO) e, mais amplamente, as narrativas sobre a escola e a Educação (Matemática). Vinculam-se, assim, nessa linha, intervenção e investigação. Nesta perspectiva, investigar e analisar as potencialidades da HO como abordagem pedagógica para o ensino de história da Educação Matemática na formação de professores de Matemática foi o objetivo desta pesquisa. Para tanto, buscou-se analisar estratégias elaboradas e aplicadas por meio de uma intervenção junto à disciplina “História e Sociologia da Educação: Questões da Educação Matemática” oferecida no curso de Licenciatura em Matemática da Unesp – Rio Claro/SP. O registro dessa intervenção se deu por meio de filmagens e registros escritos os quais serviram de apoio para a preparação de entrevistas com os estudantes e professora da disciplina sobre as possibilidades e potencialidades dessa abordagem. Nesse sentido, a HO teve uma dupla função, foi utilizada como uma das estratégias pedagógicas na intervenção proposta – e, também, como metodologia de pesquisa, conduzindo a produção dos dados de nossa investigação. Além da intervenção envolvendo a HO, durante a disciplina foram trabalhadas outras formas narrativas na apresentação e discussão de alguns tópicos de seu conteúdo programático. Em nossa análise, visamos tecer compreensões sobre quais problematizações, discussões e engajamentos essas estratégias possibilitaram durante a referida disciplina, ao focar seus objetivos. É com base nas experiências vivenciadas na disciplina que as discussões e os resultados sinalizam contribuições para a formação de professores (de Matemática), de um modo geral, e, particularmente, para o ensino da história da Educação Matemática.
id UNSP_191a155b516ebc6d8edd86bd9344ba3c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238587
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Entre escutas, descobertas e perplexidades: contribuições de abordagens narrativas no tratamento de temas sociais contemporâneos em um curso de licenciatura em matemáticaBetween listening, discoveries and perplexities: contributions of narrative approaches in the treatment of contemporary social issues in a degree course in mathematicsEducação matemáticaFormação de professoresHistória oralHistória da educação matemáticaNarrativasMathematics educationTeacher trainingOral historyHistory of mathematics educationNarrativesEsta pesquisa é parte integrante dos interesses da linha de pesquisa História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção do Grupo História Oral e Educação Matemática – GHOEM, cujo objetivo principal é elaborar, intervir e analisar estratégias alternativas para a formação de professores que ensinam matemática considerando, dentre tais estratégias, a História Oral (HO) e, mais amplamente, as narrativas sobre a escola e a Educação (Matemática). Vinculam-se, assim, nessa linha, intervenção e investigação. Nesta perspectiva, investigar e analisar as potencialidades da HO como abordagem pedagógica para o ensino de história da Educação Matemática na formação de professores de Matemática foi o objetivo desta pesquisa. Para tanto, buscou-se analisar estratégias elaboradas e aplicadas por meio de uma intervenção junto à disciplina “História e Sociologia da Educação: Questões da Educação Matemática” oferecida no curso de Licenciatura em Matemática da Unesp – Rio Claro/SP. O registro dessa intervenção se deu por meio de filmagens e registros escritos os quais serviram de apoio para a preparação de entrevistas com os estudantes e professora da disciplina sobre as possibilidades e potencialidades dessa abordagem. Nesse sentido, a HO teve uma dupla função, foi utilizada como uma das estratégias pedagógicas na intervenção proposta – e, também, como metodologia de pesquisa, conduzindo a produção dos dados de nossa investigação. Além da intervenção envolvendo a HO, durante a disciplina foram trabalhadas outras formas narrativas na apresentação e discussão de alguns tópicos de seu conteúdo programático. Em nossa análise, visamos tecer compreensões sobre quais problematizações, discussões e engajamentos essas estratégias possibilitaram durante a referida disciplina, ao focar seus objetivos. É com base nas experiências vivenciadas na disciplina que as discussões e os resultados sinalizam contribuições para a formação de professores (de Matemática), de um modo geral, e, particularmente, para o ensino da história da Educação Matemática.This research is an integral part of the research line Oral History, Narratives and Teacher Education: research and intervention of the Oral History and Mathematics Education Group - GHOEM, whose main objective is to elaborate, intervene and analyze alternative strategies for the formation of teachers who teach mathematics considering, among these strategies, Oral History (HO) and, more broadly, narratives about school and Education (Mathematics). Thus, in this line, intervention and investigation are linked. In this perspective, investigating and analyzing the potential of HO as a pedagogical approach for teaching the history of Mathematics Education in the formation of Mathematics teachers was the objective of this research. To this end, we sought to analyze strategies developed and applied through an intervention in the discipline “History and Sociology of Education: Issues in Mathematics Education” offered in the Mathematics Degree course at Unesp – Rio Claro/SP. The recording of this intervention took place through filming and written records which served as support for the preparation of interviews with the students and teacher of the subject on the possibilities and potential of this approach. In this sense, the HO had a double function, it was used as one of the pedagogical strategies in the proposed intervention – and also as a research methodology, leading to the production of data for our investigation. In addition to the intervention involving HO, during the discipline other narrative forms were worked on in the presentation and discussion of some topics of its syllabus. In our analysis, we aimed to weave understandings about what problematizations, discussions and engagements these strategies made possible during the referred discipline, by focusing on its objectives. It is based on the experiences lived in the discipline that the discussions and results signal contributions to the training of teachers (of Mathematics), in general, and, particularly, to the teaching of the history of Mathematics Education.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Heloísa da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gutzlaf, Taís Fernanda2023-01-06T11:56:02Z2023-01-06T11:56:02Z2022-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23858733004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-22T06:09:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238587Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-22T06:09:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre escutas, descobertas e perplexidades: contribuições de abordagens narrativas no tratamento de temas sociais contemporâneos em um curso de licenciatura em matemática
Between listening, discoveries and perplexities: contributions of narrative approaches in the treatment of contemporary social issues in a degree course in mathematics
title Entre escutas, descobertas e perplexidades: contribuições de abordagens narrativas no tratamento de temas sociais contemporâneos em um curso de licenciatura em matemática
spellingShingle Entre escutas, descobertas e perplexidades: contribuições de abordagens narrativas no tratamento de temas sociais contemporâneos em um curso de licenciatura em matemática
Gutzlaf, Taís Fernanda
Educação matemática
Formação de professores
História oral
História da educação matemática
Narrativas
Mathematics education
Teacher training
Oral history
History of mathematics education
Narratives
title_short Entre escutas, descobertas e perplexidades: contribuições de abordagens narrativas no tratamento de temas sociais contemporâneos em um curso de licenciatura em matemática
title_full Entre escutas, descobertas e perplexidades: contribuições de abordagens narrativas no tratamento de temas sociais contemporâneos em um curso de licenciatura em matemática
title_fullStr Entre escutas, descobertas e perplexidades: contribuições de abordagens narrativas no tratamento de temas sociais contemporâneos em um curso de licenciatura em matemática
title_full_unstemmed Entre escutas, descobertas e perplexidades: contribuições de abordagens narrativas no tratamento de temas sociais contemporâneos em um curso de licenciatura em matemática
title_sort Entre escutas, descobertas e perplexidades: contribuições de abordagens narrativas no tratamento de temas sociais contemporâneos em um curso de licenciatura em matemática
author Gutzlaf, Taís Fernanda
author_facet Gutzlaf, Taís Fernanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Heloísa da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutzlaf, Taís Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Formação de professores
História oral
História da educação matemática
Narrativas
Mathematics education
Teacher training
Oral history
History of mathematics education
Narratives
topic Educação matemática
Formação de professores
História oral
História da educação matemática
Narrativas
Mathematics education
Teacher training
Oral history
History of mathematics education
Narratives
description Esta pesquisa é parte integrante dos interesses da linha de pesquisa História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção do Grupo História Oral e Educação Matemática – GHOEM, cujo objetivo principal é elaborar, intervir e analisar estratégias alternativas para a formação de professores que ensinam matemática considerando, dentre tais estratégias, a História Oral (HO) e, mais amplamente, as narrativas sobre a escola e a Educação (Matemática). Vinculam-se, assim, nessa linha, intervenção e investigação. Nesta perspectiva, investigar e analisar as potencialidades da HO como abordagem pedagógica para o ensino de história da Educação Matemática na formação de professores de Matemática foi o objetivo desta pesquisa. Para tanto, buscou-se analisar estratégias elaboradas e aplicadas por meio de uma intervenção junto à disciplina “História e Sociologia da Educação: Questões da Educação Matemática” oferecida no curso de Licenciatura em Matemática da Unesp – Rio Claro/SP. O registro dessa intervenção se deu por meio de filmagens e registros escritos os quais serviram de apoio para a preparação de entrevistas com os estudantes e professora da disciplina sobre as possibilidades e potencialidades dessa abordagem. Nesse sentido, a HO teve uma dupla função, foi utilizada como uma das estratégias pedagógicas na intervenção proposta – e, também, como metodologia de pesquisa, conduzindo a produção dos dados de nossa investigação. Além da intervenção envolvendo a HO, durante a disciplina foram trabalhadas outras formas narrativas na apresentação e discussão de alguns tópicos de seu conteúdo programático. Em nossa análise, visamos tecer compreensões sobre quais problematizações, discussões e engajamentos essas estratégias possibilitaram durante a referida disciplina, ao focar seus objetivos. É com base nas experiências vivenciadas na disciplina que as discussões e os resultados sinalizam contribuições para a formação de professores (de Matemática), de um modo geral, e, particularmente, para o ensino da história da Educação Matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24
2023-01-06T11:56:02Z
2023-01-06T11:56:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238587
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/238587
identifier_str_mv 33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800400963188555776