Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz”

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Quaresma, Renata Pires
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/243522
Resumo: Um aspecto fundamental para se garantir a boa experiência do usuário em aplicações de software é a usabilidade. No entanto, a literatura sobre usabilidade em aplicações educacionais aponta que os critérios convencionais utilizados para a avaliar a usabilidade de sistemas digitais não são suficientes para atender aos requisitos de um sistema voltado para o ensino e aprendizagem. Assim surgiu o conceito de usabilidade pedagógica, para tratar de questões que podem afetar a qualidade da experiência de uso nesse contexto específico. Este trabalho teve como objetivo sintetizar um conjunto de diretrizes de usabilidade pedagógica que possam contribuir de forma significativa para experiências digitais de aprendizagem centradas no usuário. Para o desenvolvimento desse conjunto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a fim de identificar princípios, atributos, diretrizes ou recomendações, considerados relevantes para o projeto de aplicações voltadas à aprendizagem digital. Os resultados deste estudo poderão servir como ferramenta de apoio ao diagnóstico de problemas de usabilidade pedagógica em aplicações educacionais, subsidiando o desenvolvimento de futuras aplicações, bem como contribuir para a ampliação do conhecimento existente sobre o tema.
id UNSP_1bb8549b06018d738b5516c335dee434
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243522
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz”Pedagogical usability guidelines for digital learning experiences: a support framework for the design of user-centered educational applicationsUsabilidade PedagógicaExperiência do usuárioAprendizagem digitalFrameworkPedagogical usabilityUser experienceDigital learningUm aspecto fundamental para se garantir a boa experiência do usuário em aplicações de software é a usabilidade. No entanto, a literatura sobre usabilidade em aplicações educacionais aponta que os critérios convencionais utilizados para a avaliar a usabilidade de sistemas digitais não são suficientes para atender aos requisitos de um sistema voltado para o ensino e aprendizagem. Assim surgiu o conceito de usabilidade pedagógica, para tratar de questões que podem afetar a qualidade da experiência de uso nesse contexto específico. Este trabalho teve como objetivo sintetizar um conjunto de diretrizes de usabilidade pedagógica que possam contribuir de forma significativa para experiências digitais de aprendizagem centradas no usuário. Para o desenvolvimento desse conjunto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a fim de identificar princípios, atributos, diretrizes ou recomendações, considerados relevantes para o projeto de aplicações voltadas à aprendizagem digital. Os resultados deste estudo poderão servir como ferramenta de apoio ao diagnóstico de problemas de usabilidade pedagógica em aplicações educacionais, subsidiando o desenvolvimento de futuras aplicações, bem como contribuir para a ampliação do conhecimento existente sobre o tema.A fundamental aspect to ensure a good user experience in software applications is usability. However, the literature on usability in educational applications points out that the conventional criteria used to evaluate the usability of digital systems are insufficient to meet the requirements of a system focused on teaching and learning. Thus, the concept of pedagogical usability emerged to address issues affecting the quality of the user experience in this specific context. This study aimed to synthesize a set of pedagogical usability guidelines that can contribute significantly to user-centered digital learning experiences. To develop this set, a systematic literature review was conducted to identify principles, attributes, guidelines, or recommendations considered relevant for the design of applications aimed at digital learning. The results of this study can serve as a tool to support the diagnosis of pedagogical usability problems in educational applications, supporting the development of future applications, as well as contributing to the expansion of existing knowledge on the subjectUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Quaresma, Renata Pires2023-05-19T17:23:23Z2023-05-19T17:23:23Z2023-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24352233004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243522Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:54:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz”
Pedagogical usability guidelines for digital learning experiences: a support framework for the design of user-centered educational applications
title Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz”
spellingShingle Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz”
Quaresma, Renata Pires
Usabilidade Pedagógica
Experiência do usuário
Aprendizagem digital
Framework
Pedagogical usability
User experience
Digital learning
title_short Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz”
title_full Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz”
title_fullStr Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz”
title_full_unstemmed Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz”
title_sort Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz”
author Quaresma, Renata Pires
author_facet Quaresma, Renata Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma, Renata Pires
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Usabilidade Pedagógica
Experiência do usuário
Aprendizagem digital
Framework
Pedagogical usability
User experience
Digital learning
topic Usabilidade Pedagógica
Experiência do usuário
Aprendizagem digital
Framework
Pedagogical usability
User experience
Digital learning
description Um aspecto fundamental para se garantir a boa experiência do usuário em aplicações de software é a usabilidade. No entanto, a literatura sobre usabilidade em aplicações educacionais aponta que os critérios convencionais utilizados para a avaliar a usabilidade de sistemas digitais não são suficientes para atender aos requisitos de um sistema voltado para o ensino e aprendizagem. Assim surgiu o conceito de usabilidade pedagógica, para tratar de questões que podem afetar a qualidade da experiência de uso nesse contexto específico. Este trabalho teve como objetivo sintetizar um conjunto de diretrizes de usabilidade pedagógica que possam contribuir de forma significativa para experiências digitais de aprendizagem centradas no usuário. Para o desenvolvimento desse conjunto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a fim de identificar princípios, atributos, diretrizes ou recomendações, considerados relevantes para o projeto de aplicações voltadas à aprendizagem digital. Os resultados deste estudo poderão servir como ferramenta de apoio ao diagnóstico de problemas de usabilidade pedagógica em aplicações educacionais, subsidiando o desenvolvimento de futuras aplicações, bem como contribuir para a ampliação do conhecimento existente sobre o tema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-19T17:23:23Z
2023-05-19T17:23:23Z
2023-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243522
33004056088P9
url http://hdl.handle.net/11449/243522
identifier_str_mv 33004056088P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401177806897152