Comunicação e educação ambiental: uma análise de conteúdo da revista XXI Ciência para a Vida da Embrapa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Santos, Fábio Freitas dos [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/150769
Resumo: A presente pesquisa analisou o conteúdo de educação ambiental divulgado pela XXI – Ciência para Vida, revista de divulgação científica publicada pela Embrapa. Para tanto, a pesquisa fez uso de duas áreas de conhecimento que se inter-relacionam: Comunicação e Educação Ambiental. Pelo caráter particular da pesquisa, a mesma se desenvolveu por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Para a verificação da análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo, apoiada em Bardin. Os resultados permitiram constatar que a concepção de educação ambiental, apresenta a predominância das correntes mais tradicionais e uma visão comportamentalista de meio ambiente, sendo uma concepção tecnicista e alinhada à ideologia da modernização conservadora da agricultura. Com base no levantamento das concepções acerca de meio ambiente e educação ambiental, foi possível identificar os temas de educação ambiental presentes nos conteúdos da revista. Nesse contexto, a dimensão didático-pedagógica dos processos comunicativos associados às questões socioambientais pode contribuir por meio de experiências que vinculam estratégias e meios de comunicação enquanto instrumento de apoio às práticas e valores da Educação Ambiental.
id UNSP_1c7d890fec2f6c4e1f6aaac06d95258b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150769
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Comunicação e educação ambiental: uma análise de conteúdo da revista XXI Ciência para a Vida da EmbrapaCommunication and environmental education: a content analysis of the XXI Science for Life magazine of EmbrapaEducação ambientalComunicação ambientalRevista organizacionalEmbrapaA presente pesquisa analisou o conteúdo de educação ambiental divulgado pela XXI – Ciência para Vida, revista de divulgação científica publicada pela Embrapa. Para tanto, a pesquisa fez uso de duas áreas de conhecimento que se inter-relacionam: Comunicação e Educação Ambiental. Pelo caráter particular da pesquisa, a mesma se desenvolveu por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Para a verificação da análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo, apoiada em Bardin. Os resultados permitiram constatar que a concepção de educação ambiental, apresenta a predominância das correntes mais tradicionais e uma visão comportamentalista de meio ambiente, sendo uma concepção tecnicista e alinhada à ideologia da modernização conservadora da agricultura. Com base no levantamento das concepções acerca de meio ambiente e educação ambiental, foi possível identificar os temas de educação ambiental presentes nos conteúdos da revista. Nesse contexto, a dimensão didático-pedagógica dos processos comunicativos associados às questões socioambientais pode contribuir por meio de experiências que vinculam estratégias e meios de comunicação enquanto instrumento de apoio às práticas e valores da Educação Ambiental.The present research analyzed the contents of the environmental education published by XXI - Science for Life, a journal of scientific dissemination by Embrapa. Therefore, a research on the use of two interrelated areas of knowledge: communication and environmental education. Because of the particular nature of the research, it has developed through bibliographical and documentary research. For the analysis of the data analysis was used the content analysis, supported in Bardin. The results showed that the conception of environmental education in its majority the traditional current and the vision and environment conservative or behavioralist. Based on the survey of the conceptions about environment and environmental education it was possible to identify the themes of environmental education present in the contents of the journal. In this context, the didactic-pedagogical dimension of the communicative processes associated with socio-environmental issues can contribute through experiences that link strategies and means of communication as an instrument to support the practices and values of Environmental Education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morales, Angélica Góis [UNESP]Bernardo, Cristiane Hengler Corrêa [UNESP]Moraes, Nelson Russo de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Fábio Freitas dos [UNESP]2017-05-31T13:48:55Z2017-05-31T13:48:55Z2017-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15076900088682133004188001P8670847142070284892835399537570120000-0002-9957-7437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:08:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150769Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-13T06:08:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e educação ambiental: uma análise de conteúdo da revista XXI Ciência para a Vida da Embrapa
Communication and environmental education: a content analysis of the XXI Science for Life magazine of Embrapa
title Comunicação e educação ambiental: uma análise de conteúdo da revista XXI Ciência para a Vida da Embrapa
spellingShingle Comunicação e educação ambiental: uma análise de conteúdo da revista XXI Ciência para a Vida da Embrapa
Santos, Fábio Freitas dos [UNESP]
Educação ambiental
Comunicação ambiental
Revista organizacional
Embrapa
title_short Comunicação e educação ambiental: uma análise de conteúdo da revista XXI Ciência para a Vida da Embrapa
title_full Comunicação e educação ambiental: uma análise de conteúdo da revista XXI Ciência para a Vida da Embrapa
title_fullStr Comunicação e educação ambiental: uma análise de conteúdo da revista XXI Ciência para a Vida da Embrapa
title_full_unstemmed Comunicação e educação ambiental: uma análise de conteúdo da revista XXI Ciência para a Vida da Embrapa
title_sort Comunicação e educação ambiental: uma análise de conteúdo da revista XXI Ciência para a Vida da Embrapa
author Santos, Fábio Freitas dos [UNESP]
author_facet Santos, Fábio Freitas dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morales, Angélica Góis [UNESP]
Bernardo, Cristiane Hengler Corrêa [UNESP]
Moraes, Nelson Russo de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fábio Freitas dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Comunicação ambiental
Revista organizacional
Embrapa
topic Educação ambiental
Comunicação ambiental
Revista organizacional
Embrapa
description A presente pesquisa analisou o conteúdo de educação ambiental divulgado pela XXI – Ciência para Vida, revista de divulgação científica publicada pela Embrapa. Para tanto, a pesquisa fez uso de duas áreas de conhecimento que se inter-relacionam: Comunicação e Educação Ambiental. Pelo caráter particular da pesquisa, a mesma se desenvolveu por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Para a verificação da análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo, apoiada em Bardin. Os resultados permitiram constatar que a concepção de educação ambiental, apresenta a predominância das correntes mais tradicionais e uma visão comportamentalista de meio ambiente, sendo uma concepção tecnicista e alinhada à ideologia da modernização conservadora da agricultura. Com base no levantamento das concepções acerca de meio ambiente e educação ambiental, foi possível identificar os temas de educação ambiental presentes nos conteúdos da revista. Nesse contexto, a dimensão didático-pedagógica dos processos comunicativos associados às questões socioambientais pode contribuir por meio de experiências que vinculam estratégias e meios de comunicação enquanto instrumento de apoio às práticas e valores da Educação Ambiental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31T13:48:55Z
2017-05-31T13:48:55Z
2017-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150769
000886821
33004188001P8
6708471420702848
9283539953757012
0000-0002-9957-7437
url http://hdl.handle.net/11449/150769
identifier_str_mv 000886821
33004188001P8
6708471420702848
9283539953757012
0000-0002-9957-7437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401110368780288