Pelas trilhas do teatro épico-dialético: coletando fragmentos sobre Bertolt Brecht e 'A compra do latão'

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Bianchi, Mariana Sapienza [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/238998
Resumo: Este trabalho apresenta, em perspectiva histórica, o conjunto de textos A compra do latão (Der Messingkauf), de Bertolt Brecht. O autor dedicou-se à escrita desse material entre, pelo menos, 1939 e 1955, buscando apresentar e debater os principais pressupostos que organizavam sua práxis teatral, em escritos que reúnem excertos de diálogos, discursos, poemas, exercícios atorais e pequenos comentários. Neste trabalho, buscamos relacionar os principais conceitos do teatro épico-dialético ali debatidos e as diferentes etapas de trabalho do autor na obra; entre aproximações e distanciamentos quanto à escrita do material, iremos relacionar Der Messingkauf com a trajetória do autor e suas produções, assim como com o contexto histórico. Ainda, buscamos verificar como A compra do latão apresenta elementos do exílio de Brecht e, após o retorno à Alemanha, como o autor demonstra que pretendia superar, dialeticamente, o conjunto de textos produzido. Para tanto, nos dedicamos, no primeiro capítulo, à apresentação da trajetória de Brecht, a relação com seu contexto histórico e os experimentos de teatro épico, realizados entre os anos de 1918 e 1938. A seguir, no capítulo seguinte, são traçadas algumas relações entre A compra do latão e os percursos de Brecht no período compreendido entre 1939 e 1956, tanto em relação a suas obras quanto a seus deslocamentos durante o exílio e o posterior retorno à Alemanha Oriental. Por fim, no último capítulo, são comentadas três diferentes questões a partir do objeto de estudo desta dissertação: primeiro, a experiência do exílio de Brecht e sua relação com a produção de A compra do latão; a seguir, a proposta de superação do autor quanto ao termo “teatro épico” e o esforço em enfatizar o método dialético no seu teatro; e, por fim, a encenação do conjunto de textos pelo Berliner Ensemble, em Berlim Oriental em 1963, além de um breve comentário sobre a encenação paulistana realizada pela Companhia do Latão. A partir deste percurso, pudemos verificar que A compra do latão não apenas contém pontos centrais para o debate práxico a respeito dos pressupostos do teatro brechtiano, como também oferece elementos para a compreensão da constelação das inúmeras e tão diversas produções de Brecht.
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Neste trabalho, buscamos relacionar os principais conceitos do teatro épico-dialético ali debatidos e as diferentes etapas de trabalho do autor na obra; entre aproximações e distanciamentos quanto à escrita do material, iremos relacionar Der Messingkauf com a trajetória do autor e suas produções, assim como com o contexto histórico. Ainda, buscamos verificar como A compra do latão apresenta elementos do exílio de Brecht e, após o retorno à Alemanha, como o autor demonstra que pretendia superar, dialeticamente, o conjunto de textos produzido. Para tanto, nos dedicamos, no primeiro capítulo, à apresentação da trajetória de Brecht, a relação com seu contexto histórico e os experimentos de teatro épico, realizados entre os anos de 1918 e 1938. A seguir, no capítulo seguinte, são traçadas algumas relações entre A compra do latão e os percursos de Brecht no período compreendido entre 1939 e 1956, tanto em relação a suas obras quanto a seus deslocamentos durante o exílio e o posterior retorno à Alemanha Oriental. Por fim, no último capítulo, são comentadas três diferentes questões a partir do objeto de estudo desta dissertação: primeiro, a experiência do exílio de Brecht e sua relação com a produção de A compra do latão; a seguir, a proposta de superação do autor quanto ao termo “teatro épico” e o esforço em enfatizar o método dialético no seu teatro; e, por fim, a encenação do conjunto de textos pelo Berliner Ensemble, em Berlim Oriental em 1963, além de um breve comentário sobre a encenação paulistana realizada pela Companhia do Latão. A partir deste percurso, pudemos verificar que A compra do latão não apenas contém pontos centrais para o debate práxico a respeito dos pressupostos do teatro brechtiano, como também oferece elementos para a compreensão da constelação das inúmeras e tão diversas produções de Brecht.This work presents, in a historical perspective, Bertolt Brecht's set of texts called Buying brass (also known as Der Messingkauf Dialogues). The author dedicated himself to writing this material between, at least, 1939 to 1955, and in it he sought to present and debate the main assumptions that organized his theatrical praxis. During the period in which he dedicated himself to writing Buying brass, Brecht sometimes intensively produced new materials and, in others, he left this project entirely aside. In this work, we seek to relate the main concepts of epic-dialectical theater discussed in Buying brass and each new stage of work, between approximations and distances, with the author's own trajectory and his productions, as well as with the historical context in which he was inserted. Still, we seek to verify to what extent Buying brass presents elements of Brecht's exile and, after his return to Germany, how the author himself offers clues that he intended to dialectically surpass the set of texts. In order to do so, in the first chapter, we focus on the presentation of Brecht's trajectory, the relationship with his historical context and the epic theater experiments, carried out between 1918 and 1938. Then, in the following chapter, some relationships are traced between Buying Brass and Brecht's routes in the period between 1939 and 1956, both in relation to his works and his displacements during his exile and his subsequent return to East Germany. Finally, in the last chapter, three different issues are discussed based on the object of study of this dissertation: first, the experience of Brecht's exile and its relationship with the production of Buying Brass; then, the author's proposal to overcome the term “epic theater” and the effort to emphasize the dialectical method in his theater; and, finally, the staging of this brechtian production by the Berliner Ensemble, in East Berlin in 1963, besides a brief commentary on the brazilian performance by the theater group Companhia do Latão. Throughout this research, we could verify that Buying brass not only contains central points for the praxic debate about the assumptions of the Brechtian theater, but also offers elements for understanding the constellation of the innumerable and diverse productions of Brecht.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88882.429619/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romano, Lucia Regina Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bianchi, Mariana Sapienza [UNESP]2023-01-26T12:12:51Z2023-01-26T12:12:51Z2021-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23899833004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:11:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238998Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-16T06:11:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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