Lirismo, tradição e autorreflexividade crítica na poesia de Paulo Henriques Britto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Alencar, Rosana Nunes [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/138226
Resumo: Empreendemos, nesta pesquisa, um estudo crítico-analítico da produção poética que compreende os livros Liturgia da matéria, Mínima lírica, Trovar claro, Macau, Tarde e Formas do nada, de Paulo Henriques Britto, observando a relação entre o lirismo contemporâneo e o lirismo constituído pelas tradições clássico-renascentista, romântica e moderna. A hipótese é a de que para esse poeta existe um incômodo, ou seja, um mal-estar, quando a questão é o lirismo contemporâneo. A produção poética de Britto, configurada nos seis livros que publicou ao longo de 30 anos de carreira, coloca-se como autorreflexiva, questionando a sua natureza e a sua função em meio a uma época saturada de projetos, em tese, finalizados, haja vista já ter sido anunciado o fim da modernidade e o das utopias disseminadas pelas vanguardas europeias e pelo modernismo brasileiro. Seja no modo de ser da linguagem, seja na escolha de temas, seja na organização formal, investigamos nessa produção poética a constituição do lirismo na contemporaneidade que, por sua vez, retorna à modernidade, do final do século XIX e início do século XX, e retorna também ao soneto com o intuito de promover uma discussão norteada pelo uso das formas poéticas. Depreendemos, do estudo realizado, que o lirismo de Britto se constitui das leituras que faz, dos poetas que traduz, das discussões que propõe a partir das formas fixas e livres, enfim, da autorreflexividade crítica. Aliada a essa experiência poética, inserem-se possibilidades que priorizam o “aqui e agora”. Lemos, nesse “aqui e agora”, a manifestação de traços da literatura contemporânea, que vão desde o modo como o poeta se posiciona no seu presente à modulação que realiza do passado. A sua poesia demanda um trabalho de recolocar questões e, ao fazê-lo, altera o cenário por onde transita. Do ponto de vista teórico-crítico, fundamentam esta pesquisa concepções de estudiosos como Hugo Friedrich, Michel Hamburguer, Alfonso Berardinelli, Octavio Paz, Michel Collot, Gottfried Benn, Marcos Siscar, Arlenice Almeida da Silva e Célia Pedrosa.
id UNSP_1dacf8506f68a050e54a4e917e7d37db
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138226
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Lirismo, tradição e autorreflexividade crítica na poesia de Paulo Henriques BrittoLyricism, tradition and critical self-reflexivity in Paulo Henriques Britto’s poetryPoesia brasileira contemporâneaLirismoSonetoPaulo Henriques BrittoContemporary Brazilian poetryLyricismSonnetEmpreendemos, nesta pesquisa, um estudo crítico-analítico da produção poética que compreende os livros Liturgia da matéria, Mínima lírica, Trovar claro, Macau, Tarde e Formas do nada, de Paulo Henriques Britto, observando a relação entre o lirismo contemporâneo e o lirismo constituído pelas tradições clássico-renascentista, romântica e moderna. A hipótese é a de que para esse poeta existe um incômodo, ou seja, um mal-estar, quando a questão é o lirismo contemporâneo. A produção poética de Britto, configurada nos seis livros que publicou ao longo de 30 anos de carreira, coloca-se como autorreflexiva, questionando a sua natureza e a sua função em meio a uma época saturada de projetos, em tese, finalizados, haja vista já ter sido anunciado o fim da modernidade e o das utopias disseminadas pelas vanguardas europeias e pelo modernismo brasileiro. Seja no modo de ser da linguagem, seja na escolha de temas, seja na organização formal, investigamos nessa produção poética a constituição do lirismo na contemporaneidade que, por sua vez, retorna à modernidade, do final do século XIX e início do século XX, e retorna também ao soneto com o intuito de promover uma discussão norteada pelo uso das formas poéticas. Depreendemos, do estudo realizado, que o lirismo de Britto se constitui das leituras que faz, dos poetas que traduz, das discussões que propõe a partir das formas fixas e livres, enfim, da autorreflexividade crítica. Aliada a essa experiência poética, inserem-se possibilidades que priorizam o “aqui e agora”. Lemos, nesse “aqui e agora”, a manifestação de traços da literatura contemporânea, que vão desde o modo como o poeta se posiciona no seu presente à modulação que realiza do passado. A sua poesia demanda um trabalho de recolocar questões e, ao fazê-lo, altera o cenário por onde transita. Do ponto de vista teórico-crítico, fundamentam esta pesquisa concepções de estudiosos como Hugo Friedrich, Michel Hamburguer, Alfonso Berardinelli, Octavio Paz, Michel Collot, Gottfried Benn, Marcos Siscar, Arlenice Almeida da Silva e Célia Pedrosa.We develop, in this research, a critical and analytical study of the poetic production that comprises the books Liturgia da matéria, Mínima lírica, Trovar claro, Macau, Tarde and Formas do nada, by Paulo Henriques Britto, observing the relationship between the contemporary lyricism and the lyricism of the Classical, Renaissance, Romantic and Modern traditions. The hypothesis is that, for that poet, there is a discomfort, that is, an uneasiness regarding the contemporary lyricism. Britto's poetic production, arranged in the six books published throughout the thirty years of his career, positions itself as self-reflexive, questioning its nature and its function in a period flooded by projects that are, in theory, already finished, given the announcements of the end of the Modernity, as well as of the utopias widespread by the European Vangards and by the Brazilian Modernism. Whether related to the manner of the language, whether to the choice of themes, whether to its formal organization, we investigate, in that poetic production, the constitution of the lyricism in contemporaneity, that recaptures the sonnet with the intention of promoting a discussion of the use of poetic forms and also recaptures the modern aporias of end of the 19th century and of the beginning of the 20th. We concluded, from the study carried out, that Britto’s lyricism is constituted by the readings that he does, by the poets he translates, by the discussions he proposes about the fixed and unfixed forms, in short, by the critical self-reflexivity. Combined with this poetic experience, a world of possibilities that prioritizes the “here and now” is placed. We interpret this “here and now” as the manifestation of aspects of the contemporary literature, ranging from the way the poet positions himself in his present to the modulation that he carries out about the past. His poetry demands the task of posing questions and, in doing so, changes the scenario where it transits. From the theoretical and critical perspective, this work is grounded in conceptions provided by researchers such as Hugo Friedrich, Michel Hamburguer, Alfonso Berardinelli, Octavio Paz, Michel Collot, Gottfried Benn, Marcos Siscar, Arlenice Almeida da Silva and Célia Pedrosa.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Scheel, Márcio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alencar, Rosana Nunes [UNESP]2016-05-04T17:57:10Z2016-05-04T17:57:10Z2016-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13822600087201933004153015P22801543046216783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T06:23:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138226Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-17T06:23:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lirismo, tradição e autorreflexividade crítica na poesia de Paulo Henriques Britto
Lyricism, tradition and critical self-reflexivity in Paulo Henriques Britto’s poetry
title Lirismo, tradição e autorreflexividade crítica na poesia de Paulo Henriques Britto
spellingShingle Lirismo, tradição e autorreflexividade crítica na poesia de Paulo Henriques Britto
Alencar, Rosana Nunes [UNESP]
Poesia brasileira contemporânea
Lirismo
Soneto
Paulo Henriques Britto
Contemporary Brazilian poetry
Lyricism
Sonnet
title_short Lirismo, tradição e autorreflexividade crítica na poesia de Paulo Henriques Britto
title_full Lirismo, tradição e autorreflexividade crítica na poesia de Paulo Henriques Britto
title_fullStr Lirismo, tradição e autorreflexividade crítica na poesia de Paulo Henriques Britto
title_full_unstemmed Lirismo, tradição e autorreflexividade crítica na poesia de Paulo Henriques Britto
title_sort Lirismo, tradição e autorreflexividade crítica na poesia de Paulo Henriques Britto
author Alencar, Rosana Nunes [UNESP]
author_facet Alencar, Rosana Nunes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scheel, Márcio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Rosana Nunes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia brasileira contemporânea
Lirismo
Soneto
Paulo Henriques Britto
Contemporary Brazilian poetry
Lyricism
Sonnet
topic Poesia brasileira contemporânea
Lirismo
Soneto
Paulo Henriques Britto
Contemporary Brazilian poetry
Lyricism
Sonnet
description Empreendemos, nesta pesquisa, um estudo crítico-analítico da produção poética que compreende os livros Liturgia da matéria, Mínima lírica, Trovar claro, Macau, Tarde e Formas do nada, de Paulo Henriques Britto, observando a relação entre o lirismo contemporâneo e o lirismo constituído pelas tradições clássico-renascentista, romântica e moderna. A hipótese é a de que para esse poeta existe um incômodo, ou seja, um mal-estar, quando a questão é o lirismo contemporâneo. A produção poética de Britto, configurada nos seis livros que publicou ao longo de 30 anos de carreira, coloca-se como autorreflexiva, questionando a sua natureza e a sua função em meio a uma época saturada de projetos, em tese, finalizados, haja vista já ter sido anunciado o fim da modernidade e o das utopias disseminadas pelas vanguardas europeias e pelo modernismo brasileiro. Seja no modo de ser da linguagem, seja na escolha de temas, seja na organização formal, investigamos nessa produção poética a constituição do lirismo na contemporaneidade que, por sua vez, retorna à modernidade, do final do século XIX e início do século XX, e retorna também ao soneto com o intuito de promover uma discussão norteada pelo uso das formas poéticas. Depreendemos, do estudo realizado, que o lirismo de Britto se constitui das leituras que faz, dos poetas que traduz, das discussões que propõe a partir das formas fixas e livres, enfim, da autorreflexividade crítica. Aliada a essa experiência poética, inserem-se possibilidades que priorizam o “aqui e agora”. Lemos, nesse “aqui e agora”, a manifestação de traços da literatura contemporânea, que vão desde o modo como o poeta se posiciona no seu presente à modulação que realiza do passado. A sua poesia demanda um trabalho de recolocar questões e, ao fazê-lo, altera o cenário por onde transita. Do ponto de vista teórico-crítico, fundamentam esta pesquisa concepções de estudiosos como Hugo Friedrich, Michel Hamburguer, Alfonso Berardinelli, Octavio Paz, Michel Collot, Gottfried Benn, Marcos Siscar, Arlenice Almeida da Silva e Célia Pedrosa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-04T17:57:10Z
2016-05-04T17:57:10Z
2016-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/138226
000872019
33004153015P2
2801543046216783
url http://hdl.handle.net/11449/138226
identifier_str_mv 000872019
33004153015P2
2801543046216783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791212364627968