Cartas de marear: corpografias no Ilú Obá De Min
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/250480 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado tem como principais características a visualização e o mapeamento de algumas transformações emocionais, sociais e políticas que ocorrem com um grupo de mulheres negras quando se encontram na vivência pedagógica com o quilombo urbano Ilú Obá De Min - Educação, Cultura e Arte Negra, que há 18 anos abre o carnaval de São Paulo, trazendo às ruas o resultado de sua pretagogia circular matriarcal vivenciada durante as oficinas de rua semanais de percussão, canto, dança e perna de pau ministradas na rua, no coração da cidade. Nesse sentido, buscando tornar visível a experiência e as transformações de mulheres que se encontravam desterritorializadas das pedagogias negras ancestrais não lineares antes de adentrarem a este território investigativo, observo, mapeio e investigo essas mudanças. Ao utilizar os saberes pretagógicos já organizados por Azoilda Trindade (2006), vou, por uma costura da memória e do conceito de escrevivência de Conceição Evaristo (2009), traçando uma cartografia afetiva que indique caminhos de possibilidade de aprendizado racial através da oralidade, da arte e do afeto. Assim, tornando visível, o “reencantamento coletivo” que ocorre com as mulheres durante o processo artístico-pedagógico vivenciado junto à associação cultural paulistana. |
id |
UNSP_234726c09ed4df7f7ac8794161b607d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/250480 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartas de marear: corpografias no Ilú Obá De MinCartas desde marear: corporografías en Ilú Obá De MinArtes e sociedadeNegrasArte negraNegros - Identidade racialMulheres - IdentidadeEsta dissertação de mestrado tem como principais características a visualização e o mapeamento de algumas transformações emocionais, sociais e políticas que ocorrem com um grupo de mulheres negras quando se encontram na vivência pedagógica com o quilombo urbano Ilú Obá De Min - Educação, Cultura e Arte Negra, que há 18 anos abre o carnaval de São Paulo, trazendo às ruas o resultado de sua pretagogia circular matriarcal vivenciada durante as oficinas de rua semanais de percussão, canto, dança e perna de pau ministradas na rua, no coração da cidade. Nesse sentido, buscando tornar visível a experiência e as transformações de mulheres que se encontravam desterritorializadas das pedagogias negras ancestrais não lineares antes de adentrarem a este território investigativo, observo, mapeio e investigo essas mudanças. Ao utilizar os saberes pretagógicos já organizados por Azoilda Trindade (2006), vou, por uma costura da memória e do conceito de escrevivência de Conceição Evaristo (2009), traçando uma cartografia afetiva que indique caminhos de possibilidade de aprendizado racial através da oralidade, da arte e do afeto. Assim, tornando visível, o “reencantamento coletivo” que ocorre com as mulheres durante o processo artístico-pedagógico vivenciado junto à associação cultural paulistana.Esta disertación de maestría tiene como características principales la visualización y mapeo de algunas transformaciones emocionales, sociales y políticas que ocurren con un grupo de mujeres negras cuando se encuentran en la experiencia pedagógica con el quilombo urbano Ilú Obá De Min - Educación, Cultura y Arte Negra, que desde hace 18 años abre el carnaval de São Paulo, llevando a las calles el resultado de su pretagogía circular matriarcal vivida durante los talleres semanales callejeros de percusión, canto, danza y zancos enseñados en la calle, en el corazón de la ciudad. En este sentido, buscando visibilizar la experiencia y las transformaciones de las mujeres que fueron desterritorializadas de las pedagogías negras ancestrales no lineales antes de entrar en este territorio de investigación, observo, mapeo e investigo estos cambios. Utilizando el conocimiento pretagógico y organizado por Azoilda Trindade (2006), voy, por una veta de memoria y el concepto de escrevivência de Conceição Evaristo (2009), trazando una cartografía afectiva que indica caminos de posibilidad de aprendizaje racial a través de la oralidad, el arte y el afecto. Visibilizando así, o "reencantamento colectivo" que se producen con las mujeres durante el proceso artístico-pedagógico vivenciado con la asociación cultural en São Paulo.OutraEdital n° 01/2021-Vice-reitoria/Ações Afirmativas e DiversidadeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Raquel Silva dos [UNESP]2023-08-28T13:30:06Z2023-08-28T13:30:06Z2023-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25048033004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-15T06:17:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250480Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-15T06:17:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartas de marear: corpografias no Ilú Obá De Min Cartas desde marear: corporografías en Ilú Obá De Min |
title |
Cartas de marear: corpografias no Ilú Obá De Min |
spellingShingle |
Cartas de marear: corpografias no Ilú Obá De Min Santos, Raquel Silva dos [UNESP] Artes e sociedade Negras Arte negra Negros - Identidade racial Mulheres - Identidade |
title_short |
Cartas de marear: corpografias no Ilú Obá De Min |
title_full |
Cartas de marear: corpografias no Ilú Obá De Min |
title_fullStr |
Cartas de marear: corpografias no Ilú Obá De Min |
title_full_unstemmed |
Cartas de marear: corpografias no Ilú Obá De Min |
title_sort |
Cartas de marear: corpografias no Ilú Obá De Min |
author |
Santos, Raquel Silva dos [UNESP] |
author_facet |
Santos, Raquel Silva dos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coutinho, Rejane Galvão [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Raquel Silva dos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes e sociedade Negras Arte negra Negros - Identidade racial Mulheres - Identidade |
topic |
Artes e sociedade Negras Arte negra Negros - Identidade racial Mulheres - Identidade |
description |
Esta dissertação de mestrado tem como principais características a visualização e o mapeamento de algumas transformações emocionais, sociais e políticas que ocorrem com um grupo de mulheres negras quando se encontram na vivência pedagógica com o quilombo urbano Ilú Obá De Min - Educação, Cultura e Arte Negra, que há 18 anos abre o carnaval de São Paulo, trazendo às ruas o resultado de sua pretagogia circular matriarcal vivenciada durante as oficinas de rua semanais de percussão, canto, dança e perna de pau ministradas na rua, no coração da cidade. Nesse sentido, buscando tornar visível a experiência e as transformações de mulheres que se encontravam desterritorializadas das pedagogias negras ancestrais não lineares antes de adentrarem a este território investigativo, observo, mapeio e investigo essas mudanças. Ao utilizar os saberes pretagógicos já organizados por Azoilda Trindade (2006), vou, por uma costura da memória e do conceito de escrevivência de Conceição Evaristo (2009), traçando uma cartografia afetiva que indique caminhos de possibilidade de aprendizado racial através da oralidade, da arte e do afeto. Assim, tornando visível, o “reencantamento coletivo” que ocorre com as mulheres durante o processo artístico-pedagógico vivenciado junto à associação cultural paulistana. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-28T13:30:06Z 2023-08-28T13:30:06Z 2023-08-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/250480 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/250480 |
identifier_str_mv |
33004013063P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792965676622675968 |