Percussão corporal pela abordagem Barbatuques segundo as crianças: uma cartografia de escuta

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Maziero, Mariana Gomes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/215252
Resumo: A pesquisa objetiva compreender como crianças de oito e nove anos, que frequentam um projeto social localizado no município de São Paulo, entendem a proposta de percussão corporal, a qual está baseada na abordagem educacional do grupo Barbatuques. Com uso da metodologia qualitativa, por meio do método da cartografia, busquei escutar essas crianças em ambiente de aula de percussão corporal, das quais elas participam há, no mínimo, dois anos, para trazer as perspectivas delas no âmbito das descobertas sonoras do corpo, das relações entre si e da compreensão dessa prática da educação musical. O referencial teórico baseia-se no tripé da sociologia da infância como campo epistemológico, na educação musical a partir da pedagogia do acontecimento musical proposto por Teca Alencar de Brito e na conexão entre infância e corpo alertada por Miguel Arroyo. Por fim, trago relatos do campo, que indicam pistas acerca da potencialidade da escuta das crianças, das ideias de música e do corpo como instrumento.
id UNSP_261fa8dcbf505219947c66af7f893217
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/215252
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Percussão corporal pela abordagem Barbatuques segundo as crianças: uma cartografia de escutaBody percussion using the Barbatuques approach according to children: a listening cartographyEducação musicalPercussão corporalEscuta das criançasBarbatuquesMétodo da cartografiaAulas de músicaMusic classesMusic educationBody percussionListening to childrenCartography methodA pesquisa objetiva compreender como crianças de oito e nove anos, que frequentam um projeto social localizado no município de São Paulo, entendem a proposta de percussão corporal, a qual está baseada na abordagem educacional do grupo Barbatuques. Com uso da metodologia qualitativa, por meio do método da cartografia, busquei escutar essas crianças em ambiente de aula de percussão corporal, das quais elas participam há, no mínimo, dois anos, para trazer as perspectivas delas no âmbito das descobertas sonoras do corpo, das relações entre si e da compreensão dessa prática da educação musical. O referencial teórico baseia-se no tripé da sociologia da infância como campo epistemológico, na educação musical a partir da pedagogia do acontecimento musical proposto por Teca Alencar de Brito e na conexão entre infância e corpo alertada por Miguel Arroyo. Por fim, trago relatos do campo, que indicam pistas acerca da potencialidade da escuta das crianças, das ideias de música e do corpo como instrumento.The research aims to understand how children aged eight and nine, who attend a social project located in the city of São Paulo, understand the proposal of body percussion, which is based on the educational approach of the Barbatuques group. Using a qualitative methodology, through the method of cartography, I tried to listen to these children in a body percussion classes, in which they participate for at least two years, to bring their perspectives in the scope of sound discoveries of the body, of the relations between themselves and the understanding of this practice of music education. The theoretical referential is based on the tripod of childhood sociology as an epistemological field, on musical education based on the pedagogy of the musical event proposed by Teca Alencar de Brito and the connection between childhood and the body as warned by Miguel Arroyo. Finally, I bring reports from the field, which indicate clues about the potential of listening to children, ideas about music and the body as an instrument.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arroyo, Margarete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maziero, Mariana Gomes2021-11-26T15:25:48Z2021-11-26T15:25:48Z2021-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21525233004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T06:23:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215252Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-17T06:23:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percussão corporal pela abordagem Barbatuques segundo as crianças: uma cartografia de escuta
Body percussion using the Barbatuques approach according to children: a listening cartography
title Percussão corporal pela abordagem Barbatuques segundo as crianças: uma cartografia de escuta
spellingShingle Percussão corporal pela abordagem Barbatuques segundo as crianças: uma cartografia de escuta
Maziero, Mariana Gomes
Educação musical
Percussão corporal
Escuta das crianças
Barbatuques
Método da cartografia
Aulas de música
Music classes
Music education
Body percussion
Listening to children
Cartography method
title_short Percussão corporal pela abordagem Barbatuques segundo as crianças: uma cartografia de escuta
title_full Percussão corporal pela abordagem Barbatuques segundo as crianças: uma cartografia de escuta
title_fullStr Percussão corporal pela abordagem Barbatuques segundo as crianças: uma cartografia de escuta
title_full_unstemmed Percussão corporal pela abordagem Barbatuques segundo as crianças: uma cartografia de escuta
title_sort Percussão corporal pela abordagem Barbatuques segundo as crianças: uma cartografia de escuta
author Maziero, Mariana Gomes
author_facet Maziero, Mariana Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arroyo, Margarete [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Maziero, Mariana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Percussão corporal
Escuta das crianças
Barbatuques
Método da cartografia
Aulas de música
Music classes
Music education
Body percussion
Listening to children
Cartography method
topic Educação musical
Percussão corporal
Escuta das crianças
Barbatuques
Método da cartografia
Aulas de música
Music classes
Music education
Body percussion
Listening to children
Cartography method
description A pesquisa objetiva compreender como crianças de oito e nove anos, que frequentam um projeto social localizado no município de São Paulo, entendem a proposta de percussão corporal, a qual está baseada na abordagem educacional do grupo Barbatuques. Com uso da metodologia qualitativa, por meio do método da cartografia, busquei escutar essas crianças em ambiente de aula de percussão corporal, das quais elas participam há, no mínimo, dois anos, para trazer as perspectivas delas no âmbito das descobertas sonoras do corpo, das relações entre si e da compreensão dessa prática da educação musical. O referencial teórico baseia-se no tripé da sociologia da infância como campo epistemológico, na educação musical a partir da pedagogia do acontecimento musical proposto por Teca Alencar de Brito e na conexão entre infância e corpo alertada por Miguel Arroyo. Por fim, trago relatos do campo, que indicam pistas acerca da potencialidade da escuta das crianças, das ideias de música e do corpo como instrumento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26T15:25:48Z
2021-11-26T15:25:48Z
2021-10-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/215252
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/215252
identifier_str_mv 33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401507101704192