A decadência ideológica da ciência econômica e a formação política no MST e no 13 de Maio NEP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Lubliner, Theo Martins
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/253492
Resumo: O objeto de análise desta tese é a formação em economia para a consciência de classe. O argumento central aqui defendido é de que, se por um lado a teoria econômica tem sido uma poderosa arma ideológica da classe dominante, por outro, a apropriação crítica dessa ciência é condição necessária (ainda que insuficiente) ao avanço do processo de consciência das classes trabalhadoras. Ocorre que, como a ciência econômica burguesa é hegemônica nos centros de ensino especializado e nos grandes meios de comunicação de massa (onde a sua crítica é apenas residual) tem cabido em especial aos espaços de formação política de movimentos sociais o papel de fazer o seu contraponto a partir da crítica da Economia Política. Tendo isso em vista, no primeiro capítulo, foi feita uma revisão teórica sobre os temas ideologia e consciência de classe com o intuito de explicar como o processo de decadência ideológica da ciência econômica burguesa – descrito no segundo capítulo – tem criado mecanismos para massificar sua difusão mesmo diante de sistemáticas crises econômicas, científicas e ideológicas. O terceiro capítulo trata do processo de surgimento da ciência econômica proletária a partir da crítica da Economia Política de Marx e o seu amadurecimento ao longo do desenvolvimento do modo de produção capitalista e dos desfechos da luta de classes. O capítulo quarto aborda a manifestação particular no Brasil dos mesmos fenômenos e processos observados nos dois capítulos anteriores com ênfase na questão do desenvolvimento. Por fim, os dois últimos capítulos são estudos de caso das principais contribuições teórico-metodológicas de experiências de Educação Popular para a difusão da ciência proletária no Brasil, em especial no que se refere ao tratamento da temática econômica. Foram analisados o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e o 13 de Maio NEP (Núcleo de Educação Popular). A intenção da tese foi colaborar para uma reflexão a respeito de teoria econômica, de método e de metodologia de formação política e uma contribuição a respeito da necessidade de se criar meios e formas de difusão não só da crítica da Economia Política mas também de uma crítica da Ciência Econômica burguesa, mais do que nunca necessária ao avanço do processo de consciência das classes trabalhadoras no atual estágio do desenvolvimento capitalista regido pelo negacionismo neoliberal próprio do processo de decadência ideológica das classes dominantes e que tem se cristalizado enquanto a miséria da economia e aprofundado a economia da miséria.
id UNSP_29ac64851c3a497d4bea13a2793e138f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253492
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A decadência ideológica da ciência econômica e a formação política no MST e no 13 de Maio NEPThe ideological decline of economic science and political formation in the MST and the 13 de Maio NEPMovimentos sociaisEducação popularEconomiaSocial movementsPopular educationEconomyO objeto de análise desta tese é a formação em economia para a consciência de classe. O argumento central aqui defendido é de que, se por um lado a teoria econômica tem sido uma poderosa arma ideológica da classe dominante, por outro, a apropriação crítica dessa ciência é condição necessária (ainda que insuficiente) ao avanço do processo de consciência das classes trabalhadoras. Ocorre que, como a ciência econômica burguesa é hegemônica nos centros de ensino especializado e nos grandes meios de comunicação de massa (onde a sua crítica é apenas residual) tem cabido em especial aos espaços de formação política de movimentos sociais o papel de fazer o seu contraponto a partir da crítica da Economia Política. Tendo isso em vista, no primeiro capítulo, foi feita uma revisão teórica sobre os temas ideologia e consciência de classe com o intuito de explicar como o processo de decadência ideológica da ciência econômica burguesa – descrito no segundo capítulo – tem criado mecanismos para massificar sua difusão mesmo diante de sistemáticas crises econômicas, científicas e ideológicas. O terceiro capítulo trata do processo de surgimento da ciência econômica proletária a partir da crítica da Economia Política de Marx e o seu amadurecimento ao longo do desenvolvimento do modo de produção capitalista e dos desfechos da luta de classes. O capítulo quarto aborda a manifestação particular no Brasil dos mesmos fenômenos e processos observados nos dois capítulos anteriores com ênfase na questão do desenvolvimento. Por fim, os dois últimos capítulos são estudos de caso das principais contribuições teórico-metodológicas de experiências de Educação Popular para a difusão da ciência proletária no Brasil, em especial no que se refere ao tratamento da temática econômica. Foram analisados o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e o 13 de Maio NEP (Núcleo de Educação Popular). A intenção da tese foi colaborar para uma reflexão a respeito de teoria econômica, de método e de metodologia de formação política e uma contribuição a respeito da necessidade de se criar meios e formas de difusão não só da crítica da Economia Política mas também de uma crítica da Ciência Econômica burguesa, mais do que nunca necessária ao avanço do processo de consciência das classes trabalhadoras no atual estágio do desenvolvimento capitalista regido pelo negacionismo neoliberal próprio do processo de decadência ideológica das classes dominantes e que tem se cristalizado enquanto a miséria da economia e aprofundado a economia da miséria.The object of analysis of this thesis is training in economics for class consciousness. The central argument defended here is that, if on the one hand economic theory has been a powerful ideological weapon of the ruling class, on the other hand, the critical appropriation of this science is a necessary (although insufficient) condition for the advancement of the process of working class consciousness. It turns out that, as bourgeois economic science is hegemonic in specialized teaching centers and in the large mass media (where its criticism is only residual), it has been the role of doing its part in particular to the spaces of political formation of social movements counterpoint from the critique of Political Economy. With this in mind, in the first chapter, a theoretical review was made on the themes of ideology and class consciousness with the aim of explaining how the process of ideological decay of bourgeois economic science – described in the second chapter – has created mechanisms to massify its diffusion even in the face of systematic economic, scientific and ideological crises. The third chapter deals with the process of emergence of proletarian economic science based on the marxist critique of Political Economy and its maturation throughout the development of the capitalist mode of production and the outcomes of the class struggle. The fourth chapter addresses the particular manifestation in Brazil of the same phenomenon and processes observed in the two previous chapters with an emphasis on the issue of development. Finally, the last two chapters are case studies of the main theoretical-methodological contributions of Popular Education experiences for the dissemination of proletarian science in Brazil, especially with regard to the treatment of economic themes. The Landless Rural Workers Movement (MST) and the 13 de Maio NEP (Popular Education Center) were analyzed. The intention of the thesis was to contribute to a reflection on economic theory, method and methodology of political formation and a contribution regarding the need to create means and forms of dissemination not only the critique of Political Economy but also a critique of bourgeois Economic Science, more than ever necessary to advance the process of consciousness of the working classes in the current stage of capitalist development governed by neoliberal denialism typical of the process of ideological decadence of the dominant classes and which has crystallized as the misery of the economy has deepened the economy of misery.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Novaes, Henrique Tahan [UNESP]Lubliner, Theo Martins2024-02-29T19:55:05Z2024-02-29T19:55:05Z2024-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLUBLINER, Theo Martins. A decadência ideológica da ciência econômica e a formação política no MST e no 13 de Maio NEP. 2024. 310 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25349233004110040P551346098557831540009-0006-5820-6054porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-29T20:02:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253492Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-02-29T20:02:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A decadência ideológica da ciência econômica e a formação política no MST e no 13 de Maio NEP
The ideological decline of economic science and political formation in the MST and the 13 de Maio NEP
title A decadência ideológica da ciência econômica e a formação política no MST e no 13 de Maio NEP
spellingShingle A decadência ideológica da ciência econômica e a formação política no MST e no 13 de Maio NEP
Lubliner, Theo Martins
Movimentos sociais
Educação popular
Economia
Social movements
Popular education
Economy
title_short A decadência ideológica da ciência econômica e a formação política no MST e no 13 de Maio NEP
title_full A decadência ideológica da ciência econômica e a formação política no MST e no 13 de Maio NEP
title_fullStr A decadência ideológica da ciência econômica e a formação política no MST e no 13 de Maio NEP
title_full_unstemmed A decadência ideológica da ciência econômica e a formação política no MST e no 13 de Maio NEP
title_sort A decadência ideológica da ciência econômica e a formação política no MST e no 13 de Maio NEP
author Lubliner, Theo Martins
author_facet Lubliner, Theo Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novaes, Henrique Tahan [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Lubliner, Theo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Movimentos sociais
Educação popular
Economia
Social movements
Popular education
Economy
topic Movimentos sociais
Educação popular
Economia
Social movements
Popular education
Economy
description O objeto de análise desta tese é a formação em economia para a consciência de classe. O argumento central aqui defendido é de que, se por um lado a teoria econômica tem sido uma poderosa arma ideológica da classe dominante, por outro, a apropriação crítica dessa ciência é condição necessária (ainda que insuficiente) ao avanço do processo de consciência das classes trabalhadoras. Ocorre que, como a ciência econômica burguesa é hegemônica nos centros de ensino especializado e nos grandes meios de comunicação de massa (onde a sua crítica é apenas residual) tem cabido em especial aos espaços de formação política de movimentos sociais o papel de fazer o seu contraponto a partir da crítica da Economia Política. Tendo isso em vista, no primeiro capítulo, foi feita uma revisão teórica sobre os temas ideologia e consciência de classe com o intuito de explicar como o processo de decadência ideológica da ciência econômica burguesa – descrito no segundo capítulo – tem criado mecanismos para massificar sua difusão mesmo diante de sistemáticas crises econômicas, científicas e ideológicas. O terceiro capítulo trata do processo de surgimento da ciência econômica proletária a partir da crítica da Economia Política de Marx e o seu amadurecimento ao longo do desenvolvimento do modo de produção capitalista e dos desfechos da luta de classes. O capítulo quarto aborda a manifestação particular no Brasil dos mesmos fenômenos e processos observados nos dois capítulos anteriores com ênfase na questão do desenvolvimento. Por fim, os dois últimos capítulos são estudos de caso das principais contribuições teórico-metodológicas de experiências de Educação Popular para a difusão da ciência proletária no Brasil, em especial no que se refere ao tratamento da temática econômica. Foram analisados o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e o 13 de Maio NEP (Núcleo de Educação Popular). A intenção da tese foi colaborar para uma reflexão a respeito de teoria econômica, de método e de metodologia de formação política e uma contribuição a respeito da necessidade de se criar meios e formas de difusão não só da crítica da Economia Política mas também de uma crítica da Ciência Econômica burguesa, mais do que nunca necessária ao avanço do processo de consciência das classes trabalhadoras no atual estágio do desenvolvimento capitalista regido pelo negacionismo neoliberal próprio do processo de decadência ideológica das classes dominantes e que tem se cristalizado enquanto a miséria da economia e aprofundado a economia da miséria.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-29T19:55:05Z
2024-02-29T19:55:05Z
2024-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUBLINER, Theo Martins. A decadência ideológica da ciência econômica e a formação política no MST e no 13 de Maio NEP. 2024. 310 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/253492
33004110040P5
5134609855783154
0009-0006-5820-6054
identifier_str_mv LUBLINER, Theo Martins. A decadência ideológica da ciência econômica e a formação política no MST e no 13 de Maio NEP. 2024. 310 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.
33004110040P5
5134609855783154
0009-0006-5820-6054
url https://hdl.handle.net/11449/253492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965651351994368