A febre amarela "minions": uma análise bakhtiniana
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/192052 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo a análise da constituição dos sujeitos minions em relação de alteridade com o sujeito Gru presentes nos filmes da franquia Meu Malvado Favorito (2010, 2013, 2015 e 2017). Considera-se a existência de uma “febre amarela ‘minions’” presente na sociedade a partir das personagens fílmicas. Para tanto, o arcabouço teórico é o da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, com as concepções de linguagem, enunciado, diálogo, ideologia e sujeito como norteadoras. O método de pesquisa, dialético-dialógico, realizado por cotejo, prevê outros enunciados relacionados à franquia como forma de corroborar com a reflexão acerca não só das relações de trabalho (presente entre minions e Gru), mas da transformação dos filmes de entretenimento em produto de consumo massivo, como as páginas de Facebook, de cunho humorístico e político. Ao refletir sobre a construção da relação entre minions e Gru, pensa-se na produção, circulação e recepção social dos filmes, pois essa relação extrapola as telas de cinema e ganha a vida, com novos sentidos, em produtos de consumo físicos e simbólicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, desenvolvida por etapas interligadas de descrição, análise e interpretação. A relevância e justificativa do estudo está em refletir acerca da relação produção, circulação e recepção de enunciados estético-midiáticos na contemporaneidade relacionados à vida, ao colaborar com o pensamento acerca da pertinência da abordagem bakhtiniana como fundamentação teórico-analítica de enunciados sincréticos. Como resultado, acredita-se que há uma imagem de minions construída nos filmes (em alteridade com Gru) que possibilitou a criação de uma “febre amarela” em torno desses sujeitos, tornando-os um fenômeno de vendagem que extrapolou as telas dos cinemas ao viralizar em diversas esferas sociais. |
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A febre amarela "minions": uma análise bakhtinianaThe yellow fever "minions": a bakhtinian analysisDiálogoSujeitoIdeologiaCírculo de BakhtinMinionsO estudo tem como objetivo a análise da constituição dos sujeitos minions em relação de alteridade com o sujeito Gru presentes nos filmes da franquia Meu Malvado Favorito (2010, 2013, 2015 e 2017). Considera-se a existência de uma “febre amarela ‘minions’” presente na sociedade a partir das personagens fílmicas. Para tanto, o arcabouço teórico é o da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, com as concepções de linguagem, enunciado, diálogo, ideologia e sujeito como norteadoras. O método de pesquisa, dialético-dialógico, realizado por cotejo, prevê outros enunciados relacionados à franquia como forma de corroborar com a reflexão acerca não só das relações de trabalho (presente entre minions e Gru), mas da transformação dos filmes de entretenimento em produto de consumo massivo, como as páginas de Facebook, de cunho humorístico e político. Ao refletir sobre a construção da relação entre minions e Gru, pensa-se na produção, circulação e recepção social dos filmes, pois essa relação extrapola as telas de cinema e ganha a vida, com novos sentidos, em produtos de consumo físicos e simbólicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, desenvolvida por etapas interligadas de descrição, análise e interpretação. A relevância e justificativa do estudo está em refletir acerca da relação produção, circulação e recepção de enunciados estético-midiáticos na contemporaneidade relacionados à vida, ao colaborar com o pensamento acerca da pertinência da abordagem bakhtiniana como fundamentação teórico-analítica de enunciados sincréticos. Como resultado, acredita-se que há uma imagem de minions construída nos filmes (em alteridade com Gru) que possibilitou a criação de uma “febre amarela” em torno desses sujeitos, tornando-os um fenômeno de vendagem que extrapolou as telas dos cinemas ao viralizar em diversas esferas sociais.The study aims to analyze the constitution of the minion subjects in relation to otherness with the subject Gru present in the films of the Despicable Me franchise (2010, 2013, 2015 and 2017). Is is considered the existence of a “yellow fever ‘minions’” present in society from the film characters. Therefore, the theory is that of the philosophy of language of the Bakhtin Circle, with the concepts of language, utterance, dialogue, ideology and subject as guiding principles. The research method, dialectical-dialogical, carried out by comparison, foresees other utterances related to the franchise as a way to corroborate with the reflection about not only the working relationships (present between minions and Gru), but the transformation of entertainment films into products of massive consumption, like Facebook pages, of a humorous and political nature. When reflecting on the construction of the relationship between minions and Gru, we think about the production, circulation and social reception of films, as this relationship goes beyond cinema screens and makes a living, with new meanings, in physical and symbolic consumer products. It is a qualitative research, of a bibliographic nature, developed by interconnected stages of description, analysis and interpretation. The relevance and justificative of the study is to reflect on the relationship between production, circulation and reception of aesthetic-media utterances in contemporary times related to life, by collaborating with the thinking about the relevance of the bakhtinian approach as a theoreticalanalytical foundation of syncretic utterances. As a result, it is believed that there is an image of minions built in the films (in alterity with Gru) that enabled the creation of a “yellow fever” around these subjects, making them a phenomenon of selling that went beyond the cinema screens to go viral in different social spheres.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2017/26629-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Luciane de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Natasha Ribeiro de [UNESP]2020-04-01T17:39:07Z2020-04-01T17:39:07Z2020-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19205200092990233004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192052Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:24:48.232348Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O estudo tem como objetivo a análise da constituição dos sujeitos minions em relação de alteridade com o sujeito Gru presentes nos filmes da franquia Meu Malvado Favorito (2010, 2013, 2015 e 2017). Considera-se a existência de uma “febre amarela ‘minions’” presente na sociedade a partir das personagens fílmicas. Para tanto, o arcabouço teórico é o da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, com as concepções de linguagem, enunciado, diálogo, ideologia e sujeito como norteadoras. O método de pesquisa, dialético-dialógico, realizado por cotejo, prevê outros enunciados relacionados à franquia como forma de corroborar com a reflexão acerca não só das relações de trabalho (presente entre minions e Gru), mas da transformação dos filmes de entretenimento em produto de consumo massivo, como as páginas de Facebook, de cunho humorístico e político. Ao refletir sobre a construção da relação entre minions e Gru, pensa-se na produção, circulação e recepção social dos filmes, pois essa relação extrapola as telas de cinema e ganha a vida, com novos sentidos, em produtos de consumo físicos e simbólicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, desenvolvida por etapas interligadas de descrição, análise e interpretação. A relevância e justificativa do estudo está em refletir acerca da relação produção, circulação e recepção de enunciados estético-midiáticos na contemporaneidade relacionados à vida, ao colaborar com o pensamento acerca da pertinência da abordagem bakhtiniana como fundamentação teórico-analítica de enunciados sincréticos. Como resultado, acredita-se que há uma imagem de minions construída nos filmes (em alteridade com Gru) que possibilitou a criação de uma “febre amarela” em torno desses sujeitos, tornando-os um fenômeno de vendagem que extrapolou as telas dos cinemas ao viralizar em diversas esferas sociais. |
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