A integração artes visuais e arquitetura: um estudo de murais na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Monticelli, Juliana [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/243374
Resumo: Este trabalho tem como tema a integração arte e arquitetura no modernismo brasileiro e seus desdobramentos na cidade contemporânea. O objeto escolhido para esta pesquisa foram murais na cidade de São Paulo, realizados nas últimas décadas do século XX até à atualidade, momento em que ocorreu uma expansão da arte pública e como consequência da arte mural, com a herança moderna. Para estudar e analisar esses murais, após um primeiro levantamento do muralismo paulista, foram selecionados quatro artistas com obras murais abstratas espalhadas pela cidade, sendo eles: Claudio Tozzi, Tomie Ohtake, Burle Marx e Maria Bonomi. A escolha dos murais abstratos ocorreu após um primeiro levantamento e estudo das vanguardas de matriz concreta, no qual ficou entendido que esses murais estabelecem uma conexão maior com a arquitetura, em relação à linguagem visual comum que possuem. O objetivo deste trabalho é demonstrar como se dá a integração entre os murais abstratos, a arquitetura e sua relação com a paisagem urbana na cidade de São Paulo. Como metodologia de pesquisa foram escolhidos dois autores para dar embasamento às questões da percepção do mural e sua relação com a arquitetura e a cidade: Maurice Merleau-Ponty, com a teoria da percepção, ajudando a dar suporte no entendimento de como ocorre a percepção do indivíduo através de uma obra que está inserida no contexto urbano, e que, portanto, é apreendida por um corpo em movimento, e a teoria da percepção visual desenvolvida por Rudolf Arnheim, a partir da Gestalt, para analisar os murais através de seus elementos visuais. O desenvolvimento do estudo foi feito pela observação direta, registro fotográfico e entrevistas, processos estes realizados em quatro dos locais com os murais escolhidos. A relevância da presente pesquisa se demonstra, pois, apesar de já existirem trabalhos que tratam das obras murais modernistas em São Paulo, ainda faltam estudos que tratem da evolução do muralismo após o período moderno e que analisem a arte mural junto à arquitetura, pensando como esta integração é um elemento de qualificação da paisagem urbana e de democratização da arte na cidade.
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A escolha dos murais abstratos ocorreu após um primeiro levantamento e estudo das vanguardas de matriz concreta, no qual ficou entendido que esses murais estabelecem uma conexão maior com a arquitetura, em relação à linguagem visual comum que possuem. O objetivo deste trabalho é demonstrar como se dá a integração entre os murais abstratos, a arquitetura e sua relação com a paisagem urbana na cidade de São Paulo. Como metodologia de pesquisa foram escolhidos dois autores para dar embasamento às questões da percepção do mural e sua relação com a arquitetura e a cidade: Maurice Merleau-Ponty, com a teoria da percepção, ajudando a dar suporte no entendimento de como ocorre a percepção do indivíduo através de uma obra que está inserida no contexto urbano, e que, portanto, é apreendida por um corpo em movimento, e a teoria da percepção visual desenvolvida por Rudolf Arnheim, a partir da Gestalt, para analisar os murais através de seus elementos visuais. O desenvolvimento do estudo foi feito pela observação direta, registro fotográfico e entrevistas, processos estes realizados em quatro dos locais com os murais escolhidos. A relevância da presente pesquisa se demonstra, pois, apesar de já existirem trabalhos que tratam das obras murais modernistas em São Paulo, ainda faltam estudos que tratem da evolução do muralismo após o período moderno e que analisem a arte mural junto à arquitetura, pensando como esta integração é um elemento de qualificação da paisagem urbana e de democratização da arte na cidade.This work has as its theme the integration of art and architecture in brazilian modernism and its developments in the contemporary city. The object chosen for this research were murals in the city of São Paulo, made in the last decades of the 20th century until the present time, when an expansion of public art and as a consequence of mural art, with the modern heritage. To study and analyze these murals, after a first survey of muralism in São Paulo, four artists were selected with abstract mural works scattered throughout the city, namely: Claudio Tozzi, Tomie Ohtake, Burle Marx and Maria Bonomi. The choice of abstract murals took place after a first survey and study of the concrete matrix avant-gardes, where it was understood that these murals establish a greater connection with architecture, in relation to the common visual language they have. The objective of this work is to demonstrate how is done the integration between the abstract murals, architecture and its relationship with the urban landscape in Sao Paulo City. As a research methodology, two authors were chosen to give basis for the perception of the mural and its relationship with the architecture and the city: Maurice Merleau-Ponty with the theory of perception, helping to support the understanding of how the perception of the individual happens through a work that is inserted in the urban context, and that, therefore, it is apprehended by a moving body, and the theory of perception visual developed by Rudolf Arnheim, based on Gestalt, to analyze the murals through their visual elements. The development of the study was done by direct observation, photographic record and interviews conducted in four of the locations with the chosen murals. This study is relevant because, although there are already works that deal with the modernist mural works in São Paulo, there is still a lack of studies that deal with the evolution of muralism after the modern period and to analyze mural art together with architecture, thinking about how this integration is an element of qualification of the urban landscape and the democratization of art in the city.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Khouri, Omar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monticelli, Juliana [UNESP]2023-05-11T16:24:15Z2023-05-11T16:24:15Z2023-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24337433004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-14T06:03:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243374Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:51:52.927548Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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