A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006: marketing e contexto político

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Ferreira Júnior, Luiz Marcos [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/89442
Resumo: O presente trabalho analisará o contexto da campanha eleitoral de Lula em 2006 e o material da campanha publicitária institucional Vota Brasil veiculado em televisão no período de propaganda eleitoral . Com o cruzamento de referenciais dos estudos do comportamento eleitoral da Ciência Política associados à abordagem teórica da Comunicação Política é que se pretende investigar, o objetivo do trabalho será o de identificar a partir da análise da campanha de Lula em 2006 e do produto midiático Vota Brasil, matrizes de intencionalidade e estratégias no contexto histórico em que se vê inserida esta iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral: para então determinar qual foi a real dimensão de influência das mídias e de fatores extra-midiáticos no comportamento político na eleição de Lula e o possível efeito de sentido da campanha do TSE. O contexto do momento social sugeria indícios de que os efeitos de sentido persuasivo do marketing eleitoral e também do marketing político da campanha institucional do Vota Brasil estariam prejudicados por fatores extra-midiáticos que teriam estimulado mais o comportamento do eleitorado, a margem das preocupações do signatário TSE e também, a margem do poder de influência da postura dominante da mídia na difusão de mensagens anti-Lula
id UNSP_2e085d4d47ae923df7f30e45ea9b3163
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89442
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006: marketing e contexto políticoPolitica de comunicaçãoPesquisa eleitoralMarketing políticoEleições - BrasilCommunication policyPolitical marketingO presente trabalho analisará o contexto da campanha eleitoral de Lula em 2006 e o material da campanha publicitária institucional Vota Brasil veiculado em televisão no período de propaganda eleitoral . Com o cruzamento de referenciais dos estudos do comportamento eleitoral da Ciência Política associados à abordagem teórica da Comunicação Política é que se pretende investigar, o objetivo do trabalho será o de identificar a partir da análise da campanha de Lula em 2006 e do produto midiático Vota Brasil, matrizes de intencionalidade e estratégias no contexto histórico em que se vê inserida esta iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral: para então determinar qual foi a real dimensão de influência das mídias e de fatores extra-midiáticos no comportamento político na eleição de Lula e o possível efeito de sentido da campanha do TSE. O contexto do momento social sugeria indícios de que os efeitos de sentido persuasivo do marketing eleitoral e também do marketing político da campanha institucional do Vota Brasil estariam prejudicados por fatores extra-midiáticos que teriam estimulado mais o comportamento do eleitorado, a margem das preocupações do signatário TSE e também, a margem do poder de influência da postura dominante da mídia na difusão de mensagens anti-LulaThis paper will analyze the election campaign of Lula in 2006 and the material of the institutional advertising campaign Vota Brasil run on television during canvass. With cross-references to the studies of voting behavior in political science associated with the theoretical approach of communication policy is intended to be investigated, the objective of this study is to identify from the analysis of Lula's compaign in 2006 and the media product Vota Brasil arrays, strategic intent and the historical context in which we see this initiative included the Superior Electioral Court, and then determine what the real extent of influence of the media and extra-media factors in political behavior in the election of Lula and the possible effect of sense of the campaign of the TSE. The social context of the moment is evidence suggesting that the effects of persuasive marketing sense and also the electoral political marketing compaign institutional Vota Brasil would be affected by factors outside the media who have further stimulated the behavior of voters, the margin of the concerns of the signatory TSE and also the margin of the reach of the dominant position of the media in disseminating messages of anti-LulaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira Júnior, Luiz Marcos [UNESP]2014-06-11T19:24:03Z2014-06-11T19:24:03Z2009-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis195 f. : il.application/pdfFERREIRA JÚNIOR, Luiz Marcos. A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006: marketing e contexto político. 2009. 195 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.http://hdl.handle.net/11449/89442000678231ferreirajunior_lm_me_bauru.pdf33004056081P44762029784021248Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89442Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:26:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006: marketing e contexto político
title A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006: marketing e contexto político
spellingShingle A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006: marketing e contexto político
Ferreira Júnior, Luiz Marcos [UNESP]
Politica de comunicação
Pesquisa eleitoral
Marketing político
Eleições - Brasil
Communication policy
Political marketing
title_short A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006: marketing e contexto político
title_full A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006: marketing e contexto político
title_fullStr A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006: marketing e contexto político
title_full_unstemmed A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006: marketing e contexto político
title_sort A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006: marketing e contexto político
author Ferreira Júnior, Luiz Marcos [UNESP]
author_facet Ferreira Júnior, Luiz Marcos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Júnior, Luiz Marcos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Politica de comunicação
Pesquisa eleitoral
Marketing político
Eleições - Brasil
Communication policy
Political marketing
topic Politica de comunicação
Pesquisa eleitoral
Marketing político
Eleições - Brasil
Communication policy
Political marketing
description O presente trabalho analisará o contexto da campanha eleitoral de Lula em 2006 e o material da campanha publicitária institucional Vota Brasil veiculado em televisão no período de propaganda eleitoral . Com o cruzamento de referenciais dos estudos do comportamento eleitoral da Ciência Política associados à abordagem teórica da Comunicação Política é que se pretende investigar, o objetivo do trabalho será o de identificar a partir da análise da campanha de Lula em 2006 e do produto midiático Vota Brasil, matrizes de intencionalidade e estratégias no contexto histórico em que se vê inserida esta iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral: para então determinar qual foi a real dimensão de influência das mídias e de fatores extra-midiáticos no comportamento político na eleição de Lula e o possível efeito de sentido da campanha do TSE. O contexto do momento social sugeria indícios de que os efeitos de sentido persuasivo do marketing eleitoral e também do marketing político da campanha institucional do Vota Brasil estariam prejudicados por fatores extra-midiáticos que teriam estimulado mais o comportamento do eleitorado, a margem das preocupações do signatário TSE e também, a margem do poder de influência da postura dominante da mídia na difusão de mensagens anti-Lula
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-29
2014-06-11T19:24:03Z
2014-06-11T19:24:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA JÚNIOR, Luiz Marcos. A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006: marketing e contexto político. 2009. 195 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/89442
000678231
ferreirajunior_lm_me_bauru.pdf
33004056081P4
4762029784021248
identifier_str_mv FERREIRA JÚNIOR, Luiz Marcos. A campanha presidencial e o Vota Brasil em 2006: marketing e contexto político. 2009. 195 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
000678231
ferreirajunior_lm_me_bauru.pdf
33004056081P4
4762029784021248
url http://hdl.handle.net/11449/89442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 195 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401205146419200