Formação continuada de professores de Matemática na década de 2000: um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Cavamura, Adriane Eloisa [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/150540
Resumo: Apresentar uma versão histórica sobre a constituição, trajetória e permanência do Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental – Cecemca/Unesp – câmpus de Rio Claro, vinculado à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica foi o principal objetivo desta pesquisa. A pesquisa foi realizada em colaboração com um projeto do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática - GHOEM, cujo objetivo é elaborar um mapeamento (histórico) sobre a formação e atuação dos professores de Matemática no Brasil. Tal contribuição se deu pela possibilidade de, a partir desse estudo, tecer uma compreensão sobre a formação continuada de professores de Matemática na década de 2000 e sobre como se constituíram os centros de formação continuada que surgiram nesse período, tendo em vista a publicação do edital nº 1/2003 – SEIF/MEC. Esta investigação de caráter qualitativo teve como metodologia adotada a História Oral. Foram, portanto, realizadas entrevistas visando a constituição das principais fontes da pesquisa, mas também considerados os documentos escritos disponíveis para a escrita da narrativa histórica sobre o Cecemca.
id UNSP_2ea061c32bc6077654018eb112e5decf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150540
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores de Matemática na década de 2000: um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca)Continuing education of mathematics teachers in the 2000s: a look at the Center for Continuing Education in Mathematical, Scientific and Environmental Education (Cecemca)História da Educação MatemáticaFormação continuada de professoresHistória oralApresentar uma versão histórica sobre a constituição, trajetória e permanência do Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental – Cecemca/Unesp – câmpus de Rio Claro, vinculado à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica foi o principal objetivo desta pesquisa. A pesquisa foi realizada em colaboração com um projeto do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática - GHOEM, cujo objetivo é elaborar um mapeamento (histórico) sobre a formação e atuação dos professores de Matemática no Brasil. Tal contribuição se deu pela possibilidade de, a partir desse estudo, tecer uma compreensão sobre a formação continuada de professores de Matemática na década de 2000 e sobre como se constituíram os centros de formação continuada que surgiram nesse período, tendo em vista a publicação do edital nº 1/2003 – SEIF/MEC. Esta investigação de caráter qualitativo teve como metodologia adotada a História Oral. Foram, portanto, realizadas entrevistas visando a constituição das principais fontes da pesquisa, mas também considerados os documentos escritos disponíveis para a escrita da narrativa histórica sobre o Cecemca.To present a historical version about the constitution, trajectory and permanence of the Center for Continuing Education in Mathematical, Scientific and Environmental Education - Cecemca/Unesp - Rio Claro Campus, linked to the National Continuing Education Network of Basic Education Teachers was the main objective of this search. The research was carried out in collaboration with a project of the Group of Research Oral History and Mathematics Education - GHOEM, whose objective is to elaborate a (historical) mapping about the formation and performance of Mathematics teachers in Brazil. This contribution was based on the possibility of, from this study, an understanding of the continuing formation of Mathematics teachers in the 2000s and about the formation of continuing education centers that emerged during this period, in view of the publication of the edict No. 1/2003 - SEIF / MEC. This qualitative research had as its methodology Oral History. Therefore, interviews were conducted aiming at the constitution of the main sources of the research, but also considered the written documents available for the writing of the historical narrative about Cecemca.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Heloisa da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavamura, Adriane Eloisa [UNESP]2017-05-05T13:58:06Z2017-05-05T13:58:06Z2017-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15054000088510533004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-18T06:17:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150540Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-18T06:17:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores de Matemática na década de 2000: um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca)
Continuing education of mathematics teachers in the 2000s: a look at the Center for Continuing Education in Mathematical, Scientific and Environmental Education (Cecemca)
title Formação continuada de professores de Matemática na década de 2000: um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca)
spellingShingle Formação continuada de professores de Matemática na década de 2000: um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca)
Cavamura, Adriane Eloisa [UNESP]
História da Educação Matemática
Formação continuada de professores
História oral
title_short Formação continuada de professores de Matemática na década de 2000: um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca)
title_full Formação continuada de professores de Matemática na década de 2000: um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca)
title_fullStr Formação continuada de professores de Matemática na década de 2000: um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca)
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de Matemática na década de 2000: um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca)
title_sort Formação continuada de professores de Matemática na década de 2000: um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca)
author Cavamura, Adriane Eloisa [UNESP]
author_facet Cavamura, Adriane Eloisa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Heloisa da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavamura, Adriane Eloisa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Formação continuada de professores
História oral
topic História da Educação Matemática
Formação continuada de professores
História oral
description Apresentar uma versão histórica sobre a constituição, trajetória e permanência do Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental – Cecemca/Unesp – câmpus de Rio Claro, vinculado à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica foi o principal objetivo desta pesquisa. A pesquisa foi realizada em colaboração com um projeto do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática - GHOEM, cujo objetivo é elaborar um mapeamento (histórico) sobre a formação e atuação dos professores de Matemática no Brasil. Tal contribuição se deu pela possibilidade de, a partir desse estudo, tecer uma compreensão sobre a formação continuada de professores de Matemática na década de 2000 e sobre como se constituíram os centros de formação continuada que surgiram nesse período, tendo em vista a publicação do edital nº 1/2003 – SEIF/MEC. Esta investigação de caráter qualitativo teve como metodologia adotada a História Oral. Foram, portanto, realizadas entrevistas visando a constituição das principais fontes da pesquisa, mas também considerados os documentos escritos disponíveis para a escrita da narrativa histórica sobre o Cecemca.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-05T13:58:06Z
2017-05-05T13:58:06Z
2017-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150540
000885105
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/150540
identifier_str_mv 000885105
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790927704555520