Práticas de leitura em um curso de licenciatura em ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Bergamaschi, Amanda Almeida [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/181595
Resumo: Durante as aulas de Ciências e Biologia o professor se depara com grandes desafios na busca pela formação de indivíduos críticos e socialmente atuantes. Segundo documentos oficiais é função da escola promover o desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, para tanto o principal suporte didático é o livro, é por meio deste que alunos e professores tem maior contato com a linguagem científica. Mas um instrumento só pode ser bem utilizado por quem o conhece, sendo capaz de promover e incentivar seu uso. Nessa perspectiva, o professor atua como mediador entre os textos e os alunos. Estudar a formação inicial do professor é importante, pois esse é um momento propício para a elaboração de saberes que permearão a prática docente, além do fato de que o ambiente da universidade permite essa troca de experiências. Nesse trabalho buscamos saber em que condições a leitura é exposta durante o curso de licenciatura em Ciências Biológicas, de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo, no intuito de verificar se há incentivo às práticas de leitura durante a formação inicial desses licenciandos, além de identificar se esses compreendem a importância de tais práticas. Para satisfazer tais objetivos se optou por realizar um estudo de caso, com alunos do último ano do curso, com coleta de dados realizada inicialmente por meio da análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com alguns alunos licenciandos, além de um levantamento bibliográfico. Os dados foram tratados e interpretados através de uma abordagem qualitativa, levando-se em consideração aspectos sociais, econômicos e políticos.
id UNSP_2eaf0ced2026c67be4e3e9f7397dcf5c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181595
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Práticas de leitura em um curso de licenciatura em ciências biológicasReading practices in a degree course of biological sciencesLeituraPráticas de leituraEnsino de ciênciasFormação de professoresReadingReading practicesTeaching of sciencesTeachers' formationDurante as aulas de Ciências e Biologia o professor se depara com grandes desafios na busca pela formação de indivíduos críticos e socialmente atuantes. Segundo documentos oficiais é função da escola promover o desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, para tanto o principal suporte didático é o livro, é por meio deste que alunos e professores tem maior contato com a linguagem científica. Mas um instrumento só pode ser bem utilizado por quem o conhece, sendo capaz de promover e incentivar seu uso. Nessa perspectiva, o professor atua como mediador entre os textos e os alunos. Estudar a formação inicial do professor é importante, pois esse é um momento propício para a elaboração de saberes que permearão a prática docente, além do fato de que o ambiente da universidade permite essa troca de experiências. Nesse trabalho buscamos saber em que condições a leitura é exposta durante o curso de licenciatura em Ciências Biológicas, de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo, no intuito de verificar se há incentivo às práticas de leitura durante a formação inicial desses licenciandos, além de identificar se esses compreendem a importância de tais práticas. Para satisfazer tais objetivos se optou por realizar um estudo de caso, com alunos do último ano do curso, com coleta de dados realizada inicialmente por meio da análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com alguns alunos licenciandos, além de um levantamento bibliográfico. Os dados foram tratados e interpretados através de uma abordagem qualitativa, levando-se em consideração aspectos sociais, econômicos e políticos.During the classes of Sciences and Biology the teacher comes across major challenges searching for individuals' critical and socially active formation. According to official documents it is function of the school to promote the development of reading, writing and calculation, for which the main didactic support is the book, it is through this that students and teachers have larger contact with the scientific language. But an instrument can only be used for who knows it, being capable to promote and to motivate. In this perspective, the teacher acts as mediator between texts and students. Studying the teacher's initial formation is important, because it is a propitious moment to elaborate the knowledge that will permeate the educational practice, besides the fact that atmosphere of university allows change of experiences. In this work we study in which conditions reading are exposed during the degree course of Biological Sciences, on a public university inside the State of São Paulo, in order to verify if there is incentive for reading practices during the initial formation of those students, besides identifying those, they understand the importance of such practices. To satisfy such objectives, a study was elaborated with students from the last year of graduation, collecting data initially through documental analysis and accomplishment of interviews with some students, besides a bibliographical rising. The data’s were treated and interpreted through a qualitative approach, being considered social aspects, economic and political.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bergamaschi, Amanda Almeida [UNESP]2019-04-17T19:33:33Z2019-04-17T19:33:33Z2019-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18159500091524733004110040P507346506281546870000-0002-7688-8486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-15T06:08:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181595Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-15T06:08:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura em um curso de licenciatura em ciências biológicas
Reading practices in a degree course of biological sciences
title Práticas de leitura em um curso de licenciatura em ciências biológicas
spellingShingle Práticas de leitura em um curso de licenciatura em ciências biológicas
Bergamaschi, Amanda Almeida [UNESP]
Leitura
Práticas de leitura
Ensino de ciências
Formação de professores
Reading
Reading practices
Teaching of sciences
Teachers' formation
title_short Práticas de leitura em um curso de licenciatura em ciências biológicas
title_full Práticas de leitura em um curso de licenciatura em ciências biológicas
title_fullStr Práticas de leitura em um curso de licenciatura em ciências biológicas
title_full_unstemmed Práticas de leitura em um curso de licenciatura em ciências biológicas
title_sort Práticas de leitura em um curso de licenciatura em ciências biológicas
author Bergamaschi, Amanda Almeida [UNESP]
author_facet Bergamaschi, Amanda Almeida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamaschi, Amanda Almeida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Práticas de leitura
Ensino de ciências
Formação de professores
Reading
Reading practices
Teaching of sciences
Teachers' formation
topic Leitura
Práticas de leitura
Ensino de ciências
Formação de professores
Reading
Reading practices
Teaching of sciences
Teachers' formation
description Durante as aulas de Ciências e Biologia o professor se depara com grandes desafios na busca pela formação de indivíduos críticos e socialmente atuantes. Segundo documentos oficiais é função da escola promover o desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, para tanto o principal suporte didático é o livro, é por meio deste que alunos e professores tem maior contato com a linguagem científica. Mas um instrumento só pode ser bem utilizado por quem o conhece, sendo capaz de promover e incentivar seu uso. Nessa perspectiva, o professor atua como mediador entre os textos e os alunos. Estudar a formação inicial do professor é importante, pois esse é um momento propício para a elaboração de saberes que permearão a prática docente, além do fato de que o ambiente da universidade permite essa troca de experiências. Nesse trabalho buscamos saber em que condições a leitura é exposta durante o curso de licenciatura em Ciências Biológicas, de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo, no intuito de verificar se há incentivo às práticas de leitura durante a formação inicial desses licenciandos, além de identificar se esses compreendem a importância de tais práticas. Para satisfazer tais objetivos se optou por realizar um estudo de caso, com alunos do último ano do curso, com coleta de dados realizada inicialmente por meio da análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com alguns alunos licenciandos, além de um levantamento bibliográfico. Os dados foram tratados e interpretados através de uma abordagem qualitativa, levando-se em consideração aspectos sociais, econômicos e políticos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-17T19:33:33Z
2019-04-17T19:33:33Z
2019-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181595
000915247
33004110040P5
0734650628154687
0000-0002-7688-8486
url http://hdl.handle.net/11449/181595
identifier_str_mv 000915247
33004110040P5
0734650628154687
0000-0002-7688-8486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790745276448768