Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a natureza da ciência na formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Diniz, Natália de Paiva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/252611
Resumo: Pesquisas apontam que professores e futuros professores possuem concepções ingênuas sobre a Natureza da Ciência (NdC), influenciando o modo como seus alunos a percebem. Isso pode estar relacionado ao fato de que muitos desses profissionais não tiveram contato com esse tipo de conhecimento em sua formação inicial ou continuada, apresentando dificuldades em criar e implementar situações de ensino e de aprendizagem que possibilitem reflexões mais abrangentes sobre a NdC em sala de aula. Nesse contexto, esta pesquisa verificou os conhecimentos mobilizados por professores da área de Ciências da Natureza que contribuem para a formação do seu conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a Natureza da Ciência (PCK sobre a NdC) durante um curso de formação continuada em parceria com a Diretoria de Ensino de Guaratinguetá (São Paulo). Desse modo, foi realizada uma pesquisa empírica que coletou dados a partir de uma intervenção em um curso de formação continuada, que teve por base um conjunto de atividades pedagógicas realizadas semanalmente no período de sete semanas, de forma síncrona e assíncrona. As principais etapas de coleta de dados da pesquisa foram: identificação das percepções iniciais dos professores sobre a NdC, por meio de um questionário; registros em vídeo da gravação dos encontros síncronos; atividades realizadas nos encontros assíncronos; observação da prática pedagógica de dois professores participantes em sala de aula. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, fundamentados nas categorias sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo, sendo elas: o conhecimento sobre a NdC, o conhecimento pedagógico geral, o conhecimento do contexto, o conhecimento dos alunos, o conhecimento do currículo, o conhecimento de materiais e estratégias instrucionais e o conhecimento da avaliação. Foi possível verificar que o conhecimento com mais influência no PCK sobre a NdC dos participantes é o conhecimento pedagógico geral, pois é reflexo da vivência e da experiência do professor em sala de aula e abarca seus valores e crenças sobre o ensino. Além disso, os professores que apresentaram sólido conhecimento de aspectos da NdC estabeleceram mais conexão entre as diferentes bases de conhecimento que formam o PCK, contribuindo para práticas pedagógicas que articulam o currículo com a abordagem de aspectos da NdC de modo explícito e reflexivo, demonstrando PCK sobre a NdC mais robusto. Já aqueles que tiveram baixa mobilização dos conhecimentos sobre a NdC e realizaram menos conexões entre as bases de conhecimentos foram os que apresentaram dificuldade em elaborar propostas que efetivamente discutiam a NdC em sala de aula.
id UNSP_3426ef8d0573236de20f036f16f687f0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252611
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a natureza da ciência na formação continuada de professoresPedagogical content knowledge about the nature of science in science teacher educationNatureza da ciênciaFormação continuada de professoresConhecimento pedagógico do conteúdoNature of scienceTeachers trainingPedagogical content knowledgePesquisas apontam que professores e futuros professores possuem concepções ingênuas sobre a Natureza da Ciência (NdC), influenciando o modo como seus alunos a percebem. Isso pode estar relacionado ao fato de que muitos desses profissionais não tiveram contato com esse tipo de conhecimento em sua formação inicial ou continuada, apresentando dificuldades em criar e implementar situações de ensino e de aprendizagem que possibilitem reflexões mais abrangentes sobre a NdC em sala de aula. Nesse contexto, esta pesquisa verificou os conhecimentos mobilizados por professores da área de Ciências da Natureza que contribuem para a formação do seu conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a Natureza da Ciência (PCK sobre a NdC) durante um curso de formação continuada em parceria com a Diretoria de Ensino de Guaratinguetá (São Paulo). Desse modo, foi realizada uma pesquisa empírica que coletou dados a partir de uma intervenção em um curso de formação continuada, que teve por base um conjunto de atividades pedagógicas realizadas semanalmente no período de sete semanas, de forma síncrona e assíncrona. As principais etapas de coleta de dados da pesquisa foram: identificação das percepções iniciais dos professores sobre a NdC, por meio de um questionário; registros em vídeo da gravação dos encontros síncronos; atividades realizadas nos encontros assíncronos; observação da prática pedagógica de dois professores participantes em sala de aula. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, fundamentados nas categorias sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo, sendo elas: o conhecimento sobre a NdC, o conhecimento pedagógico geral, o conhecimento do contexto, o conhecimento dos alunos, o conhecimento do currículo, o conhecimento de materiais e estratégias instrucionais e o conhecimento da avaliação. Foi possível verificar que o conhecimento com mais influência no PCK sobre a NdC dos participantes é o conhecimento pedagógico geral, pois é reflexo da vivência e da experiência do professor em sala de aula e abarca seus valores e crenças sobre o ensino. Além disso, os professores que apresentaram sólido conhecimento de aspectos da NdC estabeleceram mais conexão entre as diferentes bases de conhecimento que formam o PCK, contribuindo para práticas pedagógicas que articulam o currículo com a abordagem de aspectos da NdC de modo explícito e reflexivo, demonstrando PCK sobre a NdC mais robusto. Já aqueles que tiveram baixa mobilização dos conhecimentos sobre a NdC e realizaram menos conexões entre as bases de conhecimentos foram os que apresentaram dificuldade em elaborar propostas que efetivamente discutiam a NdC em sala de aula.Research indicates that teachers and future teachers hold naive conceptions about the Nature of Science (NOS), influencing how their students perceive it. This may be related to the fact that many of these professionals have not been exposed to this type of knowledge in their initial or continuing training, resulting in difficulties in creating and implementing teaching and learning situations that enable more comprehensive reflections about NOS in the classroom. In this context, this research examined the knowledge mobilized by teachers in the field of Natural Sciences that contribute to the formation of their pedagogical content knowledge about the Nature of Science (PCK about NOS) during a continuing education course in partnership with the Diretoria de Ensino de Guaratinguetá (São Paulo). In this manner, was conducted an empirical research, collecting data through an intervention in a continuing education course, which was grounded in a set of pedagogical activities carried out weekly over a seven-week period, both synchronously and asynchronously. The main data collection stages of the research included: identifying teachers' initial perceptions of NOS through a questionnaire; video recordings of synchronous meetings; activities conducted during asynchronous meetings; observation of the pedagogical practice of two participating teachers in the classroom. The data were analyzed using Discourse Textual Analysis, based on categories of pedagogical content knowledge, which include: knowledge about NOS, general pedagogical knowledge, context knowledge, knowledge of students, knowledge of the curriculum, knowledge of materials and instructional strategies, and knowledge of assessment. It was possible to observe that the knowledge with the greatest influence on participants' PCK about NOS is general pedagogical knowledge, as it reflects the teacher's lived experience in the classroom, encompassing their values and beliefs about teaching. Additionally, those teachers who demonstrated a solid understanding of NOS aspects established stronger connections between the various knowledge bases that constitute PCK, thereby contributing to pedagogical practices that explicitly and reflectively integrate the curriculum with an approach to NOS aspects, demonstrating a more robust PCK about NOS. Conversely, individuals who had limited mobilization of NOS knowledge and made fewer connections between knowledge bases encountered challenges in effectively fostering discussions about NOS in the classroom.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Diniz, Natália de Paiva2024-01-11T10:23:59Z2024-01-11T10:23:59Z2023-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDINIZ, Natália de Paiva. Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a natureza da ciência na formação continuada de professores. 2023. 345 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-12T06:15:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252611Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-12T06:15:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a natureza da ciência na formação continuada de professores
Pedagogical content knowledge about the nature of science in science teacher education
title Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a natureza da ciência na formação continuada de professores
spellingShingle Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a natureza da ciência na formação continuada de professores
Diniz, Natália de Paiva
Natureza da ciência
Formação continuada de professores
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Nature of science
Teachers training
Pedagogical content knowledge
title_short Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a natureza da ciência na formação continuada de professores
title_full Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a natureza da ciência na formação continuada de professores
title_fullStr Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a natureza da ciência na formação continuada de professores
title_full_unstemmed Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a natureza da ciência na formação continuada de professores
title_sort Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a natureza da ciência na formação continuada de professores
author Diniz, Natália de Paiva
author_facet Diniz, Natália de Paiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Alice [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Natália de Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza da ciência
Formação continuada de professores
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Nature of science
Teachers training
Pedagogical content knowledge
topic Natureza da ciência
Formação continuada de professores
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Nature of science
Teachers training
Pedagogical content knowledge
description Pesquisas apontam que professores e futuros professores possuem concepções ingênuas sobre a Natureza da Ciência (NdC), influenciando o modo como seus alunos a percebem. Isso pode estar relacionado ao fato de que muitos desses profissionais não tiveram contato com esse tipo de conhecimento em sua formação inicial ou continuada, apresentando dificuldades em criar e implementar situações de ensino e de aprendizagem que possibilitem reflexões mais abrangentes sobre a NdC em sala de aula. Nesse contexto, esta pesquisa verificou os conhecimentos mobilizados por professores da área de Ciências da Natureza que contribuem para a formação do seu conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a Natureza da Ciência (PCK sobre a NdC) durante um curso de formação continuada em parceria com a Diretoria de Ensino de Guaratinguetá (São Paulo). Desse modo, foi realizada uma pesquisa empírica que coletou dados a partir de uma intervenção em um curso de formação continuada, que teve por base um conjunto de atividades pedagógicas realizadas semanalmente no período de sete semanas, de forma síncrona e assíncrona. As principais etapas de coleta de dados da pesquisa foram: identificação das percepções iniciais dos professores sobre a NdC, por meio de um questionário; registros em vídeo da gravação dos encontros síncronos; atividades realizadas nos encontros assíncronos; observação da prática pedagógica de dois professores participantes em sala de aula. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, fundamentados nas categorias sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo, sendo elas: o conhecimento sobre a NdC, o conhecimento pedagógico geral, o conhecimento do contexto, o conhecimento dos alunos, o conhecimento do currículo, o conhecimento de materiais e estratégias instrucionais e o conhecimento da avaliação. Foi possível verificar que o conhecimento com mais influência no PCK sobre a NdC dos participantes é o conhecimento pedagógico geral, pois é reflexo da vivência e da experiência do professor em sala de aula e abarca seus valores e crenças sobre o ensino. Além disso, os professores que apresentaram sólido conhecimento de aspectos da NdC estabeleceram mais conexão entre as diferentes bases de conhecimento que formam o PCK, contribuindo para práticas pedagógicas que articulam o currículo com a abordagem de aspectos da NdC de modo explícito e reflexivo, demonstrando PCK sobre a NdC mais robusto. Já aqueles que tiveram baixa mobilização dos conhecimentos sobre a NdC e realizaram menos conexões entre as bases de conhecimentos foram os que apresentaram dificuldade em elaborar propostas que efetivamente discutiam a NdC em sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11
2024-01-11T10:23:59Z
2024-01-11T10:23:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DINIZ, Natália de Paiva. Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a natureza da ciência na formação continuada de professores. 2023. 345 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252611
identifier_str_mv DINIZ, Natália de Paiva. Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre a natureza da ciência na formação continuada de professores. 2023. 345 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791083301699584