A geometria em cursos de pedagogia da região de Presidente Prudente-SP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Zambon, Ana Elisa Cronéis [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/92306
Resumo: O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas na Formação de Professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP, pretende investigar como a Geometria se faz presente em cursos de Pedagogia da Região administrativa de Presidente Prudente - SP. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa e cunho analítico-descritivo, compreendeu três momentos principais: análise das grades curriculares dos cursos de Pedagogia da região delimitada, análise dos planos de ensino das disciplinas relacionadas ao ensino de Matemática presentes nessas grades curriculares, acompanhamento e análise do desenvolvimento dos conceitos geométricos junto aos futuros professores. A última etapa foi desenvolvida por meio da observação in loco das disciplinas relacionadas ao ensino de Matemática nos anos iniciais em duas Instituições de Educação Superior, uma pública e a outra privada. Essa representa o diferencial da pesquisa, uma vez que é vasta a literatura que anuncia a problemática do abandono do ensino de Geometria na educação básica brasileira, bem como a falta de domínio dos conceitos geométricos por parte dos professores, sobretudo, dos anos iniciais. No entanto, pouco se investiga como efetivamente este campo da matemática se faz presente no processo de formação desses professores. O aporte teórico das reflexões sobre formação de professores está pautado em Shulman (1986), com os conhecimentos base do professor e saberes docentes, sobretudo, aqueles possíveis de serem adquiridos anteriormente...
id UNSP_3460b743a3baad08456c13f443225d17
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92306
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A geometria em cursos de pedagogia da região de Presidente Prudente-SPEducaçãoProfessores - FormaçãoTeachers FormationElementary EducationMathematical EducationTeaching of GeometryO presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas na Formação de Professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP, pretende investigar como a Geometria se faz presente em cursos de Pedagogia da Região administrativa de Presidente Prudente - SP. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa e cunho analítico-descritivo, compreendeu três momentos principais: análise das grades curriculares dos cursos de Pedagogia da região delimitada, análise dos planos de ensino das disciplinas relacionadas ao ensino de Matemática presentes nessas grades curriculares, acompanhamento e análise do desenvolvimento dos conceitos geométricos junto aos futuros professores. A última etapa foi desenvolvida por meio da observação in loco das disciplinas relacionadas ao ensino de Matemática nos anos iniciais em duas Instituições de Educação Superior, uma pública e a outra privada. Essa representa o diferencial da pesquisa, uma vez que é vasta a literatura que anuncia a problemática do abandono do ensino de Geometria na educação básica brasileira, bem como a falta de domínio dos conceitos geométricos por parte dos professores, sobretudo, dos anos iniciais. No entanto, pouco se investiga como efetivamente este campo da matemática se faz presente no processo de formação desses professores. O aporte teórico das reflexões sobre formação de professores está pautado em Shulman (1986), com os conhecimentos base do professor e saberes docentes, sobretudo, aqueles possíveis de serem adquiridos anteriormente...This study, linked to the research line Educational Practices in Teacher’s Training, Program Graduate Education in the Univ. Estadual Paulista - UNESP , aimed to investigate how the geometry is present in Pedagogy courses in region of the President Prudente, upstate São Paulo, Brazil. The research methodology was qualitative and analytic-descriptive nature, occurred in three main phases: analysis of the teacher’s plans of Pedagogy courses in the region bounded; considering plans for teaching the subjects related to mathematics education in those curricula; monitoring and analysis of the development of geometric concepts along to future teachers. This last step was made by observing the spot of the disciplines related to mathematics education in their early years in two institutions of higher education, one public and one private, and constitutes the differential of the research, since it is a vast literature announcing the issue of abandoning the teaching of geometry in elementary education in Brazil and the lack of field of geometric concepts by teachers, especially the early years. However, little is investigating how effectively this field of mathematics is present in the process of training these teachers. The reflections theoretical on teacher’s training are ruled by Shulman (1986), with the knowledge base of teacher knowledge and teachers, especially those able... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zambon, Ana Elisa Cronéis [UNESP]2014-06-11T19:25:58Z2014-06-11T19:25:58Z2010-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis243 f. : il.application/pdfZAMBON, Ana Elisa Cronéis. A geometria em cursos de pedagogia da região de Presidente Prudente-SP. 2010. 243 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92306000624033zambon_aec_me_prud.pdf33004129044P65074643701525672Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T06:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92306Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-09T06:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A geometria em cursos de pedagogia da região de Presidente Prudente-SP
title A geometria em cursos de pedagogia da região de Presidente Prudente-SP
spellingShingle A geometria em cursos de pedagogia da região de Presidente Prudente-SP
Zambon, Ana Elisa Cronéis [UNESP]
Educação
Professores - Formação
Teachers Formation
Elementary Education
Mathematical Education
Teaching of Geometry
title_short A geometria em cursos de pedagogia da região de Presidente Prudente-SP
title_full A geometria em cursos de pedagogia da região de Presidente Prudente-SP
title_fullStr A geometria em cursos de pedagogia da região de Presidente Prudente-SP
title_full_unstemmed A geometria em cursos de pedagogia da região de Presidente Prudente-SP
title_sort A geometria em cursos de pedagogia da região de Presidente Prudente-SP
author Zambon, Ana Elisa Cronéis [UNESP]
author_facet Zambon, Ana Elisa Cronéis [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zambon, Ana Elisa Cronéis [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Teachers Formation
Elementary Education
Mathematical Education
Teaching of Geometry
topic Educação
Professores - Formação
Teachers Formation
Elementary Education
Mathematical Education
Teaching of Geometry
description O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas na Formação de Professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP, pretende investigar como a Geometria se faz presente em cursos de Pedagogia da Região administrativa de Presidente Prudente - SP. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa e cunho analítico-descritivo, compreendeu três momentos principais: análise das grades curriculares dos cursos de Pedagogia da região delimitada, análise dos planos de ensino das disciplinas relacionadas ao ensino de Matemática presentes nessas grades curriculares, acompanhamento e análise do desenvolvimento dos conceitos geométricos junto aos futuros professores. A última etapa foi desenvolvida por meio da observação in loco das disciplinas relacionadas ao ensino de Matemática nos anos iniciais em duas Instituições de Educação Superior, uma pública e a outra privada. Essa representa o diferencial da pesquisa, uma vez que é vasta a literatura que anuncia a problemática do abandono do ensino de Geometria na educação básica brasileira, bem como a falta de domínio dos conceitos geométricos por parte dos professores, sobretudo, dos anos iniciais. No entanto, pouco se investiga como efetivamente este campo da matemática se faz presente no processo de formação desses professores. O aporte teórico das reflexões sobre formação de professores está pautado em Shulman (1986), com os conhecimentos base do professor e saberes docentes, sobretudo, aqueles possíveis de serem adquiridos anteriormente...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-02
2014-06-11T19:25:58Z
2014-06-11T19:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZAMBON, Ana Elisa Cronéis. A geometria em cursos de pedagogia da região de Presidente Prudente-SP. 2010. 243 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/92306
000624033
zambon_aec_me_prud.pdf
33004129044P6
5074643701525672
identifier_str_mv ZAMBON, Ana Elisa Cronéis. A geometria em cursos de pedagogia da região de Presidente Prudente-SP. 2010. 243 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
000624033
zambon_aec_me_prud.pdf
33004129044P6
5074643701525672
url http://hdl.handle.net/11449/92306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 243 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790876912582656