Português?! Pra que, dona?!: Canções em sala de aula e construção de identidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Semedo, Larissa Grillo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/181696
Resumo: Given the objective of investigating the identity construction for both students and teacher in a 6th grade class in Elementary School, observing the meaning given to Portuguese classes, this narrative research proposes a classwork with songs, using the Receptional Method as a theoretical support. A didactic sequence was developed to organize the classwork. Because of the recurrence of students who finish Elementary/Middle School without realizing the importance that the language has in their discourse and social practices; and also because of the wish of making the teaching practice more meaningful for both students and teacher, it was necessary to investigate the construction of identities in Portuguese classes. This research has a proposal of an anthology of songs whose topic is identity as well. These songs are suggestions that aim to contribute to other teachers’ classwork with the mother tongue in Elementary/Middle School. Even though the (re)signification of mother tongue classes have happened, it is not a fully finished process, since it depends on an individual that is constantly changing.
id UNSP_353000caa9368b26cdc6d28c85b0baf0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181696
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Português?! Pra que, dona?!: Canções em sala de aula e construção de identidadesPortuguese?! Why, Ms. S?!: Songs in the classroom and identity constructionEnsino de Língua MaternaIdentidadeCançõesEnsino Fundamental IIMother Tongue TeachingIdentitySongsElementary/Middle SchoolGiven the objective of investigating the identity construction for both students and teacher in a 6th grade class in Elementary School, observing the meaning given to Portuguese classes, this narrative research proposes a classwork with songs, using the Receptional Method as a theoretical support. A didactic sequence was developed to organize the classwork. Because of the recurrence of students who finish Elementary/Middle School without realizing the importance that the language has in their discourse and social practices; and also because of the wish of making the teaching practice more meaningful for both students and teacher, it was necessary to investigate the construction of identities in Portuguese classes. This research has a proposal of an anthology of songs whose topic is identity as well. These songs are suggestions that aim to contribute to other teachers’ classwork with the mother tongue in Elementary/Middle School. Even though the (re)signification of mother tongue classes have happened, it is not a fully finished process, since it depends on an individual that is constantly changing.Com o objetivo de investigar a construção identitária de alunos e da professora de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, observando o sentido atribuído às aulas de Língua Portuguesa, esta pesquisa narrativa propõe um trabalho com canções, com o suporte teórico do Método Recepcional, organizado em uma sequência didática. Pela recorrência com que os alunos concluem o Ensino Fundamental II sem perceberem a importância da língua para as suas práticas discursivas e pelo desejo de fazer com que a prática docente seja mais significativa para esses alunos e para o professor, fez-se necessário investigar essa construção de identidades nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como ponto de partida um gosto em comum: música. Esta pesquisa também conta com a proposta de uma antologia de canções com o tema identidade. Essas canções são sugestões que visam contribuir para o trabalho de outros professores em sala de aula com a língua materna no Ensino Fundamental II. A (re)significação das aulas de língua materna aconteceu, mas ela não é algo pronto e acabado, pois, assim como a própria língua, depende de um sujeito que se (trans)forma constantemente.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Código de Financiamento 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Semedo, Larissa Grillo2019-04-23T19:18:38Z2019-04-23T19:18:38Z2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18169600091546423001011069P562266311618904830000-0002-9850-1393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2025-05-28T09:16:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181696Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462025-05-28T09:16:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Português?! Pra que, dona?!: Canções em sala de aula e construção de identidades
Portuguese?! Why, Ms. S?!: Songs in the classroom and identity construction
title Português?! Pra que, dona?!: Canções em sala de aula e construção de identidades
spellingShingle Português?! Pra que, dona?!: Canções em sala de aula e construção de identidades
Semedo, Larissa Grillo
Ensino de Língua Materna
Identidade
Canções
Ensino Fundamental II
Mother Tongue Teaching
Identity
Songs
Elementary/Middle School
title_short Português?! Pra que, dona?!: Canções em sala de aula e construção de identidades
title_full Português?! Pra que, dona?!: Canções em sala de aula e construção de identidades
title_fullStr Português?! Pra que, dona?!: Canções em sala de aula e construção de identidades
title_full_unstemmed Português?! Pra que, dona?!: Canções em sala de aula e construção de identidades
title_sort Português?! Pra que, dona?!: Canções em sala de aula e construção de identidades
author Semedo, Larissa Grillo
author_facet Semedo, Larissa Grillo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Semedo, Larissa Grillo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Materna
Identidade
Canções
Ensino Fundamental II
Mother Tongue Teaching
Identity
Songs
Elementary/Middle School
topic Ensino de Língua Materna
Identidade
Canções
Ensino Fundamental II
Mother Tongue Teaching
Identity
Songs
Elementary/Middle School
description Given the objective of investigating the identity construction for both students and teacher in a 6th grade class in Elementary School, observing the meaning given to Portuguese classes, this narrative research proposes a classwork with songs, using the Receptional Method as a theoretical support. A didactic sequence was developed to organize the classwork. Because of the recurrence of students who finish Elementary/Middle School without realizing the importance that the language has in their discourse and social practices; and also because of the wish of making the teaching practice more meaningful for both students and teacher, it was necessary to investigate the construction of identities in Portuguese classes. This research has a proposal of an anthology of songs whose topic is identity as well. These songs are suggestions that aim to contribute to other teachers’ classwork with the mother tongue in Elementary/Middle School. Even though the (re)signification of mother tongue classes have happened, it is not a fully finished process, since it depends on an individual that is constantly changing.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-23T19:18:38Z
2019-04-23T19:18:38Z
2019-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181696
000915464
23001011069P5
6226631161890483
0000-0002-9850-1393
url http://hdl.handle.net/11449/181696
identifier_str_mv 000915464
23001011069P5
6226631161890483
0000-0002-9850-1393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1834485164634275840