Verdade e arte: a concepção ontológica da obra de arte no pensamento de Martin Heidegger

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Rabello, Juliano [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Ser
Art
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/151867
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo abordar o tema da arte em Martin Heidegger. Ligada à questão da essência da verdade, a reflexão heideggeriana sobre a obra de arte se elabora a partir de uma retomada da expressão grega alétheia. A fim de apresentar tal noção como uma intuição fundamental que orientará o percurso filosófico de Heidegger, nossa investigação perpassa os desenvolvimentos da “Ontologia Fundamental” de Ser e Tempo (1927) ao contexto da viragem (Kehre) de seu pensamento (1930), onde se situa o tema da arte. Nesta direção, procuramos abordar nos textos estudados, como Heidegger desenvolve suas reflexões acerca desse tema, principalmente no ensaio A origem da obra de arte (1935-36), onde o filósofo nos apresenta, juntamente com a questão da essência da linguagem e da poesia, as noções diretrizes de sua concepção ontológica da obra de arte, que por sua vez, diverge das teorias tradicionais da Estética Filosófica.
id UNSP_3fb8ed5189d1930375f20cafef9c92a8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151867
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Verdade e arte: a concepção ontológica da obra de arte no pensamento de Martin HeideggerTruth and art: the ontological conception of the work of art in Martin Heidegger's thoughtArteEstéticaHeideggerLinguagemPoesiaSerVerdadeArtAestheticsLanguagePoetryBeingTruthA presente dissertação tem por objetivo abordar o tema da arte em Martin Heidegger. Ligada à questão da essência da verdade, a reflexão heideggeriana sobre a obra de arte se elabora a partir de uma retomada da expressão grega alétheia. A fim de apresentar tal noção como uma intuição fundamental que orientará o percurso filosófico de Heidegger, nossa investigação perpassa os desenvolvimentos da “Ontologia Fundamental” de Ser e Tempo (1927) ao contexto da viragem (Kehre) de seu pensamento (1930), onde se situa o tema da arte. Nesta direção, procuramos abordar nos textos estudados, como Heidegger desenvolve suas reflexões acerca desse tema, principalmente no ensaio A origem da obra de arte (1935-36), onde o filósofo nos apresenta, juntamente com a questão da essência da linguagem e da poesia, as noções diretrizes de sua concepção ontológica da obra de arte, que por sua vez, diverge das teorias tradicionais da Estética Filosófica.The present dissertation aims to approach the theme of art in Martin Heidegger. Linked to the question of the essence of truth, the heideggerian reflection on the work of art is elaborated from a resumption of the Greek expression alétheia. In order to present such a notion as a fundamental intuition that will guide Heidegger's philosophical route, our investigative path runs through the developments of the "Fundamental Ontology" of Being and Time (1927) to the context of the turning (Kehre) of his thinking (1930), where the theme of art lies. In this direction, we try to approach in the texts studied, as Heidegger elaborates his reflections on this theme, mainly in the essay The Origin of the Work of Art (1935-36), where the philosopher presents us, together with the question of the essence of language and poetry, the guiding notions of his ontological conception of the work of art, which in turn, diverges from the traditional theories of Philosophical Aesthetics.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Ubirajara Rancan de Azevedo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rabello, Juliano [UNESP]2017-10-09T16:49:16Z2017-10-09T16:49:16Z2017-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15186700089293933004110041P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T17:50:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151867Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-08-13T17:50:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Verdade e arte: a concepção ontológica da obra de arte no pensamento de Martin Heidegger
Truth and art: the ontological conception of the work of art in Martin Heidegger's thought
title Verdade e arte: a concepção ontológica da obra de arte no pensamento de Martin Heidegger
spellingShingle Verdade e arte: a concepção ontológica da obra de arte no pensamento de Martin Heidegger
Rabello, Juliano [UNESP]
Arte
Estética
Heidegger
Linguagem
Poesia
Ser
Verdade
Art
Aesthetics
Language
Poetry
Being
Truth
title_short Verdade e arte: a concepção ontológica da obra de arte no pensamento de Martin Heidegger
title_full Verdade e arte: a concepção ontológica da obra de arte no pensamento de Martin Heidegger
title_fullStr Verdade e arte: a concepção ontológica da obra de arte no pensamento de Martin Heidegger
title_full_unstemmed Verdade e arte: a concepção ontológica da obra de arte no pensamento de Martin Heidegger
title_sort Verdade e arte: a concepção ontológica da obra de arte no pensamento de Martin Heidegger
author Rabello, Juliano [UNESP]
author_facet Rabello, Juliano [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ubirajara Rancan de Azevedo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabello, Juliano [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Estética
Heidegger
Linguagem
Poesia
Ser
Verdade
Art
Aesthetics
Language
Poetry
Being
Truth
topic Arte
Estética
Heidegger
Linguagem
Poesia
Ser
Verdade
Art
Aesthetics
Language
Poetry
Being
Truth
description A presente dissertação tem por objetivo abordar o tema da arte em Martin Heidegger. Ligada à questão da essência da verdade, a reflexão heideggeriana sobre a obra de arte se elabora a partir de uma retomada da expressão grega alétheia. A fim de apresentar tal noção como uma intuição fundamental que orientará o percurso filosófico de Heidegger, nossa investigação perpassa os desenvolvimentos da “Ontologia Fundamental” de Ser e Tempo (1927) ao contexto da viragem (Kehre) de seu pensamento (1930), onde se situa o tema da arte. Nesta direção, procuramos abordar nos textos estudados, como Heidegger desenvolve suas reflexões acerca desse tema, principalmente no ensaio A origem da obra de arte (1935-36), onde o filósofo nos apresenta, juntamente com a questão da essência da linguagem e da poesia, as noções diretrizes de sua concepção ontológica da obra de arte, que por sua vez, diverge das teorias tradicionais da Estética Filosófica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-09T16:49:16Z
2017-10-09T16:49:16Z
2017-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151867
000892939
33004110041P1
url http://hdl.handle.net/11449/151867
identifier_str_mv 000892939
33004110041P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1854954722659663872