Por uma cultura científica: aproximações entre letramento científico e a iniciação científica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Espírito Santo, Gabriel Scoparo do
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/242929
Resumo: Este trabalho é resultado de pesquisa de Doutorado desenvolvida junto o Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/ Unesp, campus de Marília e vinculado a linha de pesquisa “Teorias e Práticas Pedagógicas”. Tem como objetivo compreender e analisar quais são os pressupostos teóricos e metodológicos que estão presentes nas atividades de iniciação científica, bem como compreender as relações desses pressupostos com o Letramento Científico e a sua possível inserção na prática pedagógica voltadas para o ensino de graduação. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica no que diz respeito às suas fontes e de mapeamento dos estudos e pesquisas que discutem sobre o Letramento Científico no Ensino Superior e suas aproximações com a Iniciação Científica. Para tanto, foram realizados procedimentos de localização, reunião, seleção e ordenação desse corpus de investigação junto à biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD) e no portal de periódicos da Capes. Os dados e informações obtidas foram organizados e sistematizados mediante a construção de instrumentos de pesquisa. Ademais, a partir de um trabalho de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores de áreas de pesquisa da FAPESP, com o intuito de identificar os elementos determinantes do “fazer científico” presentes na prática desses coordenadores no desenvolvimento das atividades de Iniciação Científica e sua possibilidade de aplicação em sala de aula. Após a análise dos dados e informações, foi proposta uma análise centrada na articulação entre os dados e informações organizadas e sistematizadas em eixos temáticos, não previamente definidos, orientados pela análise de conteúdo. Conclui-se que as iniciativas que promovem ações ou projetos investigativos são capazes de contribuir com algumas dimensões do Letramento Científico. Na iniciação científica a conclusão é que o elemento mais importante para formação da cultura científica é o desenvolvimento da autonomia e criatividade do pesquisador, no entanto, para que haja uma aproximação com a dinâmica da sala de aula, faz-se necessário curricularizar a prática da pesquisa de uma forma que mantenha um grau de liberdade suficiente para que o aluno seja realmente ativo no planejamento e execução da pesquisa.
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A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica no que diz respeito às suas fontes e de mapeamento dos estudos e pesquisas que discutem sobre o Letramento Científico no Ensino Superior e suas aproximações com a Iniciação Científica. Para tanto, foram realizados procedimentos de localização, reunião, seleção e ordenação desse corpus de investigação junto à biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD) e no portal de periódicos da Capes. Os dados e informações obtidas foram organizados e sistematizados mediante a construção de instrumentos de pesquisa. Ademais, a partir de um trabalho de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores de áreas de pesquisa da FAPESP, com o intuito de identificar os elementos determinantes do “fazer científico” presentes na prática desses coordenadores no desenvolvimento das atividades de Iniciação Científica e sua possibilidade de aplicação em sala de aula. Após a análise dos dados e informações, foi proposta uma análise centrada na articulação entre os dados e informações organizadas e sistematizadas em eixos temáticos, não previamente definidos, orientados pela análise de conteúdo. Conclui-se que as iniciativas que promovem ações ou projetos investigativos são capazes de contribuir com algumas dimensões do Letramento Científico. Na iniciação científica a conclusão é que o elemento mais importante para formação da cultura científica é o desenvolvimento da autonomia e criatividade do pesquisador, no entanto, para que haja uma aproximação com a dinâmica da sala de aula, faz-se necessário curricularizar a prática da pesquisa de uma forma que mantenha um grau de liberdade suficiente para que o aluno seja realmente ativo no planejamento e execução da pesquisa.This work is the result of a Doctoral research developed with the Postgraduate Program in Education at FFC/Unesp, Marília campus and linked to the research line “Theories and Pedagogical Practices”. It aims to understand and analyze what are the theoretical and methodological assumptions that are present in scientific initiation activities, as well as to understand the relationships of these assumptions with Scientific Literacy and its possible insertion in pedagogical practice aimed at undergraduate teaching. The research is characterized as bibliographical regarding its sources and mapping of studies and research that discuss Scientific Literacy in Higher Education and its approximations with Scientific Initiation. To this end, procedures for locating, gathering, selecting and ordering this research corpus were carried out in the Theses and Dissertations library (BDTD) and in the Capes journal portal. The data and information obtained were organized and systematized through the construction of research instruments. Furthermore, based on field work, semi-structured interviews were carried out with coordinators of research areas at FAPESP, with the aim of identifying the determining elements of “scientific doing” present in the practice of these coordinators in the development of Scientific Initiation activities and their possibility of application in the classroom. After analyzing the data and information, an analysis centered on the articulation between data and information organized and systematized into thematic axes, not previously defined, guided by content analysis was proposed. It is concluded that initiatives that promote investigative actions or projects can contribute to some dimensions of Scientific Literacy. In scientific initiation, the conclusion is that the most important element for the formation of scientific culture is the development of the researcher's autonomy and creativity. However, in order to approach the dynamics of the classroom, it is necessary to incorporate research practice into the curriculum in a way that maintains a degree of freedom sufficient for the student to be truly active in the planning and execution of the research.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Araújo, Luciana Aparecida de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Espírito Santo, Gabriel Scoparo do2023-04-11T14:10:27Z2023-04-11T14:10:27Z2023-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfESPÍRITO SANTO, Gabriel Scoparo do. Por uma cultura científica: aproximações entre letramento científico e a iniciação científica. 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