As quatro operações matemáticas: das dificuldades ao processo ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Rodrigues, Andressa Carla
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/181901
Resumo: No decorrer dos anos, pelas experiências vivenciadas em sala de aula, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, cada vez mais foram observadas dificuldades dos alunos nos cálculos simples, em problemas na matemática e na física. Erros conceituais, nos algoritmos, motivaram-nos a escrever este trabalho para auxiliar professores no processo ensino e aprendizagem das quatro operações no conjunto dos números naturais, a fim de amenizar as dificuldades dos alunos. O objetivo do trabalho é avaliar e diagnosticar dificuldades nos cálculos que envolvem as operações fundamentais e básicas da matemática, aprimorando a forma de ensiná-las aos alunos. Conceitos importantes serão apresentados, como o sistema de numeração decimal, a definição do conjunto dos números naturais e as quatro operações matemáticas. Os algoritmos da decomposição e usual serão explorados com o uso do ábaco de papel e com o material dourado, destacando-se as propriedades associativa e comutativa da adição, assim como as distributiva, associativa e comutativa da multiplicação. Considerando as dificuldades apresentadas no diagnóstico, propõem-se atividades com o material dourado explorando conceitos e instigando o uso dos algoritmos para a compreensão das trocas das ordens, quando necessário. Em síntese, este trabalho apresenta uma metodologia alternativa para melhorar o desempenho dos alunos nos cálculos que envolvem as quatro operações.
id UNSP_441f105389165924bf30acf767a31b83
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181901
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling As quatro operações matemáticas: das dificuldades ao processo ensino e aprendizagemThe four mathematical operations: from difficulties to teaching and learning processNúmeros naturaisOperações e propriedadesAlgoritmos da decomposição e usualMaterial douradoEnsino e aprendizagemNatural numbersOperations and propertiesDecomposition and usual algorithmsGold materialTeaching and learningNo decorrer dos anos, pelas experiências vivenciadas em sala de aula, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, cada vez mais foram observadas dificuldades dos alunos nos cálculos simples, em problemas na matemática e na física. Erros conceituais, nos algoritmos, motivaram-nos a escrever este trabalho para auxiliar professores no processo ensino e aprendizagem das quatro operações no conjunto dos números naturais, a fim de amenizar as dificuldades dos alunos. O objetivo do trabalho é avaliar e diagnosticar dificuldades nos cálculos que envolvem as operações fundamentais e básicas da matemática, aprimorando a forma de ensiná-las aos alunos. Conceitos importantes serão apresentados, como o sistema de numeração decimal, a definição do conjunto dos números naturais e as quatro operações matemáticas. Os algoritmos da decomposição e usual serão explorados com o uso do ábaco de papel e com o material dourado, destacando-se as propriedades associativa e comutativa da adição, assim como as distributiva, associativa e comutativa da multiplicação. Considerando as dificuldades apresentadas no diagnóstico, propõem-se atividades com o material dourado explorando conceitos e instigando o uso dos algoritmos para a compreensão das trocas das ordens, quando necessário. Em síntese, este trabalho apresenta uma metodologia alternativa para melhorar o desempenho dos alunos nos cálculos que envolvem as quatro operações.Over the years, experiences in the classroom, the Final Years of Elementary School and High School have seen more and more difficulties for students in simple calculations, problems in mathematics and in physics. Conceptual errors in the algorithms motivated us to write this work to help teachers in the teaching and learning process of the four operations in the set of natural numbers in order to ease the students' difficulties. The purpose of this paper is to evaluate and diagnose difficulties in calculations involving fundamental and basic mathematical operations, improving the way students are taught. Important concepts will be presented, such as the decimal numbering system, the definition of the set of natural numbers and the four mathematical operations. The usual decomposition algorithms will be explored with the use of the paper abacus and the gold material, emphasizing the associative and commutative properties of addition, as well as the distributive, associative and commutative multiplication. Considering the difficulties presented in the diagnosis, activities are proposed with the golden material exploring concepts and instigating the use of the algorithms to understand the order exchanges, when necessary. In summary, this paper presents an alternative methodology to improve students' performance in the calculations involving the four operations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lamas, Rita de Cássia Pavan [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Andressa Carla2019-05-03T17:59:49Z2019-05-03T17:59:49Z2019-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18190100091602931075010001P267157505825265550000-0002-5264-5092porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-03T06:19:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181901Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-03T06:19:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As quatro operações matemáticas: das dificuldades ao processo ensino e aprendizagem
The four mathematical operations: from difficulties to teaching and learning process
title As quatro operações matemáticas: das dificuldades ao processo ensino e aprendizagem
spellingShingle As quatro operações matemáticas: das dificuldades ao processo ensino e aprendizagem
Rodrigues, Andressa Carla
Números naturais
Operações e propriedades
Algoritmos da decomposição e usual
Material dourado
Ensino e aprendizagem
Natural numbers
Operations and properties
Decomposition and usual algorithms
Gold material
Teaching and learning
title_short As quatro operações matemáticas: das dificuldades ao processo ensino e aprendizagem
title_full As quatro operações matemáticas: das dificuldades ao processo ensino e aprendizagem
title_fullStr As quatro operações matemáticas: das dificuldades ao processo ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed As quatro operações matemáticas: das dificuldades ao processo ensino e aprendizagem
title_sort As quatro operações matemáticas: das dificuldades ao processo ensino e aprendizagem
author Rodrigues, Andressa Carla
author_facet Rodrigues, Andressa Carla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lamas, Rita de Cássia Pavan [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Andressa Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Números naturais
Operações e propriedades
Algoritmos da decomposição e usual
Material dourado
Ensino e aprendizagem
Natural numbers
Operations and properties
Decomposition and usual algorithms
Gold material
Teaching and learning
topic Números naturais
Operações e propriedades
Algoritmos da decomposição e usual
Material dourado
Ensino e aprendizagem
Natural numbers
Operations and properties
Decomposition and usual algorithms
Gold material
Teaching and learning
description No decorrer dos anos, pelas experiências vivenciadas em sala de aula, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, cada vez mais foram observadas dificuldades dos alunos nos cálculos simples, em problemas na matemática e na física. Erros conceituais, nos algoritmos, motivaram-nos a escrever este trabalho para auxiliar professores no processo ensino e aprendizagem das quatro operações no conjunto dos números naturais, a fim de amenizar as dificuldades dos alunos. O objetivo do trabalho é avaliar e diagnosticar dificuldades nos cálculos que envolvem as operações fundamentais e básicas da matemática, aprimorando a forma de ensiná-las aos alunos. Conceitos importantes serão apresentados, como o sistema de numeração decimal, a definição do conjunto dos números naturais e as quatro operações matemáticas. Os algoritmos da decomposição e usual serão explorados com o uso do ábaco de papel e com o material dourado, destacando-se as propriedades associativa e comutativa da adição, assim como as distributiva, associativa e comutativa da multiplicação. Considerando as dificuldades apresentadas no diagnóstico, propõem-se atividades com o material dourado explorando conceitos e instigando o uso dos algoritmos para a compreensão das trocas das ordens, quando necessário. Em síntese, este trabalho apresenta uma metodologia alternativa para melhorar o desempenho dos alunos nos cálculos que envolvem as quatro operações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-03T17:59:49Z
2019-05-03T17:59:49Z
2019-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181901
000916029
31075010001P2
6715750582526555
0000-0002-5264-5092
url http://hdl.handle.net/11449/181901
identifier_str_mv 000916029
31075010001P2
6715750582526555
0000-0002-5264-5092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401239648763904