Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Iudesneider, Rosenês Luzia [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/136043
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/17-02-2016/000854920.pdf
Resumo: Today is commonplace seeing children and young people using technology to communicate, interact, information or even for fun. These people share information, exchange ideas, send photos and videos, make use of games, talk, among other activities. Young people today spend more time online and relating to each other over the internet, than in any other medium. Given this situation, the school needs to fit the new reality. This Portuguese research aims to investigate, through a qualitative research, the following educational alternatives in teaching Portuguese language through the use of internet. More specifically, it is proposed to discuss and unravel favorable possibilities for action amid a still arid set of tools that the teacher has. This dissertation also proposes to analyze what we have in terms of options on the internet and to anticipate the need for a detailed survey of sites and learning environments that do not simply transcribe pages of textbooks to the internet, but if proven as effective methods of aid to the teacher
id UNSP_44c44831c3080b9a738196e696c87188
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/136043
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professoresTecnologia educacionalComunicação e tecnologiaEnsino auxiliado por computadorLeitura - Meios auxiliaresLetramentoCommunication and technologyToday is commonplace seeing children and young people using technology to communicate, interact, information or even for fun. These people share information, exchange ideas, send photos and videos, make use of games, talk, among other activities. Young people today spend more time online and relating to each other over the internet, than in any other medium. Given this situation, the school needs to fit the new reality. This Portuguese research aims to investigate, through a qualitative research, the following educational alternatives in teaching Portuguese language through the use of internet. More specifically, it is proposed to discuss and unravel favorable possibilities for action amid a still arid set of tools that the teacher has. This dissertation also proposes to analyze what we have in terms of options on the internet and to anticipate the need for a detailed survey of sites and learning environments that do not simply transcribe pages of textbooks to the internet, but if proven as effective methods of aid to the teacherHoje é corriqueiro vermos crianças e jovens utilizando a tecnologia para se comunicar, interagir, obter informações ou mesmo para se divertir. Essas pessoas compartilham informações, trocam ideias, enviam fotos e vídeos, fazem uso de games, conversam, entre outras atividades. Os jovens hoje em dia passam mais tempo online e relacionando-se entre si através da internet, do que em qualquer outro meio de comunicação. Diante desse quadro, demanda-se a necessidade da escola adequar-se à nova realidade. O trabalho a seguir pretende investigar, por meio de uma pesquisa qualitativa, alternativas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa por meio do uso da internet. Mais especificamente, propõe-se a discutir e a desvendar possibilidades favoráveis de ação em meio a um ainda árido conjunto de ferramentas que o professor dispõe. Esta dissertação propõe-se ainda a analisar o que se tem em termos de opções na internet e a antecipar a necessidade de um levantamento minucioso de sites e ambientes de aprendizagem que não simplesmente transcrevam páginas de livros didáticos para a internet, mas que se comprovem como métodos eficazes de auxílio ao professorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Norte, Mariangela Braga [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Iudesneider, Rosenês Luzia [UNESP]2016-03-07T19:20:59Z2016-03-07T19:20:59Z2015-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis107 f. : il.application/pdfIUDESNEIDER, Rosenês Luzia. Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores. 2015. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015.http://hdl.handle.net/11449/136043000854920http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/17-02-2016/000854920.pdf23001011069P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:22:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136043Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:22:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores
title Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores
spellingShingle Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores
Iudesneider, Rosenês Luzia [UNESP]
Tecnologia educacional
Comunicação e tecnologia
Ensino auxiliado por computador
Leitura - Meios auxiliares
Letramento
Communication and technology
title_short Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores
title_full Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores
title_fullStr Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores
title_full_unstemmed Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores
title_sort Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores
author Iudesneider, Rosenês Luzia [UNESP]
author_facet Iudesneider, Rosenês Luzia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Norte, Mariangela Braga [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Iudesneider, Rosenês Luzia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Comunicação e tecnologia
Ensino auxiliado por computador
Leitura - Meios auxiliares
Letramento
Communication and technology
topic Tecnologia educacional
Comunicação e tecnologia
Ensino auxiliado por computador
Leitura - Meios auxiliares
Letramento
Communication and technology
description Today is commonplace seeing children and young people using technology to communicate, interact, information or even for fun. These people share information, exchange ideas, send photos and videos, make use of games, talk, among other activities. Young people today spend more time online and relating to each other over the internet, than in any other medium. Given this situation, the school needs to fit the new reality. This Portuguese research aims to investigate, through a qualitative research, the following educational alternatives in teaching Portuguese language through the use of internet. More specifically, it is proposed to discuss and unravel favorable possibilities for action amid a still arid set of tools that the teacher has. This dissertation also proposes to analyze what we have in terms of options on the internet and to anticipate the need for a detailed survey of sites and learning environments that do not simply transcribe pages of textbooks to the internet, but if proven as effective methods of aid to the teacher
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-11
2016-03-07T19:20:59Z
2016-03-07T19:20:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IUDESNEIDER, Rosenês Luzia. Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores. 2015. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/136043
000854920
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/17-02-2016/000854920.pdf
23001011069P5
identifier_str_mv IUDESNEIDER, Rosenês Luzia. Repositórios de objetos de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: alternativas para professores. 2015. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015.
000854920
23001011069P5
url http://hdl.handle.net/11449/136043
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/17-02-2016/000854920.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965710573469696