A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Quiroga, Valeria Veronica [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/93927
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar se o estudo autônomo é desenvolvido e como isso se realiza pelos estudantes de Espanhol como Língua Estrangeira, num curso que visa a formação de professores. A possibilidade desta pesquisa surgiu a partir de algumas inquietações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de línguas estrageiras. Tal tipo de investigação foi possível através de leituras acerca da Pesquisa Heurística, que proporciona o auto-conhecimento do pesquisador e as implicações de suas características pessoais com o objeto investigado, conforme ensina Moustakas (1990). Utilizo, também, nesta pesquisa, a metodologia qualitativa. Os dados coletados estão a cargo de observações da sala de aula, respostas a questionários específicos e entrevistas áudio-gravadas. Todos estes dados convergem para uma análise interpretativista, com as intervenções necessárias para modificar certas situações, quando necessário. Este é o modelo indicado pela pesquisa-ação, pontuada por Thiollent (2003)...
id UNSP_4a13caf3020e16d1a4271246719c8f3f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93927
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanholLingua espanhola - Formação de professoresForeign language teacher educationSpanish as a foreign languageSelf-studyTeacher's and student's rolesEsta pesquisa tem como objetivo verificar se o estudo autônomo é desenvolvido e como isso se realiza pelos estudantes de Espanhol como Língua Estrangeira, num curso que visa a formação de professores. A possibilidade desta pesquisa surgiu a partir de algumas inquietações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de línguas estrageiras. Tal tipo de investigação foi possível através de leituras acerca da Pesquisa Heurística, que proporciona o auto-conhecimento do pesquisador e as implicações de suas características pessoais com o objeto investigado, conforme ensina Moustakas (1990). Utilizo, também, nesta pesquisa, a metodologia qualitativa. Os dados coletados estão a cargo de observações da sala de aula, respostas a questionários específicos e entrevistas áudio-gravadas. Todos estes dados convergem para uma análise interpretativista, com as intervenções necessárias para modificar certas situações, quando necessário. Este é o modelo indicado pela pesquisa-ação, pontuada por Thiollent (2003)...The purpose of this research is to investigate whether students enrolled in a University Spanish Language and Literature Teacher Education Course engage themselves in self-study activities and, in positive case, how and in what extent they do it. The inicial adea for this work was raised in answer to my concern about foreign language learning and teaching questions and processes. The development of the investigation is related to Heuristic survey which brings the possibility of including the researcher's personal history as part of the study, as pointed out of Moustaka's (1990). The metodology is grounded on a qualitative approach. Data were gathered through classroom observation, questionaries and audio-recorded interviews, on an action-research basis (THIOLLENT, 2003)... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Norte, Mariângela Braga [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Quiroga, Valeria Veronica [UNESP]2014-06-11T19:26:49Z2014-06-11T19:26:49Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis170 f. : il.application/pdfQUIROGA, Valeria Veronica. A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol. 2004. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004.http://hdl.handle.net/11449/93927000288067quiroga_vv_me_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:59:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93927Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:12:26.162910Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol
title A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol
spellingShingle A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol
Quiroga, Valeria Veronica [UNESP]
Lingua espanhola - Formação de professores
Foreign language teacher education
Spanish as a foreign language
Self-study
Teacher's and student's roles
title_short A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol
title_full A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol
title_fullStr A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol
title_full_unstemmed A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol
title_sort A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol
author Quiroga, Valeria Veronica [UNESP]
author_facet Quiroga, Valeria Veronica [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Norte, Mariângela Braga [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Quiroga, Valeria Veronica [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua espanhola - Formação de professores
Foreign language teacher education
Spanish as a foreign language
Self-study
Teacher's and student's roles
topic Lingua espanhola - Formação de professores
Foreign language teacher education
Spanish as a foreign language
Self-study
Teacher's and student's roles
description Esta pesquisa tem como objetivo verificar se o estudo autônomo é desenvolvido e como isso se realiza pelos estudantes de Espanhol como Língua Estrangeira, num curso que visa a formação de professores. A possibilidade desta pesquisa surgiu a partir de algumas inquietações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de línguas estrageiras. Tal tipo de investigação foi possível através de leituras acerca da Pesquisa Heurística, que proporciona o auto-conhecimento do pesquisador e as implicações de suas características pessoais com o objeto investigado, conforme ensina Moustakas (1990). Utilizo, também, nesta pesquisa, a metodologia qualitativa. Os dados coletados estão a cargo de observações da sala de aula, respostas a questionários específicos e entrevistas áudio-gravadas. Todos estes dados convergem para uma análise interpretativista, com as intervenções necessárias para modificar certas situações, quando necessário. Este é o modelo indicado pela pesquisa-ação, pontuada por Thiollent (2003)...
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2014-06-11T19:26:49Z
2014-06-11T19:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUIROGA, Valeria Veronica. A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol. 2004. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/93927
000288067
quiroga_vv_me_assis.pdf
33004048019P1
identifier_str_mv QUIROGA, Valeria Veronica. A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol. 2004. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004.
000288067
quiroga_vv_me_assis.pdf
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/93927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808130316069502976