Produção textual: concepções no currículo de língua portuguesa do 3º ano do município de Birigui/SP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Gonzaga, Luciana de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/251014
http://lattes.cnpq.br/6266313222056578
https://orcid.org/0000-0002-3290-5432
Resumo: O presente trabalho, vinculado à Linha de pesquisa: 2- Processos formativos, ensino e aprendizagem consiste em um estudo de caso sobre a reformulação do Currículo do 1º bimestre de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino fundamental da cidade de Birigui/ SP, tendo em vista o cumprimento ao art. 15 da Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017, que determina o alinhamento das instituições ou redes de ensino de seus currículos e propostas pedagógicas à Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC (Brasil, 2018). A partir da leitura desse documento, emergiu uma questão norteadora para esta pesquisa: quais as concepções e apropriações relacionadas ao ensino de língua materna, em especial no que diz respeito à produção textual materializadas no processo de (re)construção do novo Currículo do 1º bimestre do 3º ano do Ensino Fundamental de Birigui? Decorrente da questão-problema, delineou-se o objetivo geral: investigar o processo de construção do Currículo de Língua Portuguesa no município de Birigui/ SP e quais são as concepções relacionadas ao ensino da produção textual contidas no documento. Logo, os objetivos específicos são: a) descrever como foi o processo de elaboração do Currículo de Língua Portuguesa no município de Birigui/ SP; b) analisar o Currículo municipal do 1º Bimestre do 3º ano do Ensino fundamental, especificamente no que diz respeito ao ensino da produção textual; c) investigar qual é a concepção de linguagem presente na BNCC e no Currículo do 3º ano do Ensino Fundamental; d) correlacionar a concepção de linguagem presente na BNCC e no Currículo com os demais teóricos que tratam do Ensino de Língua Portuguesa. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Os dados foram gerados a partir de análise documental e entrevista semiestruturada. Posteriormente, tais dados foram examinados à luz da análise de conteúdo e do referencial teórico que embasa esta pesquisa. Considerando a análise final dos dados, as concepções e apropriações relacionadas ao ensino de língua materna, em especial no que se refere à produção textual, estão materializadas tanto no processo de reformulação do novo Currículo de Birigui quanto em sua versão escrita preliminar, visto que não foi homologada sua versão final. Essa concepção diz respeito ao ensino da língua de forma contextualizada e articulada ao uso social numa perspectiva sociointeracionista. No que diz respeito à BNCC (Brasil, 2018), a análise dos dados revelou a presença dos escritos do Círculo de Bakhtin nas formulações, conceitos e perspectivas de linguagem, bem como na concepção de texto, embora sem marcação textual explícita. Com o avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a BNCC também destaca a importância das novas práticas de linguagem contemporâneas que envolvem o trabalho com os multiletramentos. Há uma ênfase especial nos textos multissemióticos em diversas mídias e semioses no documento, assim como no Currículo de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Fundamental. Ademais, constatou-se um enfoque especial no trabalho com os gêneros textuais orais em sala de aula, por meio da proposição de situações práticas de escuta e produção de textos orais, visando aprimorar as habilidades dos alunos no domínio discursivo da língua oral.
id UNSP_4a27ec72667f5e826a47ee6bec70a7e6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251014
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Produção textual: concepções no currículo de língua portuguesa do 3º ano do município de Birigui/SPTextual production: concepts in the 3rd year portuguese language curriculum in the city of Birigui/SPCurrículoEnsino de língua portuguesaProdução textualEnsino fundamentalBNCCCurriculumTeaching portuguese languageText productionBasic educationO presente trabalho, vinculado à Linha de pesquisa: 2- Processos formativos, ensino e aprendizagem consiste em um estudo de caso sobre a reformulação do Currículo do 1º bimestre de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino fundamental da cidade de Birigui/ SP, tendo em vista o cumprimento ao art. 15 da Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017, que determina o alinhamento das instituições ou redes de ensino de seus currículos e propostas pedagógicas à Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC (Brasil, 2018). A partir da leitura desse documento, emergiu uma questão norteadora para esta pesquisa: quais as concepções e apropriações relacionadas ao ensino de língua materna, em especial no que diz respeito à produção textual materializadas no processo de (re)construção do novo Currículo do 1º bimestre do 3º ano do Ensino Fundamental de Birigui? Decorrente da questão-problema, delineou-se o objetivo geral: investigar o processo de construção do Currículo de Língua Portuguesa no município de Birigui/ SP e quais são as concepções relacionadas ao ensino da produção textual contidas no documento. Logo, os objetivos específicos são: a) descrever como foi o processo de elaboração do Currículo de Língua Portuguesa no município de Birigui/ SP; b) analisar o Currículo municipal do 1º Bimestre do 3º ano do Ensino fundamental, especificamente no que diz respeito ao ensino da produção textual; c) investigar qual é a concepção de linguagem presente na BNCC e no Currículo do 3º ano do Ensino Fundamental; d) correlacionar a concepção de linguagem presente na BNCC e no Currículo com os demais teóricos que tratam do Ensino de Língua Portuguesa. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Os dados foram gerados a partir de análise documental e entrevista semiestruturada. Posteriormente, tais dados foram examinados à luz da análise de conteúdo e do referencial teórico que embasa esta pesquisa. Considerando a análise final dos dados, as concepções e apropriações relacionadas ao ensino de língua materna, em especial no que se refere à produção textual, estão materializadas tanto no processo de reformulação do novo Currículo de Birigui quanto em sua versão escrita preliminar, visto que não foi homologada sua versão final. Essa concepção diz respeito ao ensino da língua de forma contextualizada e articulada ao uso social numa perspectiva sociointeracionista. No que diz respeito à BNCC (Brasil, 2018), a análise dos dados revelou a presença dos escritos do Círculo de Bakhtin nas formulações, conceitos e perspectivas de linguagem, bem como na concepção de texto, embora sem marcação textual explícita. Com o avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a BNCC também destaca a importância das novas práticas de linguagem contemporâneas que envolvem o trabalho com os multiletramentos. Há uma ênfase especial nos textos multissemióticos em diversas mídias e semioses no documento, assim como no Currículo de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Fundamental. Ademais, constatou-se um enfoque especial no trabalho com os gêneros textuais orais em sala de aula, por meio da proposição de situações práticas de escuta e produção de textos orais, visando aprimorar as habilidades dos alunos no domínio discursivo da língua oral.The present work, linked to research line: 2- Formative processes, teaching, and learning consists of a case study on the reformulation of the Curriculum of the 1st bimester of Portuguese Language of the 3rd year of an elementary school in the city of Birigui/ SP, because of the fulfillment of art. 15 of Resolution CNE/CP No. 2, of December 22, 2017, which determines the alignment of institutions or education networks of their curricula and pedagogical proposals to the Common National Curriculum Base, henceforth BNCC (Brasil, 2018). From the reading of this document, a guiding question for this research emerged: what are the conceptions and appropriations related to the teaching of the mother tongue, especially about textual production materialized in the process of (re)construction of the new Curriculum of the 1st bimester of the 3rd year of Birigui Elementary School? As a result of the problem issue, the general objective was delineated: to investigate the process of construction of the Portuguese Language Curriculum in the municipality of Birigui/ SP and what are the conceptions related to the teaching of text production contained in the document. Therefore, the specific objectives are: a) to describe how the elaboration process of the Portuguese Language Curriculum was in the city of Birigui/SP; b) to analyze the municipal Curriculum of the 1st Bimester of the 3rd year of Elementary School, specifically about the teaching of textual production; c) investigate what is the conception of language present in the BNCC and in the Curriculum of the 3rd year of Elementary School; d) correlate the conception of language present in the BNCC and in the Curriculum with other theorists who deal with Portuguese Language Teaching. In this sense, qualitative research of the case study type was carried out. The data was generated from document analysis and semi-structured interviews. Afterward, these data were examined in the light of content analysis and the theoretical framework that supports this research. Considering the final analysis of the data, the conceptions and appropriations related to the teaching of the mother tongue, especially concerning textual production and correction, are materialized both in the reformulation process of the new Birigui Curriculum and in its preliminary written version, since its final version was not approved. This conception concerns the teaching of language in a contextualized way and articulated to social use in a social-interactionist perspective. About the BNCC (Brasil, 2018), data analysis revealed the presence of the writings of Bakhtin's Circle in the formulations, concepts, and perspectives of language, as well as in the conception of text, although without explicit textual marking. With the advancement of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), the BNCC also highlights the importance of new contemporary language practices that involve working with multiliteracies. There is a special emphasis on multi semiotic texts in various media and semiotics in the document, as well as in the Portuguese Language Curriculum for the 3rd year. Furthermore, there was a special focus on working with oral textual genres in the classroom, through the proposition of practical listening situations and production of oral texts, aiming to improve students' skills in the discursive domain of oral language.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]Gonzaga, Luciana de Oliveira2023-10-19T11:51:07Z2023-10-19T11:51:07Z2023-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251014http://lattes.cnpq.br/6266313222056578https://orcid.org/0000-0002-3290-5432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-29T06:27:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251014Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-29T06:27:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção textual: concepções no currículo de língua portuguesa do 3º ano do município de Birigui/SP
Textual production: concepts in the 3rd year portuguese language curriculum in the city of Birigui/SP
title Produção textual: concepções no currículo de língua portuguesa do 3º ano do município de Birigui/SP
spellingShingle Produção textual: concepções no currículo de língua portuguesa do 3º ano do município de Birigui/SP
Gonzaga, Luciana de Oliveira
Currículo
Ensino de língua portuguesa
Produção textual
Ensino fundamental
BNCC
Curriculum
Teaching portuguese language
Text production
Basic education
title_short Produção textual: concepções no currículo de língua portuguesa do 3º ano do município de Birigui/SP
title_full Produção textual: concepções no currículo de língua portuguesa do 3º ano do município de Birigui/SP
title_fullStr Produção textual: concepções no currículo de língua portuguesa do 3º ano do município de Birigui/SP
title_full_unstemmed Produção textual: concepções no currículo de língua portuguesa do 3º ano do município de Birigui/SP
title_sort Produção textual: concepções no currículo de língua portuguesa do 3º ano do município de Birigui/SP
author Gonzaga, Luciana de Oliveira
author_facet Gonzaga, Luciana de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga, Luciana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Ensino de língua portuguesa
Produção textual
Ensino fundamental
BNCC
Curriculum
Teaching portuguese language
Text production
Basic education
topic Currículo
Ensino de língua portuguesa
Produção textual
Ensino fundamental
BNCC
Curriculum
Teaching portuguese language
Text production
Basic education
description O presente trabalho, vinculado à Linha de pesquisa: 2- Processos formativos, ensino e aprendizagem consiste em um estudo de caso sobre a reformulação do Currículo do 1º bimestre de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino fundamental da cidade de Birigui/ SP, tendo em vista o cumprimento ao art. 15 da Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017, que determina o alinhamento das instituições ou redes de ensino de seus currículos e propostas pedagógicas à Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC (Brasil, 2018). A partir da leitura desse documento, emergiu uma questão norteadora para esta pesquisa: quais as concepções e apropriações relacionadas ao ensino de língua materna, em especial no que diz respeito à produção textual materializadas no processo de (re)construção do novo Currículo do 1º bimestre do 3º ano do Ensino Fundamental de Birigui? Decorrente da questão-problema, delineou-se o objetivo geral: investigar o processo de construção do Currículo de Língua Portuguesa no município de Birigui/ SP e quais são as concepções relacionadas ao ensino da produção textual contidas no documento. Logo, os objetivos específicos são: a) descrever como foi o processo de elaboração do Currículo de Língua Portuguesa no município de Birigui/ SP; b) analisar o Currículo municipal do 1º Bimestre do 3º ano do Ensino fundamental, especificamente no que diz respeito ao ensino da produção textual; c) investigar qual é a concepção de linguagem presente na BNCC e no Currículo do 3º ano do Ensino Fundamental; d) correlacionar a concepção de linguagem presente na BNCC e no Currículo com os demais teóricos que tratam do Ensino de Língua Portuguesa. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Os dados foram gerados a partir de análise documental e entrevista semiestruturada. Posteriormente, tais dados foram examinados à luz da análise de conteúdo e do referencial teórico que embasa esta pesquisa. Considerando a análise final dos dados, as concepções e apropriações relacionadas ao ensino de língua materna, em especial no que se refere à produção textual, estão materializadas tanto no processo de reformulação do novo Currículo de Birigui quanto em sua versão escrita preliminar, visto que não foi homologada sua versão final. Essa concepção diz respeito ao ensino da língua de forma contextualizada e articulada ao uso social numa perspectiva sociointeracionista. No que diz respeito à BNCC (Brasil, 2018), a análise dos dados revelou a presença dos escritos do Círculo de Bakhtin nas formulações, conceitos e perspectivas de linguagem, bem como na concepção de texto, embora sem marcação textual explícita. Com o avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a BNCC também destaca a importância das novas práticas de linguagem contemporâneas que envolvem o trabalho com os multiletramentos. Há uma ênfase especial nos textos multissemióticos em diversas mídias e semioses no documento, assim como no Currículo de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Fundamental. Ademais, constatou-se um enfoque especial no trabalho com os gêneros textuais orais em sala de aula, por meio da proposição de situações práticas de escuta e produção de textos orais, visando aprimorar as habilidades dos alunos no domínio discursivo da língua oral.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-19T11:51:07Z
2023-10-19T11:51:07Z
2023-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/251014
http://lattes.cnpq.br/6266313222056578
https://orcid.org/0000-0002-3290-5432
url https://hdl.handle.net/11449/251014
http://lattes.cnpq.br/6266313222056578
https://orcid.org/0000-0002-3290-5432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401575587348480