Da ideia inicial do aluno à elaboração do conceito de metodologia da mediação dialética

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Nogueira, Talita Cristina Leal [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/115569
Resumo: Este trabalho buscou compreender as relações históricas da produção do conhecimento, analisando o predomínio ora da objetividade, ora da subjetividade regidas, pelos modos de produção, no processo de elaboração do conhecimento pela humanidade. Constatou que, devido às reflexões de Marx, foi possível enxergar a possibilidade de uma síntese entre subjetividade e objetividade com a predominância desta. Esta síntese é dada na categoria trabalho, entendida como ato originário do ser social. A partir dela, ao compreendermos a aula como práxis educativa ou atividade educativa, derivada das necessidades do trabalho, vimos a possibilidade de estudá-la a partir da relação dos elementos constitutivos do trabalho. Com esta relação, apresentamos a proposta de Arnoni (2014) para um Planejamento Processual da aula como uma proposta de direcionar a educação no sentido da emancipação humana
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